KudoZ home » English to Portuguese » Tech/Engineering

eshaust monitor control

Portuguese translation: controle de monitoramento de exhaustão..controle de monitoramento de descarga


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:exhaust monitor control
Portuguese translation:controle de monitoramento de exhaustão..controle de monitoramento de descarga
Entered by: airmailrpl

01:48 Dec 24, 2003
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering
English term or phrase: eshaust monitor control
The HVAC exhaust system can be monitorized and controlled by the Exhaust Monitor System
Mariageni
controle de monitoramento de exhaustão..controle de monitoramento de descarga
Explanation:
ex.haust
n 1 escape, escapamento, descarga. 2 vapor ou gás de escape. 3 Coloq. tubo de descarga ou escape. 4 exaustor, aspirador.

--------------------------------------------------
Note added at 1 day 9 hrs 21 mins (2003-12-25 11:09:28 GMT)
--------------------------------------------------

Em www.proz.com/?sp=h&id=600734 você escreveu “\'controle de
monitoramento de»; outro Colega escreveu «monitoração»...
; Meu Deus do céu, quando não sabem, porquê não consultam os
dicionários? Tentando inventar o já inventado? porquê?
«monitorimento», «monitoração» são perversões linguísticas,
simplesmente NÃO existem! O termo correcto é: monitorização!
haja Deus...

monitorização (substantivo feminino): acto ou efeito de
monitorizar; controlo; supervisão;



Selected response from:

airmailrpl
Brazil
Grading comment
Controle de monitorização de exaustão. Crei que monitorização é o termo mais correto, embora muitos usem monitoração.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +3sistema de controlo de emissões
Maria Luisa Duarte
5controle por monitorização/monitoração da descarga/escapamentorhandler
5 -2controle de monitoramento de exhaustão..controle de monitoramento de descarga
airmailrpl
3monitor de escape
Claudia da Matta


Discussion entries: 1





  

Answers


8 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
exhaust monitor control
monitor de escape


Explanation:
[PDF] ESCOLA DE ENGENHARIA MAUÁ
Formato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat
... pesquisa na área de Monitoramento e controle de processos , realizada na EE.Mauá/IMT;
• Desenvolvimento de Monitor de Escape para Aplicações em Alta ...
www.maua.br/imt/publicacoes/publicaes2000.pdf - Páginas Semelhantes

Claudia da Matta
United States
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 1365

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Claudio Mazotti
2 mins
  -> Obrigada, klausinSP.

disagree  Flavio Steffen: Aqui no Brasil, escape tem mais o sentido de gases do sistema de escapamento de veículos.
7 hrs

7 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +3
sistema de controlo de emissões


Explanation:
sistema de controlo de emissões

Equipado com um novo sistema de controlo de emissões com duplo catalisador, o novo Saab 9-3 Aero possui o sistema de gestão do motor Saab Trionic 7, a mais ...


--------------------------------------------------
Note added at 9 mins (2003-12-24 01:57:56 GMT)
--------------------------------------------------

file:///Untitled
... Foi descrito o sistema de controlo de emissões, o funcionamento da ETAR, o aproveitamento
energético e os impactos ambientais em Sines associados à fábrica ...
www.apemeta.pt/Conc_IPPC.htm - 15k -

NG - 13/10/99 - Geral - Negocios / Empresas- Sinónimo de ...
... Equipado com um novo sistema de controlo de emissões com duplo catalisador, o novo
Saab 9-3 Aero possui o sistema de gestão do motor Saab Trionic 7, a mais ...
www.novaguarda.pt/131099/ger_negocios.htm - 13k

Maria Luisa Duarte
Spain
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 2092

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  António Ribeiro
7 hrs

agree  Flavio Steffen: Tirando o fato de estar redigido em português ibérico, concordo. Aqui no Brasil, utilizamos também 'Sistema de monitoração de emissões'.
7 hrs

agree  José Serodio: «monitoração» é uma perversão linguística! o termo correcto é: monitorização! haja Deus...
9 hrs

11 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
controle por monitorização/monitoração da descarga/escapamento


Explanation:
Monitorização ou monitoração, ambas são formas aceitas.

Escapamento ou descarga, também são termos usados para se referir à saída de gases (emissão) de combustão, seja de motores ou outros queimadores (caldeiras, etc.)

--------------------------------------------------
Note added at 2003-12-24 14:08:21 (GMT)
--------------------------------------------------



Monitorização, monitoração, monitoramento ou monitoragem, todas são palavras introduzidas na língua portuguesa no século XX, segundo o Houaiss, descabendo desprezar uma para beneficiar outra. Trata-se de conjunto de técnicas que consistem em observar de maneira contínua e repetida diferentes parâmetros por meio de aparelhos automáticos.

Assim, sua inclusão na expressão traduzida é fundamental, pois não se trata, aqui, de simples controle, por qualquer outro método (amostragem ao acaso, amostragem sistemática, etc.), mas do controle por monitorização, ou monitoração, ou monitoramento, etc.

rhandler
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 11462

5 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): -2
controle de monitoramento de exhaustão..controle de monitoramento de descarga


Explanation:
ex.haust
n 1 escape, escapamento, descarga. 2 vapor ou gás de escape. 3 Coloq. tubo de descarga ou escape. 4 exaustor, aspirador.

--------------------------------------------------
Note added at 1 day 9 hrs 21 mins (2003-12-25 11:09:28 GMT)
--------------------------------------------------

Em www.proz.com/?sp=h&id=600734 você escreveu “\'controle de
monitoramento de»; outro Colega escreveu «monitoração»...
; Meu Deus do céu, quando não sabem, porquê não consultam os
dicionários? Tentando inventar o já inventado? porquê?
«monitorimento», «monitoração» são perversões linguísticas,
simplesmente NÃO existem! O termo correcto é: monitorização!
haja Deus...

monitorização (substantivo feminino): acto ou efeito de
monitorizar; controlo; supervisão;





airmailrpl
Brazil
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 8779
Grading comment
Controle de monitorização de exaustão. Crei que monitorização é o termo mais correto, embora muitos usem monitoração.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
disagree  José Serodio: «monitorimento», «monitoração» são perversões linguísticas, não existem! Tentando inventar o já inventado porquê? O termo correcto é: monitorização! haja Deus...
4 hrs
  -> "Monitorização, monitoração, monitoramento ou monitoragem, todas são palavras introduzidas na língua portuguesa no século XX, segundo o Houaiss" - rhandler

disagree  Flavio Steffen: Sr Serodio. É bom lembrar que o idioma português é falado por cerca de 220 milhões de pessoas em todo o mundo, dos quais pelo menos 80% vivem no Brasil, onde o termo 'monitoração' está devidamente incluso em dicionários, como por exemplo o Houaiss
5 hrs
  -> are you disagreeing with José Manuel Serodio or with my suggestion??