KudoZ home » English to Portuguese » Tech/Engineering

hands-on know how

Portuguese translation: conhecimento advindo de experiência prática


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:hands-on know how
Portuguese translation:conhecimento advindo de experiência prática
Entered by: airmailrpl

04:28 Dec 19, 2003
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering
English term or phrase: hands-on know how
The XXX line comes with built-in hands-on know-how for long lasting and cost-effective pumping:

Alguma sugestão?
Andreia Silva
Portugal
conhecimento advindo de expêriencia prática
Explanation:
hands-on know how



--------------------------------------------------
Note added at 11 hrs 6 mins (2003-12-19 15:34:59 GMT)
--------------------------------------------------

correção
conhecimento advindo de experiência prática

Selected response from:

airmailrpl
Brazil
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +8conhecimento prático
Roberto Cavalcanti
5 +4conhecimento advindo de expêriencia prática
airmailrpl
5 +1know -how prático
Sormane Fitzgerald Gomes
5saber-fazer prático
Vera Rocha
5know-how empírico
Lúcia Lopes
5saber de primeira mãoAmilcar
5tutorial prático/ instruções práticasLuiz Almeida
5conhecimento próprio adquirido por experiência práticaAntónio Ribeiro
5aptidão prática
MLeiria
5pode ser manual prático incluído
izabelsan


  

Answers


22 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
know -how prático


Explanation:
...a: Aplicar know -how prático na solução de grandes e pequenos problemas;
Serem produtivas desde o primeiro dia de cada contrato; ... www.bearingpoint.com.br/content/about_us/176_682_PTB_HTML.h...  -  22k

--------------------------------------------------
Note added at 2003-12-19 04:55:49 (GMT)
--------------------------------------------------

hands-on (h ndz n, -ôn )
adj.
Involving active participation; applied, as opposed to theoretical: “We\'re involved in hands-on operations, pulling levers, pushing buttons” (Arthur R. Taylor).
American Heritage

--------------------------------------------------
Note added at 2003-12-19 05:00:21 (GMT)
--------------------------------------------------

OR
know-how com foco prático

.. e ASP le ASP Treinamento É a passagem de know-how com foco prático (hands-On ... Desta forma estamos fornecendo um produto que está indo além de um simples ... www.companyweb.com.br/cw-portifolio-apres-PDF.pd

... O Trabalho Prático (Laboratorial e de Campo) na Promoção de Áreas ... e usando a terminologia inglesa habitual - incluir actividades \" hands-on \" e \"..
www.des.min-edu.pt/download/pub/ciencias/publicacoes_repens...

--------------------------------------------------
Note added at 2003-12-19 05:10:16 (GMT)
--------------------------------------------------

OR

know-how aplicado

...você terá muito mais que uma excelente função, terá todo o know-how aplicado e poderá ...
www.magnoman.vcnet.com.br/caclipper/howto/topico06.htm  -  14k

... de uma marca (franchising) o serviço eo produto chegarão ao ... conseqüentemente viabiliza ao franqueado, juntamente como know-how aplicado , uma lucratividade ...
www.gruposolon.com.br/cristal.asp?pag=franquias&texto=franc...  -  34k


--------------------------------------------------
Note added at 2003-12-19 14:59:15 (GMT)
--------------------------------------------------

The original is not saying anything about a manual/instructions/tutorials.
Whatever the product is, it was developed by ....people with experience and knowledge (hands-on know-how)
\'built in\' here means experience and knowledge ...IN IT, ...in the creation/development of the product.
I would go with a short Portuguese version, nothing too wordy.

--------------------------------------------------
Note added at 2003-12-19 15:04:42 (GMT)
--------------------------------------------------

\'comes with\' doesn\'t always mean \'anexo/junto/vem com\', it also means \'possui/tem como características\' etc.



Sormane Fitzgerald Gomes
United States
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 802

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Clauwolf: é isso
9 hrs
  -> thanks.

1 hr   confidence: Answerer confidence 5/5
pode ser manual prático incluído


Explanation:
The XXX line vem com

um guia prático para que a tubulação tenha vida longa

comes with built-in hands-on know-how for long lasting and cost-effective pumping

izabelsan
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 192

5 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
conhecimento próprio adquirido por experiência prática


Explanation:
Outra maneira de o dizer.

Ou então, experiência própria e prática

António Ribeiro
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 7218

5 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
aptidão prática


Explanation:
+

MLeiria
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 2184

6 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +8
conhecimento prático


Explanation:
that simple

Roberto Cavalcanti
Brazil
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 7462

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Marcelo Fogaccia: Simples e direto.
15 mins
  -> Grato

agree  Marsel de Souza: It's that simple.
2 hrs
  -> Grato

agree  Cecilia Bartalotti
4 hrs
  -> Grato

agree  Sormane Fitzgerald Gomes: perfect, if keeping know-how in English is an issue.
4 hrs
  -> Grato

agree  Amilcar: O sentido é esse, e know-how não tem signif mágico
4 hrs
  -> Grato

agree  Ana Almeida
6 hrs
  -> Grato

agree  José Antonio Azevedo
1 day 9 hrs

agree  Tania Marques-Cardoso: Exato.
2 days 6 hrs

7 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
tutorial prático/ instruções práticas


Explanation:
...incorporadas ou embutidas

Luiz Almeida
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 593

10 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
saber de primeira mão


Explanation:
ou "de mãos na massa"

i.é, de experiência direta

--------------------------------------------------
Note added at 2003-12-19 15:19:24 (GMT)
--------------------------------------------------

Claro que se Camões fosse membro contribuiria

\"saber de experiência (s?) feito\"

Amilcar
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 275

3 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +4
conhecimento advindo de expêriencia prática


Explanation:
hands-on know how



--------------------------------------------------
Note added at 11 hrs 6 mins (2003-12-19 15:34:59 GMT)
--------------------------------------------------

correção
conhecimento advindo de experiência prática



airmailrpl
Brazil
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 8779

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  António Ribeiro: experiÊncia em Pt-Pt.
1 hr
  -> agradeço

agree  Paula Vaz-Carreiro: I like it!
3 hrs
  -> agradeço

agree  CristinaPereira: ou "ganho por experiência"
3 hrs
  -> agradeço

agree  Cecilia Bartalotti
6 hrs
  -> agradeço

19 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
saber-fazer prático


Explanation:
Existe esta expressão que foi sempre muito utilizada por causa do 'savoi-faire' do francês que quer dizer exactamente o mesmo que 'know-how'. No entanto, nos últimos anos com a utilização crescente do inglês, a expressão na língua inglesa começou a ser bastante comum, mas a expressão portuguesa existe, de facto.

Dicionário da Academia das Ciências de Lisboa:
saber-fazer:
1. Capacidade de realização de coisas práticas.
2. Competência na execução de uma actividade artística ou intelectual.
3. Conjunto de conhecimentos, experiências e técnicas acumuladas por uma pessoa ou por um grupo social ou profissional.

O google confirma que a expressão não está em desuso!

Vera Rocha
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 210

1 day 12 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
know-how empírico


Explanation:
one more suggestion, cheerS!

Lúcia Lopes
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 784