KudoZ home » English to Portuguese » Tech/Engineering

alodined

Portuguese translation: tratado com alodine


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:alodined
Portuguese translation:tratado com alodine
Entered by: Vera Rodrigues

11:02 Nov 5, 2003
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering
English term or phrase: alodined
Powder coated, alodined aluminum
Vera Rodrigues
alumínio tratado com alodine (tm)
Explanation:
Alodine é marca registrada da Amchem Products. Trata-se de uma solução para tratamento de alumínio.

Alodizing:

A proprietary term that applies to the application of an Amchem Products solution known as Alodine-merely one of several types of conversion coatings. Alodizing is included here because it is often confused with a very different process--ANODIZING

http://www.kaisertwd.com/CustomerService/Glossary/A_Glossary...

--------------------------------------------------
Note added at 2003-11-05 11:22:11 (GMT)
--------------------------------------------------

Google:

Alodinização: 5 refs

Tratamento + Alodine: 19 refs

--------------------------------------------------
Note added at 2003-11-05 11:26:37 (GMT)
--------------------------------------------------

... Teste por partículas magnéticas (Magnaflux / Magnaglow), teste por líquido penetrante (Zyglo), banho de alodine, peso e balanceamento. ...

http://www.aeroclubedelondrina.com.br/dmanutencao.htm


... ferrosos. Tratamento de Superfície. Os tratamentos de superfície que a Diamond executa são o banho de cádmio e alodine. A Diamond ...

http://www.diamondaviacao.com.br/servicos/baixo.html


... Primers a base de cromato de zinco utilizados na proteção de chapas e peças de alumínio, como também tratamento superficial com \"alodine\", podem oferecer ...

http://www.abaac.com.br/entelagem.htm


Possuímos linhas manuais, semi-automáticas, automáticas, paradas e rotativas, nos mais diversos tipos de processos, tais como: -Alodine incolor ou amarelo ...

http://www.galtec.com.br/Servicos.html


... Fluor. - Anodização Dura, Anodização Técnica. - Alodine. - Cromatização do Alumínio, Estanhagem, Prateagem, Banho de Ouro,. ...

http://www.apets.com.br/portugues/associados.html


... Galtec Galvanotécnica - Empresa de galvanoplastia, possui processos como: alodine, cádmio, cobre, decapagem, desidrogenação, estanho, estanho-chumbo ...

http://www.multifinder.hpg.ig.com.br/linksecoempquifarmac_02...



Selected response from:

Henrique Serra
Grading comment
Thanks
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +2alumínio tratado com alodine (tm)
Henrique Serra
5alumínio com tratamento de alodinização
Claudia da Matta
3 +2alumínio alodinizado/cromado
CristinaPereira


  

Answers


8 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
alumínio tratado com alodine (tm)


Explanation:
Alodine é marca registrada da Amchem Products. Trata-se de uma solução para tratamento de alumínio.

Alodizing:

A proprietary term that applies to the application of an Amchem Products solution known as Alodine-merely one of several types of conversion coatings. Alodizing is included here because it is often confused with a very different process--ANODIZING

http://www.kaisertwd.com/CustomerService/Glossary/A_Glossary...

--------------------------------------------------
Note added at 2003-11-05 11:22:11 (GMT)
--------------------------------------------------

Google:

Alodinização: 5 refs

Tratamento + Alodine: 19 refs

--------------------------------------------------
Note added at 2003-11-05 11:26:37 (GMT)
--------------------------------------------------

... Teste por partículas magnéticas (Magnaflux / Magnaglow), teste por líquido penetrante (Zyglo), banho de alodine, peso e balanceamento. ...

http://www.aeroclubedelondrina.com.br/dmanutencao.htm


... ferrosos. Tratamento de Superfície. Os tratamentos de superfície que a Diamond executa são o banho de cádmio e alodine. A Diamond ...

http://www.diamondaviacao.com.br/servicos/baixo.html


... Primers a base de cromato de zinco utilizados na proteção de chapas e peças de alumínio, como também tratamento superficial com \"alodine\", podem oferecer ...

http://www.abaac.com.br/entelagem.htm


Possuímos linhas manuais, semi-automáticas, automáticas, paradas e rotativas, nos mais diversos tipos de processos, tais como: -Alodine incolor ou amarelo ...

http://www.galtec.com.br/Servicos.html


... Fluor. - Anodização Dura, Anodização Técnica. - Alodine. - Cromatização do Alumínio, Estanhagem, Prateagem, Banho de Ouro,. ...

http://www.apets.com.br/portugues/associados.html


... Galtec Galvanotécnica - Empresa de galvanoplastia, possui processos como: alodine, cádmio, cobre, decapagem, desidrogenação, estanho, estanho-chumbo ...

http://www.multifinder.hpg.ig.com.br/linksecoempquifarmac_02...






    Reference: http://www.kaisertwd.com/CustomerService/Glossary/A_Glossary...
Henrique Serra
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 2388
Grading comment
Thanks

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Clauwolf: mais um pouso suave da mosca
2 hrs
  -> é, mas sempre tem alguém de plantão com um daqueles mata-moscas manuais...

agree  Henrique Magalhaes
6 hrs
  -> obrigado, Dom Henrique

12 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +2
alumínio alodinizado/cromado


Explanation:
Alodinização existe em PT BR (ver referências), mas penso que também se pode dizer cromado. Sem certezas

--------------------------------------------------
Note added at 2003-11-05 11:46:54 (GMT)
--------------------------------------------------

\"What is alodining?
Alodining is the chemical application of a protective chromate conversion coating on aluminum\". Ver em:

http://www.eaa1000.av.org/technicl/corrosion/alodine.htm

\"Cromado - Metal que recebe uma camada de cromo. Elemento metálico, duro, que dá brilho semelhante ao aço inoxidável\".
Dicionário de construção civil:
http://www.ecivilnet.com/dic_c.htm

Portanto, penso que se trata de um tratamento químico. Mas não garanto, como já referi, que cromado significa o mesmo que alodined.


    Reference: http://www.google.pt/search?hl=pt-PT&ie=UTF-8&oe=UTF-8&q=alu...
    Reference: http://www.google.pt/search?hl=pt-PT&ie=UTF-8&oe=UTF-8&q=%22...
CristinaPereira
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 1687

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Amilcar: Mas não cromado. Alodinizado "consagrado", nem que só por São Google, ImplicA alodinizar & alodinizado. Eu teria preferido alodinar e alodinagem // cromagem. Mas isso contrariaria o princípio de maximização do papo.
6 hrs
  -> Obrigada, Amilcar. Sim, cromado já acho que não é. "Alodinizado" é estranho, mas foi palpite. E acho que palpite não ofende, especialmente depois de se terem feito as devidas ressalvas de que era isso mesmo. :-)

agree  rhandler
14 hrs
  -> Obrigada, Rhandler

6 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
alumínio com tratamento de alodinização


Explanation:
O termo 'alodinização' é usado.


Mais essas informações:

==============================

ALODINIZAÇÃO (CROMATIZAÇÃO)
Tem como característica a produção de película anticorrosiva de cromatos estáveis em superfícies de Alumínio e suas ligas. Proporciona excelente resistência anticorrosiva ao Alumínio não pintado e atua como excelente base para aderência de pintura posterior eliminando a necessidade de fundos.

a) Propriedades
Campo de aplicação técnico.
Tonalidades do depósito - incolor - dourado até bronze.
Condutividade - inaltera a condutividade natural do alumínio.
Resistência a névoa salina - 168 horas conforme especificação MIL-C 5541C
da película química de cromato não pintado.
Película química de cromato - conforme especificação MIL-STD-169 e MIL-STD-170 deve permanecer intacta sob testes de umidade e temperatura extrema.

b) Material em que aplicamos ALODINE

b.1) Alumínio.

Exemplos: Peças para indústria aero-espacial, trocadores de calor, peças para telefonia, peças extrudadas de alumínio, acessórios para automóveis, peças de móveis e outros artigos de Alumínio

http://www.borealnet.com.br/alodinizacao.htm
===============================================

[PDF] Anexo da Resolucao N. 2, de 19 de Mar de 1999
File Format: PDF/Adobe Acrobat - View as HTML
... rebarbamento; e.6) retífica; f) inserção dos prisioneiros; g) polimento; h) banho
galvânico de desengraxe; i) banho galvânico de alodinização; j) banho ...
www.suframa.gov.br/download/legislacao/ portarias/legi_p_2_1999_anexo.pdf - Similar pages

Conectores e Componentes - Recursos e Tecnologia - [ Translate this page ]
... Setor galvânico para vários tratamentos superficiais como eletrodeposição
de ouro, prata, níquel, zinco, cádmio e alodinização em alumínio. ...
www.brasilsat.com.br/produtos/conectores_compo/ conects_comp_recursos_tec.htm - 12k

Sul Náutica - [ Translate this page ]
... Características: Rolamentos de agulha no eixo. Engrenagens em liga de
alumínio com tratamento de superfície. Freio de fácil operaçao. ...
www.sulnautica.com.br/produtos/detalhes.php?codigo=953 - 21k


Claudia da Matta
United States
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 1365