KudoZ home » English to Portuguese » Tech/Engineering

land-farmed

Portuguese translation: biodegradada


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:land-farmed
Portuguese translation:biodegradada
Entered by: Marcelo Fogaccia

11:53 Dec 27, 2003
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering
English term or phrase: land-farmed
The review shall identify all areas where there is site contamination potential (e.g., areas where tank bottom sludge containing lead tetraethyl was buried or land-farmed
======
aterrada?
Teresa Cristina Felix de Sousa
Brazil
biodegradada
Explanation:
Definição da U.S. Environmental Protection Agency:

land farming (of waste)

A disposal process in which hazardous waste deposited on or in the soil is degraded naturally by microbes.     (Source:EPA/OA/Office of Communications, Education, and Media Relations: Terms of Environment: Glossary, Abbreviations, and Acronyms (Revised December 1997) Term Detail)


Exemplos de uso de biodegradada:

[PDF] BIORREMEDIAÇÃO DE SOLOS IMPACTADOS POR ÓLEO CRU UTILIZANDO ...
Formato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat - Ver em HTML
... se a eficiência de biodegradação (EB) da seguinte forma: Massa de Carbono =
2 x Massa de carbono proveniente de CO 2 gerado Biodegradada Totalmente EB ...
www.cetem.gov.br/publicacao/serie_anais_X_jic_2002/ Victor.pdf - Páginas Semelhantes

[DOC] INTERNATIONAL LICENSING
Formato do arquivo: Microsoft Word 2000 - Ver em HTML
... A água biodegradada é levada para o estágio de clarificação onde
os sólidos em suspensão decantam pela ação da gravidade. ...
www.eecusa.com/downloads/DAS Portoguese 2003.doc - Páginas Semelhantes

[PDF] MODELAGEM E SIMULAÇÃO NUMÉRICA DO DERRAMAMENTO DE GASOLINA ...
Formato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat - Ver em HTML
... possibilitando que a fonte à jusante volte a contaminar; (d) as duas fontes se esgotam,
ea contaminação residual é transportada e biodegradada no aqüífero ...
www.sinmec.ufsc.br/artigos/cordazzo/ Cordazzo_dissertacao.pdf - Páginas Semelhantes

[PDF] SOLUÇÃO NUMÉRICA DO PROBLEMA DE DERRAMAMENTO DE GASOLINA ...
Formato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat - Ver em HTML
... degradação envolve o uso de uma equação de primeira ordem (Bedient et al., 1994),
do tipo C dt dC ? ? = (1) onde C é a concentração biodegradada e ? ...
www.sinmec.ufsc.br/artigos/cordazzo/ cordazzo_enpromer-99.pdf - Páginas Semelhantes
[ Mais resultados de www.sinmec.ufsc.br ]

Yahoo! Grupos : bambu-brasil Mensagens : Mensagem 3625 de 7041
... SE REFLORESTARMOS ALGUMA ÁREA BIODEGRADADA ,PROPOMOS PLANTAR BAMBU AO LONGO DAS
GROTAS E OU RIOS PARA PRESERVAR DE IMEDIATO E SE QUISEREM DEPOIS QUE AS ...
br.groups.yahoo.com/group/bambu-brasil/message/3625 - 15k - Em cache - Páginas Semelhantes

STIEFEL
... Ao contrário de outros inseticidas, existem vários sítios de degradação metabólica
para a permetrina; em mamíferos, é biodegradada, tanto oxidativamente ...
www.stiefel.com.br/pesquisa/ trabalhos_permetrinaa1%25.htm - 43k - Em cache - Páginas Semelhantes

Título:
... de velocidade (10,7x10 -2 min -1 , para deslignificação e 15,2x10 -2 min -1 ,
para remoção de xilana) foram observadas para a amostra biodegradada por P ...
www.faenquil.br/copg/Resumos Stricto_Sensu/ Resumos_biotecnologia/BIM007.html - 8k - Em cache - Páginas Semelhantes

Biodegradação de Herbicidas e Biorremediação
... atrazina. A molécula de atrazina formada por um anel aromático heterocíclico
clorado e N-alquilado não é facilmente biodegradada. ...
www.herbario.com.br/bot/toxicologia/biodegre.htm - 30k - Em cache - Páginas Semelhantes

REATORES UASB: Parte I
... A mistura e contato da matéria orgânica a ser biodegradada com a biomassa, a
imobilização em colônias de massa viva ea sua retenção podem ser muito ...
www.saneamento10.hpg.ig.com.br/UASB01.html - 26k - Em cache - Páginas Semelhantes

Abipla/Sipla - Resolucao 1/78
... É a percentagem de substância ativa, biodegradada num período de tempo definido,
avaliada segundo a técnica oficialmente adotada. 3.18. Branqueador Ótico: ...
www.abipla.org.br/legisl/res1_78.htm - 38k - Em cache - Páginas Semelhantes
Selected response from:

Marcelo Fogaccia
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +3biodegradada
Marcelo Fogaccia
5 +1espalhado na terra
airmailrpl
5lavrados com a terra
Lincoln Carvalho


  

Answers


12 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
espalhado na terra


Explanation:
buried or land-farmed

airmailrpl
Brazil
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 8779

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Flavio Steffen
30 mins
  -> agradeço

2 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +3
biodegradada


Explanation:
Definição da U.S. Environmental Protection Agency:

land farming (of waste)

A disposal process in which hazardous waste deposited on or in the soil is degraded naturally by microbes.     (Source:EPA/OA/Office of Communications, Education, and Media Relations: Terms of Environment: Glossary, Abbreviations, and Acronyms (Revised December 1997) Term Detail)


Exemplos de uso de biodegradada:

[PDF] BIORREMEDIAÇÃO DE SOLOS IMPACTADOS POR ÓLEO CRU UTILIZANDO ...
Formato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat - Ver em HTML
... se a eficiência de biodegradação (EB) da seguinte forma: Massa de Carbono =
2 x Massa de carbono proveniente de CO 2 gerado Biodegradada Totalmente EB ...
www.cetem.gov.br/publicacao/serie_anais_X_jic_2002/ Victor.pdf - Páginas Semelhantes

[DOC] INTERNATIONAL LICENSING
Formato do arquivo: Microsoft Word 2000 - Ver em HTML
... A água biodegradada é levada para o estágio de clarificação onde
os sólidos em suspensão decantam pela ação da gravidade. ...
www.eecusa.com/downloads/DAS Portoguese 2003.doc - Páginas Semelhantes

[PDF] MODELAGEM E SIMULAÇÃO NUMÉRICA DO DERRAMAMENTO DE GASOLINA ...
Formato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat - Ver em HTML
... possibilitando que a fonte à jusante volte a contaminar; (d) as duas fontes se esgotam,
ea contaminação residual é transportada e biodegradada no aqüífero ...
www.sinmec.ufsc.br/artigos/cordazzo/ Cordazzo_dissertacao.pdf - Páginas Semelhantes

[PDF] SOLUÇÃO NUMÉRICA DO PROBLEMA DE DERRAMAMENTO DE GASOLINA ...
Formato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat - Ver em HTML
... degradação envolve o uso de uma equação de primeira ordem (Bedient et al., 1994),
do tipo C dt dC ? ? = (1) onde C é a concentração biodegradada e ? ...
www.sinmec.ufsc.br/artigos/cordazzo/ cordazzo_enpromer-99.pdf - Páginas Semelhantes
[ Mais resultados de www.sinmec.ufsc.br ]

Yahoo! Grupos : bambu-brasil Mensagens : Mensagem 3625 de 7041
... SE REFLORESTARMOS ALGUMA ÁREA BIODEGRADADA ,PROPOMOS PLANTAR BAMBU AO LONGO DAS
GROTAS E OU RIOS PARA PRESERVAR DE IMEDIATO E SE QUISEREM DEPOIS QUE AS ...
br.groups.yahoo.com/group/bambu-brasil/message/3625 - 15k - Em cache - Páginas Semelhantes

STIEFEL
... Ao contrário de outros inseticidas, existem vários sítios de degradação metabólica
para a permetrina; em mamíferos, é biodegradada, tanto oxidativamente ...
www.stiefel.com.br/pesquisa/ trabalhos_permetrinaa1%25.htm - 43k - Em cache - Páginas Semelhantes

Título:
... de velocidade (10,7x10 -2 min -1 , para deslignificação e 15,2x10 -2 min -1 ,
para remoção de xilana) foram observadas para a amostra biodegradada por P ...
www.faenquil.br/copg/Resumos Stricto_Sensu/ Resumos_biotecnologia/BIM007.html - 8k - Em cache - Páginas Semelhantes

Biodegradação de Herbicidas e Biorremediação
... atrazina. A molécula de atrazina formada por um anel aromático heterocíclico
clorado e N-alquilado não é facilmente biodegradada. ...
www.herbario.com.br/bot/toxicologia/biodegre.htm - 30k - Em cache - Páginas Semelhantes

REATORES UASB: Parte I
... A mistura e contato da matéria orgânica a ser biodegradada com a biomassa, a
imobilização em colônias de massa viva ea sua retenção podem ser muito ...
www.saneamento10.hpg.ig.com.br/UASB01.html - 26k - Em cache - Páginas Semelhantes

Abipla/Sipla - Resolucao 1/78
... É a percentagem de substância ativa, biodegradada num período de tempo definido,
avaliada segundo a técnica oficialmente adotada. 3.18. Branqueador Ótico: ...
www.abipla.org.br/legisl/res1_78.htm - 38k - Em cache - Páginas Semelhantes



    Reference: http://oaspub.epa.gov/trs/trs_proc_qry.navigate_term?p_term_...
Marcelo Fogaccia
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 1249

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  rhandler
42 mins
  -> Obrigado, rhandler.

agree  António Ribeiro
2 hrs
  -> Obrigado, António.

agree  Tania Marques-Cardoso
4 hrs
  -> Obrigado, Tânia.

2 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
lavrados com a terra


Explanation:
O exame deve identificar todas as áreas em que haja contaminação em potencial (por ex: áreas em que os sedimentos do fundo do tanque que contém chumbo tetraetila tenham sido enterrados ou lavrados com a terra...

Esta tradução me parace um pouco mais exata



Lincoln Carvalho
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 107