KudoZ home » English to Portuguese » Tech/Engineering

advance the state of the art

Portuguese translation: superar o que existe de mais atualizado/mais avançado/mais moderno


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:advance the state of the art
Portuguese translation:superar o que existe de mais atualizado/mais avançado/mais moderno
Entered by: Teresa Cristina Felix de Sousa

18:04 Dec 24, 2003
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering
English term or phrase: advance the state of the art
The library enables researchers in academia and industry to advance the state of the art by using a stable, performance-optimized code base
==========
advance the state of the art = evoluir?
Teresa Cristina Felix de Sousa
Brazil
superar o que existe de mais atualizado/mais avançado/mais moderno
Explanation:
superar o que existe de mais atualizado/mais avançado/mais moderno

--------------------------------------------------
Note added at 2003-12-24 18:23:08 (GMT)
--------------------------------------------------

to \'advance\' here means to go beyond what is already considered state-of-the-art.

--------------------------------------------------
Note added at 2003-12-24 18:26:15 (GMT)
--------------------------------------------------

OR

...a superar o que já existe de mais moderno (atualizado/avançado) ao utilizar...

--------------------------------------------------
Note added at 2003-12-24 19:13:58 (GMT)
--------------------------------------------------

OR

superar/ultrapassar o que o que há de mais moderno (atualizado/avançado)

... Nossa missão é ultrapassar limites para fornecer o que há
de mais moderno e flexivel para o gerenciamento total da informação. ...
www.lab245.com.br/portugues/home.htm  -  6k

... utilizando tecnologia em pesquisa e desenvolvimento de produtos, para atender e superar
suas expectativas com oque há de melhor e mais moderno no segmento de ...
www.niely.com.br/htm/empresa/historia.htm  -  40k

ok....that\'s all, folks!
Selected response from:

Sormane Fitzgerald Gomes
United States
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +5superar o que existe de mais atualizado/mais avançado/mais moderno
Sormane Fitzgerald Gomes
5 +1evoluir
Maria Luisa Duarte
5a promover o que há de mais avançadoAntónio Ribeiro
5progresso do estado da técnica/da arte
Flavio Steffen


  

Answers


11 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
progresso do estado da técnica/da arte


Explanation:
Não me apetece muito a expressão 'estado da arte', mas ela é muito difundida na área técnica.

Flavio Steffen
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 3316

15 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
evoluir


Explanation:
evoluir tecnologicamente. “Atingir o estado da arte

Maria Luisa Duarte
Spain
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 2092

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Valeria Verona
1 hr

17 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +5
superar o que existe de mais atualizado/mais avançado/mais moderno


Explanation:
superar o que existe de mais atualizado/mais avançado/mais moderno

--------------------------------------------------
Note added at 2003-12-24 18:23:08 (GMT)
--------------------------------------------------

to \'advance\' here means to go beyond what is already considered state-of-the-art.

--------------------------------------------------
Note added at 2003-12-24 18:26:15 (GMT)
--------------------------------------------------

OR

...a superar o que já existe de mais moderno (atualizado/avançado) ao utilizar...

--------------------------------------------------
Note added at 2003-12-24 19:13:58 (GMT)
--------------------------------------------------

OR

superar/ultrapassar o que o que há de mais moderno (atualizado/avançado)

... Nossa missão é ultrapassar limites para fornecer o que há
de mais moderno e flexivel para o gerenciamento total da informação. ...
www.lab245.com.br/portugues/home.htm  -  6k

... utilizando tecnologia em pesquisa e desenvolvimento de produtos, para atender e superar
suas expectativas com oque há de melhor e mais moderno no segmento de ...
www.niely.com.br/htm/empresa/historia.htm  -  40k

ok....that\'s all, folks!

Sormane Fitzgerald Gomes
United States
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 802

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Paulo Celestino Guimaraes
26 mins
  -> thanks, Paulo. Enjoy your holidays.

agree  Claudia da Matta
1 hr
  -> Thanks, Claudia...time to meet Santa : )

agree  Claudio Mazotti
1 hr
  -> Thanks, enjoy your holidays.

agree  rhandler
2 hrs
  -> Thanks, rhandler. Enjoy your Xmas.

agree  Marcelo Fogaccia: Feliz Ano Novo!
4 days

23 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
a promover o que há de mais avançado


Explanation:
... a promover o que há de mais avançado pelo uso de um(a) ...

António Ribeiro
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 7218