KudoZ home » English to Portuguese » Tech/Engineering

flashings

Portuguese translation: rufo


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:flashings
Portuguese translation:rufo
Entered by: Carla Griecco

19:32 Dec 7, 2003
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering / building & civil construction
English term or phrase: flashings
auxiliary steel structures ( gratings, stairs, ladders, walkway, handrails), pulpits, masonry works, plasterings, paintings (external and internal), floor finishings, raised floors, suspended ceilings, doors and windows (including glass panels), waterproofing for roofs, gutters, down spouts and flashings, internal fencings.
Carla Griecco
Brazil
rufos
Explanation:



This is how Webster's define FLASHINGS:

flashing (flasin)
n.
1 the action of a person or thing that flashes
2 sheets of metal or other material used to weatherproof joints formed where exterior surfaces, as of a roof and a wall, meet at an angle

Now compare with the definition of RUFO given by Aurélio's Dictionary:

rufo
[Do ingl. roof, 'telhado', poss. com alter. semântica.]
S. m. Constr.
1. Na junção de uma cobertura com a parede mais elevada, a proteção dessa junção contra a penetração de águas pluviais, mediante a aplicação de uma chapa em L embebida no reboco, e no material de cobertura, junto à parede.

--------------------------------------------------
Note added at 2003-12-07 19:56:55 (GMT)
--------------------------------------------------

Some examples:

Euro Centro Abitare Con Stile | Produtos
... 3º passo Apoie o rufo do telhado. Verifique se a parte inferior do rufo
de alumínio está devidamente apoiada na estrutura do telhado. ...
www.eurocentro.com.br/pr_eurostar_05_c.htm

Telhados no Faz Facil
... Rufo: peça complementar de arremate entre o telhado e uma parede.
- Fiada: sequência de telhas na direção de sua largura. Imagem. ...
www.fazfacil.com.br/Telhado.htm

Loja eCenter - Internet Shopping
... furtada. Rufo - Peça complementar de arremate entre o telhado e uma parede. Fiada - Sequência de telhas na direção de sua largura. ...
www.ecenter.com.br/mirandacorrea/ dicas.php/10647070382003800

Cumeeira normal e Cumeeira normal terminal* Fixação - Cumeeira ...
... 150mm. Rufo Utilizado no arremate do telhado com a parede, caixas d’água, lanternins, etc. Em montagem à direita ou à esquerda. ...
www.brasilit.com.br/home/ catalogo_tecnico_ondulada.php?mostra=4


--------------------------------------------------
Note added at 2003-12-07 22:26:10 (GMT)
--------------------------------------------------

Ilustrando a resposta ao comentário do António Ribeiro:

Há algumas ocorrências da palavra \"rufo\" em sítios portugueses, dos quais trago estes exemplos:

Telhas
ACESSÓRIOS DE TELHADO. AT0001, AT0010, AT0020, AT0041, AT0061. AT0064, AT0064, AT0107, AT0120. AT0121. Código. ... 3,0. AT0150. Remate Lateral Universal (Rufo). 2,5.
AT0160. ...
www.pimacon.pt/Produtos/t_telhas.htm

Noticia AECOPS 6694-Velux cria duas colecções de janelas para ...
... Janela para acesso ao telhado Agora, ir ao telhado para efectuar qualquer tipo de ... É fornecida com o rufo integrado e possui um mecanismo que impede que a ...
www.aecops.pt/noticias/200241/6694.html

GuiaNet: Imporjan
... e facultativamente rufo de telha de alumínio, cobre ou zinco titânico. A Clarabóia Modelo 210. A clarabóia Roto 210 permite o acesso ao telhado, a um preço ...
www.guianet.pt/imporjan/janelas.html
Selected response from:

rhandler
Grading comment
obrigada Rhandler - tb tive a confirmação do termo de outras fontes.
Bom final de domingo a todos- uma ótima semana

Carla Griecco
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +4rufosrhandler
5espigões de suporteAntónio Ribeiro


  

Answers


21 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +4
rufos


Explanation:



This is how Webster's define FLASHINGS:

flashing (flasin)
n.
1 the action of a person or thing that flashes
2 sheets of metal or other material used to weatherproof joints formed where exterior surfaces, as of a roof and a wall, meet at an angle

Now compare with the definition of RUFO given by Aurélio's Dictionary:

rufo
[Do ingl. roof, 'telhado', poss. com alter. semântica.]
S. m. Constr.
1. Na junção de uma cobertura com a parede mais elevada, a proteção dessa junção contra a penetração de águas pluviais, mediante a aplicação de uma chapa em L embebida no reboco, e no material de cobertura, junto à parede.

--------------------------------------------------
Note added at 2003-12-07 19:56:55 (GMT)
--------------------------------------------------

Some examples:

Euro Centro Abitare Con Stile | Produtos
... 3º passo Apoie o rufo do telhado. Verifique se a parte inferior do rufo
de alumínio está devidamente apoiada na estrutura do telhado. ...
www.eurocentro.com.br/pr_eurostar_05_c.htm

Telhados no Faz Facil
... Rufo: peça complementar de arremate entre o telhado e uma parede.
- Fiada: sequência de telhas na direção de sua largura. Imagem. ...
www.fazfacil.com.br/Telhado.htm

Loja eCenter - Internet Shopping
... furtada. Rufo - Peça complementar de arremate entre o telhado e uma parede. Fiada - Sequência de telhas na direção de sua largura. ...
www.ecenter.com.br/mirandacorrea/ dicas.php/10647070382003800

Cumeeira normal e Cumeeira normal terminal* Fixação - Cumeeira ...
... 150mm. Rufo Utilizado no arremate do telhado com a parede, caixas d’água, lanternins, etc. Em montagem à direita ou à esquerda. ...
www.brasilit.com.br/home/ catalogo_tecnico_ondulada.php?mostra=4


--------------------------------------------------
Note added at 2003-12-07 22:26:10 (GMT)
--------------------------------------------------

Ilustrando a resposta ao comentário do António Ribeiro:

Há algumas ocorrências da palavra \"rufo\" em sítios portugueses, dos quais trago estes exemplos:

Telhas
ACESSÓRIOS DE TELHADO. AT0001, AT0010, AT0020, AT0041, AT0061. AT0064, AT0064, AT0107, AT0120. AT0121. Código. ... 3,0. AT0150. Remate Lateral Universal (Rufo). 2,5.
AT0160. ...
www.pimacon.pt/Produtos/t_telhas.htm

Noticia AECOPS 6694-Velux cria duas colecções de janelas para ...
... Janela para acesso ao telhado Agora, ir ao telhado para efectuar qualquer tipo de ... É fornecida com o rufo integrado e possui um mecanismo que impede que a ...
www.aecops.pt/noticias/200241/6694.html

GuiaNet: Imporjan
... e facultativamente rufo de telha de alumínio, cobre ou zinco titânico. A Clarabóia Modelo 210. A clarabóia Roto 210 permite o acesso ao telhado, a um preço ...
www.guianet.pt/imporjan/janelas.html

rhandler
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 11462
Grading comment
obrigada Rhandler - tb tive a confirmação do termo de outras fontes.
Bom final de domingo a todos- uma ótima semana

Carla Griecco

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Henrique Serra: genau!
8 mins
  -> Danke, Heinrich

agree  Luciana Ribeiro: ;-)
1 hr
  -> Obrigado, Licianasr (auch danke!)

agree  José Antonio Azevedo
1 hr
  -> Obrigado, José

neutral  António Ribeiro: Parece mais um termo em "emigrês"
2 hrs
  -> Pois é, é aquela história dos horizontes a serem ampliados. Veja a nota acima, com exemplos de sítios portugueses (se bem que não carecia, pois a língua se constroi a cada dia).

agree  Claudio Mazotti
4 hrs
  -> Obrigado, klausinSP

2 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
espigões de suporte


Explanation:
Segundo o Dicionário da Porto Editora.

António Ribeiro
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 7218