KudoZ home » English to Portuguese » Tech/Engineering

viz. Extinguisher

Portuguese translation: nomeadamente Extintor

Advertisement

Login or register (free and only takes a few minutes) to participate in this question.

You will also have access to many other tools and opportunities designed for those who have language-related jobs
(or are passionate about them). Participation is free and the site has a strict confidentiality policy.
GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:viz. Extinguisher
Portuguese translation:nomeadamente Extintor
Entered by: Teresa Cristina Felix de Sousa
Options:
- Contribute to this entry
- Include in personal glossary

11:39 Dec 27, 2003
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering
English term or phrase: viz. Extinguisher
Pet Companies and haulers are responsible to ensure that drivers are familiar with Industry requirements and critical equipment and devices installed on the truck, viz. Extinguisher, static cables, PV Vents, safety valves, spill kit, reverse alarms
Teresa Cristina Felix de Sousa
Brazil
Local time: 22:27
nomeadamente Extintor
Explanation:
viz.= Videlicet (Latim: isto é; nomeadamente)

--------------------------------------------------
Note added at 2003-12-27 14:51:51 (GMT)
--------------------------------------------------

\"viz.\" não tem nada a ver com o tipo de agente extintor. É a palavra usada para iniciar uma enumeração de exemplos, como no caso em pauta: \"isto é: extintor, cabos estáticos, ventosas de pressão e vácuo, ...
Selected response from:

rhandler
Local time: 21:27
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer

Advertisement


Summary of answers provided
5 +3nomeadamente Extintorrhandler
5 -1extintor de incêndio
Sonia Heidemann


  

Answers


6 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): -1
viz. extinguisher
extintor de incêndio


Explanation:
EXTINTOR DE INCÊNDIO


O extintor ajuda no combate de pequenos focos de incêndio, ou seja, ele é um equipamento importantíssimo para sua segurança. Assim, para que você tenha a mão um equipamento confiável, observe as recomendações aqui apresentadas:
Na
compra
- Nota Fiscal de Compra - É importante que, ao comprar o extintor de incêndio, você exija a nota fiscal. Além de proteger seus direitos de consumidor, o prazo de garantia do produto é contado a partir da data de aquisição e não da data de fabricação.
- Garantia e Validade - Lembre-se sempre que a garantia é o que lhe possibilita a troca do extintor, em caso de defeito de fabricação, por exemplo. Por validade entende-se o prazo que deve ser obedecido para se efetuar as manutenções necessárias no extintor. Assim, o agente extintor (espuma, água pressurizada, pó químico ou gás carbônico) pode permanecer válido, ou seja, eficiente, mesmo depois de expirado o prazo de garantia dado pelo fabricante, já que o extintor não precisa ser recarregado todo ano, a menos que tenha sido usado.
Marca de Conformidade
Você fica sabendo que o extintor de incêndio é certificado, pela presença do Selo de Conformidade, que reage à luz ultra-violeta, dificultando a falsificação.
Para os extintores novos, o selo é vermelho e apresenta as inscrições:
- a logomarca do INMETRO;
- o número de série do selo;
- a identificação do fabricante;
- o número de licença do fabricante; e
- a identificação do Organismo de Certificação de Produto.
Marca de Manutenção
Após ser submetido à manutenção, o selo de conformidade é substituído por um selo de cor azul esverdeada, contendo:
- a logomarca do INMETRO;
- o número de série do selo;
- a identificação da empresa que realizou a manutenção;
- a data da realização da manutenção; e
- a identificação do Organismo de Certificação de Produto.
Marca de Lacração

Não compre extintor com o lacre rompido. O lacre é a garantia de que estão preservadas as condições regulamentadas para sua utilização.
Fique atento: o rompimento do lacre por pessoa não autorizada suspende a garantia do extintor. Portanto, se isso acontecer, procure uma empresa certificada para fazer a relacração do equipamento.
Na
utilização




Observe as instruções de uso fornecidas pelo fabricante, que aparecem no corpo do extintor, para que você possa usá-lo corretamente, quando for necessário. Elas devem estar legíveis, sem rasuras, não devendo estar riscadas ou encobertas por outras informações.
O extintor que tiver sido usado, mesmo parcialmente, ficará com sua carga comprometida. Por isso é prudente enviá-lo imediatamente a uma empresa de manutenção credenciada pelo INMETRO, para que seja efetuada a recarga e a revisão do agente extintor. Não substitua seu extintor antes de ter sido feita uma avaliação técnica do equipamento.
Na
conservação
O extintor não deve apresentar sinais de ferrugem ou amassamento.
O extintor que permanecer em áreas abertas e sujeitos a condições agressivas devem ser protegidos, com uma capa, por exemplo
Na
na inspeção e na manutenção
Pressão da Carga

Verifique sempre o indicador da pressão da carga do agente extintor, cujo ponteiro deve estar sobre a faixa verde. Em caso contrário, procure uma empresa certificada para fazer a recarga.
Inspeção

O extintor de incêndio deve ser inspecionado e sofrer manutenção apenas por empresa certificada, que possua o Certificado de Capacitação Técnica emitido por um Organismo de Certificação de Produto (OCP) credenciado pelo INMETRO.
Recomendações:
O extintor de incêndio cujo agente extintor é água ou pó químico deve ser inspecionado anualmente.
O extintor de incêndio de CO² deve ser inspecionado a cada 6 meses.
Fique atento: inspeção não é recarga. Não é preciso abrir o extintor, o que quer dizer que não há substituição do anel de plástico amarelo (foto acima) e do selo de conformidade ou de manutenção. A recarga deve ser feita conforme recomendação do fabricante, ou após o uso.
Manutenção

O extintor de incêndio deve passar, a cada 5 anos, por uma manutenção geral, para que seja efetuada, por exemplo, a troca da carga, o teste hidrostático, etc. Essa manutenção deve ser efetuada apenas por empresa autorizada no âmbito do Sistema Brasileiro de Certificação.
Recomendações:
Proteja-se, exigindo que empresa de manutenção forneça um outro extintor para substituir o seu, enquanto este estiver em manutenção.
O extintor de incêndio que sofreu manutenção apresenta um anel de plástico amarelo que indica que o extintor foi aberto, entre a válvula e o cilindro, com identificação da empresa que realizou a manutenção, o mês e o ano em que o serviço foi realizado (essa data é repetida no selo de manutenção). Este anel não precisa ser trocado anualmente - somente quando o extintor tiver sido usado - podendo permanecer no extintor por 5 anos, quando, então, será substituído após terem sido feitos os testes de manutenção.
Importante: Sempre que o extintor passar por inspeção ou manutenção, exija a Ordem de Serviço, devidamente preenchida e assinada pelo técnico responsável pela manutenção, onde conste a relação das peças que foram trocadas, acompanhada de nota fiscal, protegendo seus direitos de consumidor.

Conheça as classes de fogo
Como funciona a fiscalização de produtos de certificação compulsória
Informações ao empresário do setor
Desempenho da fiscalização

GARANTIA E VALIDADE DO EXTINTOR DE INCÊNDIO E O CTB



Com a temporada de férias, e conseqüente aumento de pessoas que utilizam seus veículos em viagens, há uma intensificação na fiscalização por parte dos agentes. Além da documentação do veículo e seu condutor, os equipamentos obrigatórios geralmente são verificados, dentre eles o extintor incêndio, e que infelizmente em algumas situações é usado como subterfúgio, seja de punição seja de pressão para corrupção. É habitual, também, em postos de gasolina que se ofereça , à base de troca, extintores de incêndio recarregados, pois o seu já não vale mais. O extintor de incêndio passou a ser considerado equipamento obrigatório por meio da Resolução 560/ 80 do contran, a qual exige que automóveis e caminhonetes e mistos tenham um extintor de pó químico seco ou gás carbônico de 1 kg, caminhões com capacidade superior a seis toneladas tenham o mesmo tipo anterior, só que de dois kg, os veículos de transporte coletivo também só que de 4 kg, e os de transporte de inflamáveis um extintor de pó de 8 kg ou dois de gás carbônico de 6 kg cada. O contran tinha conseguido tornar obrigatório em motos o equipamento, através da Resolução 02/98, mais isso foi reparado na Resolução 14/98. Uma dúvida que surge é que ao ler o rótulo do extintor de pó químico verifica-se que é útil em incêndios classe "B" e "C" (?!). CLASE "A" são incêndios em sólidos (madeira, tecidos, etc.), "B" são líquido inflamáveis e "C" são equipamentos elétricos. Nessas duas últimas não se recomenda uso da água, pois na "B" espalha o incêndio e na "C" é condutor de eletricidade.

Outra dúvida é quanto à validade. No fundo do extintor está expressa a dezena do ano de fabricação do cilindro, que não afeta a validade. Há no extintor expressa garantia, que é o período que o fabricante garante contra defeitos de fabricação, e que geralmente é de 3 anos, desde que não haja rompimento do lacre. Já a validade pode chegar até 5 anos, desde que a pressão esteja no índice normal(Uma TV tem garantia de 1 ano mas validade enquanto funcionar...). Somente quando há recarga é que a validade é 1 ano. O que deve ser feito anualmente é uma "inspeção" (Gás carbônico é 6 meses), que é o mero exame para verificar se permanece nas condições originais de operação. A "vistoria", que é processo de revisão total do extintor, inclusive sua decapagem, troca de carga e pintura do invólucro é que se dá a cada 5 anos. Portanto, nada de desespero em trocar um extintor ainda válido por ter sido adquirido novo por outro recarregado com 1 ano. Outro detalhe é que como a validade geralmente não está expressa, o agente poderia autuar caso demonstrasse a ineficácia do produto, ou seja, o incêndio não apagasse, ou o manômetro estivesse sem pressão, senão a autuação pode ser improcedente. (Fontes: Resoluções 560/80, 02/98 e14/98 do Contran, Informativo ABIEX – Assoc. Bras. das Ind. de Equipe. Contra Incêndio).

MARCELO JOSÉ ARÚJO – Advogado e Assessor Jurídico do CETRAN/PR.

Mapa do Site

Utilizar correctamente um extintor de incêndios pode salvar vidas, extinguir o fogo nascente. Os extintores portáteis são muito úteis se forem observadas determinadas condições. Assim, é necessário ter em conta que


quando se utiliza a água como agente extintor é necessário verificar sempre se há aparelhos eléctricos sob tensão


no caso dos líquidos inflamados deve-se ter um cuidado especial com o uso da água, para evitar projecções.


Por sua vez, o extintor deve estar em perfeito estado de funcionamento, mandando-o inspeccionar periodicamente, pelo menos uma vez por ano.


Os modelos recarregáveis devem voltar a ser cheios pelo fabricante, após cada utilização


os restantes só podem ser utilizados uma vez.

O extintor é considerado como um equipamento de primeira intervenção, sendo um instrumento simples de manusear, portátil e eficiente. Se bem que de dimensões reduzidas e capacidades limitadas, o extintor é de extrema importância quando manipulado correctamente no início de incêndio.


Como Utilizar um Extintor:


O operador deve lêr previamente o manual de instruções de funcionamento, por forma a saber manuseá-lo quando necessário;


Deve-se sempre transportá-lo na posição vertical, segurando no manípulo;


Retirar o selo ou a cavilha de segurança;


Premir a alavanca, permitindo sob o efeito de uma pressão interna libertar o agente extintor;


Dirigir o jacto para a base das chamas;


Varrer devagar toda a superfície.


Quanto ao tipo de agente extintor, os extintores podem ser:


Extintores de água;


Extintores de espuma;


Extintores de pó-químico;


Extintores de anidrido carbónico (neve carbónica);


Extintores de halogenados;





Sonia Heidemann
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 266

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
disagree  Flavio Steffen: Pode até ser extintor de incêndio; mas o que é a sigla viz?
32 mins
  -> a sigla viz, corresponde ao tipo de agente extintor(por outras palavras, a substância utilizada na extincao dos incêndios)

neutral  airmailrpl: why five pages (screens) of references???
9 hrs
Login to enter a peer comment (or grade)

3 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +3
nomeadamente Extintor


Explanation:
viz.= Videlicet (Latim: isto é; nomeadamente)

--------------------------------------------------
Note added at 2003-12-27 14:51:51 (GMT)
--------------------------------------------------

\"viz.\" não tem nada a ver com o tipo de agente extintor. É a palavra usada para iniciar uma enumeração de exemplos, como no caso em pauta: \"isto é: extintor, cabos estáticos, ventosas de pressão e vácuo, ...


    Reference: http://www.acronymfinder.com
rhandler
Local time: 21:27
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 11462

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  BrazBiz: viz. videlicet, isto é, i.e., id est, ou seja, as follows
30 mins
  -> Obrigado, BrazBiz

agree  Sormane Fitzgerald Gomes: yup...that is; namely...
2 hrs
  -> Obrigado, spgomes

agree  Marcelo Fogaccia: Concordo com você e com o BrazBiz também.
3 hrs
  -> Obrigado, Marcelo, mas BrazBiz é menina: a BrazBiz.
Login to enter a peer comment (or grade)




Return to KudoZ list


KudoZ™ translation help
The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.



See also:



Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search