KudoZ home » English to Portuguese » Tech/Engineering

layout

Portuguese translation: esquema/traçado (pt) leiaute(br)


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:layout
Portuguese translation:esquema/traçado (pt) leiaute(br)
Entered by: Ryszard Matuszewski

17:04 Dec 26, 2003
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering
English term or phrase: layout
desenhos industriais
Ryszard Matuszewski
leiaute
Explanation:
ou ainda,

ARRANJO FÍSICO
DISTRIBUIÇÃO FÍSICA
DIAGRAMA

A forma layout, indicada em itálico ou entre aspas, também é aceita e as pessoas da área geralmente compreendem o conceito.
Selected response from:

Henrique Serra
Grading comment
Muito obrigado a todos!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +3leiaute
Henrique Serra
5 +1layout ou desenho esquemático
Paulo Celestino Guimaraes
5 +1esquema
Fabio Poeiras
5 +1desenho ou esquema
Flavio Steffen
5apresentação
Jorge Freire
5traçadoAntónio Ribeiro
5plano
MLeiria


Discussion entries: 1





  

Answers


4 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
plano


Explanation:
+

MLeiria
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 2184

5 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +3
leiaute


Explanation:
ou ainda,

ARRANJO FÍSICO
DISTRIBUIÇÃO FÍSICA
DIAGRAMA

A forma layout, indicada em itálico ou entre aspas, também é aceita e as pessoas da área geralmente compreendem o conceito.

Henrique Serra
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 2388
Grading comment
Muito obrigado a todos!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Luciano Monteiro
1 min
  -> obrigado, Luciano

neutral  António Ribeiro: Ao que chegámos!!!!!!!!
14 mins
  -> impalatável, sim, mas consta de DOIS, não apenas um dicionário bem conceituado no Brasil. Eu prefiro usar layout, pois é também um termo consagrado.

agree  Sormane Fitzgerald Gomes: 'layout' ...escuto essa palavra em PT-BR o tempo todo.
24 mins
  -> obrigado, spgomes

agree  Paulo Celestino Guimaraes
25 mins
  -> obrigado, Paulo

neutral  Claudia da Matta: Você escreveria "leiaute" em uma tradução sua? Sei que consta em dicionários e muitos websites, mas essa grafia dói na vista. Argh!
3 hrs
  -> Não, não escreveria; o que levou a excelente equipe do Dr. Houaiss a preferir essa forma está além da minha percepção; o mesmo digo do Aurélio.

10 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
esquema


Explanation:
pt-pt

Fabio Poeiras
Portugal
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 217

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Paulo Celestino Guimaraes
59 mins

17 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
traçado


Explanation:
Outra sugestão. Como se trata de desenhos, penso que traçado será apropriado.

Outra opção, dependendo do contexto geral, será composição.

Ambos os termos estão no Dicionário da Porto Editora.

António Ribeiro
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 7218

45 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
layout ou desenho esquemático


Explanation:
Layout industrial é um termo bem difundido. Veja referências.

--------------------------------------------------
Note added at 1 hr 18 mins (2003-12-26 18:22:19 GMT)
--------------------------------------------------

Ou leiaute industrial- Gostemos ou não, a grafia \"leiaute\" está correta sim, consta de alguns conceituados dicionários, e é de uso corrente no Brasil.


    Reference: http://www.esdi.uerj.br/extensao/p_cics.shtml
    Reference: http://www.int.gov.br/sol_tec_design_main.html
Paulo Celestino Guimaraes
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 859

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Claudia da Matta
2 hrs
  -> Obrigado

1 hr   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
desenho ou esquema


Explanation:
Entretanto, no Brasil utiliza-se também 'leiaute' (argh!!!) no ramo de publicidade.
Se o desenho for apenas alguns traços sem muito detalhamento, ainda na fase de idéias, pode utilizar 'esboço'.

--------------------------------------------------
Note added at 2003-12-26 18:39:05 (GMT)
--------------------------------------------------

Você pode escolher entre diversos outros inônimos:
bosquejo, desenho, disposição, esboço, esqueleto, estrutura, figura, método, minuta, plano, planta, programa, projeto, rascunho, resumo, risco, sinopse, sistema, traçado; ver tb. sinonímia de disposição


Flavio Steffen
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 3316

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Claudia da Matta
1 hr

2 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
apresentação


Explanation:
Sem mais contexto, também poderá ser esta sugestão

Jorge Freire
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 2004