KudoZ home » English to Portuguese » Tech/Engineering

pultruded grating

Portuguese translation: grade pultrudada


12:27 Dec 22, 2003
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering
English term or phrase: pultruded grating
Há várias fotos na internet de "Pultruded Grating". Como traduzir?

Grade "pultrudada" (5 resultados no Google) ou grade extrudada?
Lincoln Carvalho
Brazil
Portuguese translation:grade pultrudada
Explanation:
O processo é diferente, Lincoln.

Na extrusão, o material é empurrado. Na pultrusão, é puxado.

Pultruded vem de pull + extruded e por si é um neologismo, mas define em uma só palavra o processo.

O termo já está sendo usado em português, embora peque por ser, além de neologismo, um estrangeirismo. Entretanto, para um técnico, define o processo em uma só palavra.

http://www.wpp.com.br/processo.html
Selected response from:

Henrique Serra
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5grade pultrudada
Henrique Serra
5 -1grade protrusa / protuberanterhandler


  

Answers


11 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
grade pultrudada


Explanation:
O processo é diferente, Lincoln.

Na extrusão, o material é empurrado. Na pultrusão, é puxado.

Pultruded vem de pull + extruded e por si é um neologismo, mas define em uma só palavra o processo.

O termo já está sendo usado em português, embora peque por ser, além de neologismo, um estrangeirismo. Entretanto, para um técnico, define o processo em uma só palavra.

http://www.wpp.com.br/processo.html


    Reference: http://www.wpp.com.br/processo.html
Henrique Serra
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 2388

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
disagree  rhandler: Parece, Henrique, mas não é. Não há como extrudar puxando o material. É simples corruptela de "protruded", que não se deve transportar para o português. Veja minha resposta.
9 mins
  -> Veja a referência e chegará à mesma conclusão que cheguei: talvez não seja possível puxar metal através de um molde, mas que tal fibra de vidro?

agree  Tania Marques-Cardoso: Depois da brilhante explicação, eu até ocultei a minha resposta... Cheers!
9 mins
  -> obrigado, Tânia. Feliz Natal!

18 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): -1
grade protrusa / protuberante


Explanation:
A palavra não existe em inglês. O que existe é "protruded", part. passado do verbo "to protrude", assim definido pelo Webster's:

protrude (pro trod, pre-) -truded, -truding
vt., vi.
to thrust or jut out; project
protrudent
adj.

Etymology
[L protrudere < pro-, forth + trudere, to thrust]

(C)1995 Zane Publishing, Inc. (C)1994, 1991, 1988 Simon & Schuster, Inc.


Com o mesmo étimo, a palavra da língua portuguesa é "protruso", e a ação se chama "protrusão", assim definida pelo Aurélio:

[De protruso + -ão3.]
S. f.
1. Hist. Nat. Estado de um órgão que, por efeito do crescimento, normal ou anormal, se acha colocado na frente de outros órgãos que ele normalmente não ultrapassa.
2. Med. Estado de órgão que, por efeito de crescimento ou de deslocamento, normal ou patológico, produz saliência, transitória ou permanente, em um local do corpo.

Assim, parece-me que se trata de uma corruptela de "protruded", e deveria traduzir-se por "protruso", ou "protuberante", palavra mais comum.


    Webster's Electronic Dictionary
rhandler
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 11462

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
disagree  Henrique Serra: I beg to differ, rhandler. Dê uma olhadinha na referência que coloquei acima.
18 mins
  -> Depois de discordar de você, dei uma olhadinha na referência. Você tem razão.