KudoZ home » English to Portuguese » Tech/Engineering

wet end business

Portuguese translation: processamento da massa


13:00 Dec 5, 2003
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering
English term or phrase: wet end business
Defend No 1 position in Leather with focus on Finishing and optimization of Wet end business

Está relacionado com a indústria do papel
Andreia Silva
Portugal
Portuguese translation:processamento da massa
Explanation:
Na indústria de papel, wet end refere-se à parte do proceso industrial que lida com os ingredientes ainda úmidos. No caso, uma massa que depois será transformada no produto final. Veja a referência abaixo.

"ENIA: Primeira indústria de corantes do Hemisfério Sul e da América Latina, com 80 anos de atividades, a ENIA estará demonstrando a linha de corantes ENIACEL, indicados na matização e tingimento de papéis brancos, coloridos e embalagem, assim como os pigmentos ENIAPRINT aplicados na matização de papéis revestidos. Além disso, serão apresentados os branqueadores óticos ENIAHOR, utilizados na massa (wet end), size press/ speed sizer e tinta de revestimentos em papéis de imprimir, escrever e tissue."
Selected response from:

R_Mors
Brazil
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +1negócio fim da Wet
Marcelo Fogaccia
5negócio de zona húmida
lenapires
4processamento da massaR_Mors
3negócio da pasta de papel
MLeiria
3soluções para a parte húmida
CristinaPereira


  

Answers


22 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
negócio fim da Wet


Explanation:
Ou outra variação qualquer para "negócio fim".
O importante é que a Wet é uma empresa.


Wet Paper Online - [ Traduzir esta página ]
... Welcome to Wet Paper Publishing Division which produces all Australian Primary
and Secondary School Marine Studies Curriculum Materials NEW for Late 2003, ...
www.wetpaper.com.au/ - 11k - Em cache - Páginas Semelhantes

Marcelo Fogaccia
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 1249

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  rhandler: Parece correto, eis que Wet está com maiúscula. Seria bom consultar o cliente, se o contexto não o revelar.
2 hrs
  -> Exatamente. Obrigado, rhandler.

25 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
negócio de zona húmida


Explanation:
Foi a única coisa que encontrei até agora.

zona húmida

Reference J.C.Pereira,Dir.Geral C.C.C vado;Armando Brochado,Portucel & Dicc de celulosa,papel,cartón y sus derivados,IPE,Madrid,1992

Note {DOM} indústria do papel:máquinas e partes de máquinas



    Reference: http://www.europa.eu.int/eurodicautom/Controller
lenapires
United States
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 1369

43 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
processamento da massa


Explanation:
Na indústria de papel, wet end refere-se à parte do proceso industrial que lida com os ingredientes ainda úmidos. No caso, uma massa que depois será transformada no produto final. Veja a referência abaixo.

"ENIA: Primeira indústria de corantes do Hemisfério Sul e da América Latina, com 80 anos de atividades, a ENIA estará demonstrando a linha de corantes ENIACEL, indicados na matização e tingimento de papéis brancos, coloridos e embalagem, assim como os pigmentos ENIAPRINT aplicados na matização de papéis revestidos. Além disso, serão apresentados os branqueadores óticos ENIAHOR, utilizados na massa (wet end), size press/ speed sizer e tinta de revestimentos em papéis de imprimir, escrever e tissue."


    Reference: http://abtcp.com.br/m3.asp?cod_pagina=1099
R_Mors
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 219

6 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
soluções para a parte húmida


Explanation:
Parte húmida / Wet End
Parte da máquina compreendida entre a caixa de entrada e a secagem.

Parte seca/ Dry End
A parte da máquina onde o papel é secado, alisado e enrolado.

http://www.torraspapel.pt/TPDPortugal/Noticias/Glosario/P/p....
Nota: a página acima tem um glossário de papel, talvez lhe seja útil para outras dúvidas

A BTG e a Muetek completam mutuamente a sua gama de produtos e podem agora oferecer às industrias dapasta e do papel e seus laboratórios, sistemas de medida em linha e serviços de consultodoria a partir de uma sócompanhia. A fusão de todas as suas competências resulta num leader tecnológico na área das “soluções para aparte húmida”.
http://www.google.pt/search?q=cache:PwqkyMGnEKAJ:www.durobla...


CristinaPereira
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 1687

9 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
negócio da pasta de papel


Explanation:
wet-end - Beginning of the paper machine where the headbox, moving wire and press section are located. At this point the paper is still a suspension of fiber and water.

MLeiria
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 2184