KudoZ home » English to Portuguese » Tech/Engineering

pull up

Portuguese translation: acionar, energizar


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:pull up, to
Portuguese translation:acionar, energizar
Entered by: Teresa Cristina Felix de Sousa

19:29 Dec 14, 2003
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering
English term or phrase: pull up
A ”1” makes the relay pull up, a ”0” makes it return to the de-energized state.
Teresa Cristina Felix de Sousa
Brazil
aciona
Explanation:
Um "1" aciona o relé, um "0" o faz retornar ao estado desativado.

Você pode usar "energiza", "ativa" etc., mas o acionamento do relé não deixa dúvidas.
Selected response from:

José Henrique Lamensdorf
Brazil
Grading comment
Valeu, pessoall.
Feliz Natal e um Ano Novo com muita saúde e trabalho!
T.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +1emparelhar-serhandler
5 +1aciona
José Henrique Lamensdorf
5engatar
airmailrpl
4parar
Claudia da Matta


  

Answers


8 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
emparelhar-se


Explanation:
Um "1" faz o relé emparelhar-se, um "0" o faz retornar ao estado desenergizado.

Um exemplo de relé desenergizado:

[PDF] 5700E pH manual
File Format: PDF/Adobe Acrobat - View as HTML
... externos reforçados Exemplo de instalação que aparece a direita O dispositivo A está alimentado quando o relé 2 está desenergizado (“desligado” o LED ...
www.gfsignet.com/products/pdf/5700phpor.pdf

--------------------------------------------------
Note added at 2003-12-14 19:43:28 (GMT)
--------------------------------------------------

Alguns exemplos de \"emparelhar\" em eletrônica:

Universidade Federal de Minas Gerais
... A seqüência que descrevemos agora permite que em todo momento, cada processador esteja sendo emparelhado com um outro processador. ...
www.dcc.ufmg.br/pos/html/spg97/anais/html/cau.html

Aviso de 29 de Julho de 2000 - ANACOM
... de 1999, o seguinte: 1. Reservar para os Sistemas de Telecomunicações Móveis Internacionais
(IMT2000/UMTS), 2 x 15 MHz de espectro emparelhado nas faixas de ...
www.icp.pt/ template20.jsp?categoryId=8522&contentId=568

Radicais Livres
... O Oxigênio molecular (O2) é um birradical de 16 elétrons que, embora apresentem um elétron não-emparelhado na última camada de cada átomo, é estável ...
www.geocities.com/CapeCanaveral/Hangar/1871/radic.htm


    Reference: http://www.babylon.com
    Reference: http://www.gfsignet.com/products/pdf/5700phpor.pdf
rhandler
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 11462

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Mayura Silveira: parar também estaria correto.
1 hr
  -> Obrigado, Mayura. Em se tratando de um relé, a melhor tradução é esta. Confira nas opções oferecidas pelo Babylon.

49 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
aciona


Explanation:
Um "1" aciona o relé, um "0" o faz retornar ao estado desativado.

Você pode usar "energiza", "ativa" etc., mas o acionamento do relé não deixa dúvidas.

José Henrique Lamensdorf
Brazil
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 145
Grading comment
Valeu, pessoall.
Feliz Natal e um Ano Novo com muita saúde e trabalho!
T.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Marcelo Fogaccia
14 hrs

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
parar


Explanation:
Não encontrei qualquer outra referência para 'pull up" que não seja no sentido de 'parar'.

Terms Definitions
1. pull up [v.] 1. To come to a stop next to something, usually in a car. 2. To draw on the reins.

--------------------------------------------------------------------------------

Terms Synonyms
1. pull up [V] (Cessation): cease, discontinue, desist, stay, halt, break off, leave off, hold, stop, pull up, stop short, stick, hang fire, halt, pause, rest, relinquish, interrupt, suspend, put an end to, put a stop to, stop, cut short, arrest, stem the tide.




Claudia da Matta
United States
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 1365

14 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
engatar


Explanation:
en.ga.tar
[ëgat'ar] v. to clamp; to leash; to hook.

airmailrpl
Brazil
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 8779