KudoZ home » English to Portuguese » Tech/Engineering

on the sly

Portuguese translation: furtivamente


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:on the sly
Portuguese translation:furtivamente
Entered by: Roberto Cavalcanti

12:17 Dec 4, 2003
English to Portuguese translations [Non-PRO]
Tech/Engineering
English term or phrase: on the sly
Dica: no caso de jornais em revistas, as várias colunas em uma página freqüentemente correspondem a diferentes “blocos” de artigos. Fazer o texto passar de uma coluna para a seguinte “on
the sly”, definitivamente pode não ser uma boa idéia!
Jos Cavalcante
furtivamente
Explanation:
ok
Selected response from:

Roberto Cavalcanti
Brazil
Grading comment
Graded automatically based on peer agreement.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +2furtivamente
Roberto Cavalcanti
5 +1à sorrelfa / pela caladaAmilcar
5 +1às escondidas
Clauwolf
5 +1na surdina
Marsel de Souza
5sorrateiramente
lenapires
5discretamente
Claudia da Matta


  

Answers


3 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
furtivamente


Explanation:
ok


    Reference: http://Dictionary.com
Roberto Cavalcanti
Brazil
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 7462
Grading comment
Graded automatically based on peer agreement.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Marcelo Fogaccia: Ou, "de maneira furtiva". http://www.onelook.com/?w=on the sly&ls=a
20 mins
  -> Grato

agree  rhandler
14 hrs
  -> Grato

9 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
às escondidas


Explanation:
Está no Webster

Clauwolf
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 14308

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  xxxCarolina B: no Babylon tb.
1 hr
  -> obrigado

1 hr   confidence: Answerer confidence 5/5
sorrateiramente


Explanation:
É uma palavra muito utilizada por cá.
[S&C]EMI lança sorrateiramente discos de PC Pinheiro, Gudin e ...
Agenda do Samba & Choro, EMI lança sorrateiramente
discos de PC Pinheiro, Gudin e Márcia. ...
www.samba-choro.com.br/noticias/arquivo/4907 - 21k - Em cache - Páginas Semelhantes

Sorrateiramente
Sorrateiramente Amy*. Assim ele chegou! Através de uma tela de computador. Um
Olá...Como vai? Eu vou indo... E você? Tudo bem ? Apenas frases banais. ...
www.laurapoesias.com/poesias3/amy/sorrateiramente.htm - 7k - Em cache - Páginas Semelhantes

Sorrateiramente (Carlos Eduardo Bronzoni)
... Eu percebo sua presença sorrateiramente invadindo minha vida, como a suave brisa
da madrugada e apesar de não fumar, minha vontade é abrir a janela e ...
www.ednawebsite.com.br/sorrateiramente.htm - 13k - Em cache - Páginas Semelhantes

taser use - [ Traduzir esta página ]
... com os inimigos que estão sobre as cavernas: use o C4 para explodir as pedras e
atravesse a queda d' água pela ...a animação, entre sorrateiramente na sala ...
www.security-products-links.com/taser_use.html - 74k - Em cache - Páginas Semelhantes

[DOC] EXMO
Formato de arquivo: Microsoft Word 97 - Ver em HTML
... Desde a Medida Provisória nº 1410, de 18.04.96 as medidas provisórias têm sido
utilizadas sorrateiramente para autorizar as instituições financeiras a ...
www.pl.org.br/projetos/ADIN-2193-1.doc - Páginas Semelhantes

Superdownloads :: Matérias :: Preview :: Commandos 2 :: Página ...
... Você vai ter que entrar por uma janela sorrateiramente com o ladrão da equipe
e destrancar a porta que impede o resto do grupo de entrar no prédio. ...
superdownloads.ubbi.com.br/materias/20010418,74,1.html - 23k - Em cache - Páginas Semelhantes

n.º 6 - Você está a ser vigiado!
... E você tem certeza que o freeware que você obteve na Internet não inclui a
capacidade de recolher sorrateiramente informação pessoal sua e no seu ...
www.reniza.com/newsletter/0103.htm - 26k - Em cache - Páginas Semelhantes

Notícia do Fil 15
... Eles fazem sinal para que os siga em silencio e sorrateiramente entramos no mosnasterio
...peh abnte peh...parecemos novicos que cabularam a aula de catecismo. ...
www.caminhodesantiago.com/caminho_de_roma/fil15.html - 4k - Em cache - Páginas Semelhantes



--------------------------------------------------
Note added at 2003-12-04 23:50:44 (GMT)
--------------------------------------------------

Para que a CristinaPereira não fique desapontada, aqui deixo referências de sites portugueses:
SAPO - Portugal Online!
... Carmo entra sorrateiramente em casa dos caseiros à procura da mala, quando é
surpreendida pelo regresso de Emanuel que se esquecera das chaves do carro. ...
netfeminina.sapo.pt/XNH/414654.html - 19k - Em cache - Páginas Semelhantes

Aconteceu - Arquivo
... Charles McKinley encontrou uma maneira bastante prática de viajar até à casa
dos seus pais: rastejou sorrateiramente até um caixote de madeira num avião ...
aconteceu.no.sapo.pt/arquivo4.html - 33k - Em cache - Páginas Semelhantes

Expressões
... Ser objecto de maledicência ou de reprovação. Lisonjear alguém com
um propósito em vista. Levantar-se sorrateiramente. Começar bem. ...
www.instituto-camoes.pt/cvc/exercicios/index1.html - 33k - Em cache - Páginas Semelhantes
Ciberkiosk - Artes
... o trigo do joio, de eleger o bom gosto como único conselheiro ou o imprescindível
mestre a bordo, deixando antes entrar sorrateiramente ou involuntariamente ...
www.ciberkiosk.pt/artes/didial.html - 25k - Em cache - Páginas Semelhantes

retrato do Benjamim
... Ele está ao telefone! Assim, os ratinhos entraram, muito sorrateiramente,
na fábrica. FILÓ- Agora que já estamos cá dentro, por onde começar? ...
www.deb.min-edu.pt/didatic2000/benjamim3.htm - 25k - Em cache - Páginas Semelhantes





lenapires
United States
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 1369

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  CristinaPereira: "Por cá" onde? Só deu referências do Brasil!
10 hrs
  -> e???????????????????

7 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
à sorrelfa / pela calada


Explanation:
Têm o mesmo sabor que o original, mas acho que a primeira só se "come" em Pt. Pena.



--------------------------------------------------
Note added at 2003-12-04 20:31:01 (GMT)
--------------------------------------------------

By the way ... on the sly conota uma certa malícia, coisa feita adrede, nada inocente, não mero passar despercebido. Aqui em sentido figurado ... ou talvez mesmo literal.



Amilcar
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 275

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  MLeiria: gosto da segunda
1 day 2 hrs
  -> Obrigado

7 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
discretamente


Explanation:
'Furtivamente' ou 'às escondidas', como sugeridas pelos outros colegas, são sinônimos de 'on the sly'.

Aqui estão outras opções: discretamente, secretamente, sigilosamente

Quando fazemos algo discretamente, os outros não percebem... Acho que essa sugestão daria um tom natural ao texto.

"...Fazer o texto passar discretamente de uma coluna para a seguinte, definitivamente pode não ser uma boa idéia!"

Considere, talvez, mudar 'definitivamente' para 'com certeza'.

Claudia da Matta
United States
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 1365

8 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
na surdina


Explanation:
Exemplo em contexto:

A mensagem cita especificamente a Telemar, mas dá a entender que houve um acordo entre as várias operadoras de telefonia, "feito ***na surdina***, sem alarme"

Bom trabalho


    Reference: http://www.pitoco.com.br/atual/leiamais.html
Marsel de Souza
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 546

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Amilcar: Tem sainete
11 mins