KudoZ home » English to Portuguese » Tech/Engineering

procedural database

Portuguese translation: base de dados procedimental


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:procedural database
Portuguese translation:base de dados procedimental
Entered by: António Ribeiro

16:18 Dec 26, 2003
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering
English term or phrase: procedural database
"Advanced scripting capabilities provided by a procedural database so you can call internal GIMP functionsfrom external scripts..."

Manual do utilizador de um programa de manipulação de imagens, do género do Corel PhotoPaint.
Inovtrad
banco de dados procedimental
Explanation:
procedural = procedimental

Dicionário porto Editora

--------------------------------------------------
Note added at 2003-12-26 16:25:57 (GMT)
--------------------------------------------------

Segundo o Dicionário Porto Editora, Database = base de dados.

portanto, outra opção será: base de dados procedimental

--------------------------------------------------
Note added at 2003-12-26 16:28:49 (GMT)
--------------------------------------------------

Um exemplo do uso do termo procedimental em Pt-Pt:

Documentação Estruturada -
... o registo de informação em papel a anotação procedimental serve perfeitamente
para ... de pessoas e lugares, para inserir numa base de dados, enquanto outro ...
www.di.uminho.pt/~jcr/XML/publicacoes/ teses/phd-jcr/src/c508.htm
Selected response from:

António Ribeiro
Grading comment
Muito obrigada pela sua ajuda. Concordo mais com a segunda tradução : base de dados procedimental. O site de onde retirou a informação é muito bom.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +1banco de dados de procedimentos
Flavio Steffen
5banco de dados procedimentalAntónio Ribeiro
5Banco de dados de instruções
Teresa Cristina Felix de Sousa


  

Answers


4 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
banco de dados de procedimentos


Explanation:
é um banco de dados em que estão registrados os procedimentos, por exemplo, para a execução de tarefas.

--------------------------------------------------
Note added at 2003-12-26 18:29:46 (GMT) Post-grading
--------------------------------------------------

Kida:
Você é livre para escolher. Mas para os profissionais de informática, que é o meu caso há 35 anos, procedimental é um termo completamente desconhecido.
Causará estranheza.

Flavio Steffen
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 3316

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  rhandler
9 mins

4 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
Banco de dados de instruções


Explanation:
ou Banco de dados de procedimentos
mas, para o assunto em questão, é preferível a primeira alternativa

Teresa Cristina Felix de Sousa
Brazil
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 2515

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  Flavio Steffen: Em informática, o termo procedimento é tão ou mais utilizado do que instruções; instruções referem-se ao código de programa
1 min

5 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
banco de dados procedimental


Explanation:
procedural = procedimental

Dicionário porto Editora

--------------------------------------------------
Note added at 2003-12-26 16:25:57 (GMT)
--------------------------------------------------

Segundo o Dicionário Porto Editora, Database = base de dados.

portanto, outra opção será: base de dados procedimental

--------------------------------------------------
Note added at 2003-12-26 16:28:49 (GMT)
--------------------------------------------------

Um exemplo do uso do termo procedimental em Pt-Pt:

Documentação Estruturada -
... o registo de informação em papel a anotação procedimental serve perfeitamente
para ... de pessoas e lugares, para inserir numa base de dados, enquanto outro ...
www.di.uminho.pt/~jcr/XML/publicacoes/ teses/phd-jcr/src/c508.htm

António Ribeiro
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 7218
Grading comment
Muito obrigada pela sua ajuda. Concordo mais com a segunda tradução : base de dados procedimental. O site de onde retirou a informação é muito bom.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  Flavio Steffen: Pode ser, desde que não para utilização no Brasil, já que esse termo é quase só utilizado na área jurírica
2 mins
  -> Nem só.