KudoZ home » English to Portuguese » Tech/Engineering

heel stripping

Portuguese translation: desmonte do estoril


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:heel stripping
Portuguese translation:desmonte do estoril
Entered by: Teresa Cristina Felix de Sousa

14:43 Dec 28, 2003
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering
English term or phrase: heel stripping
Activated carbon (VRU's shall be regenerated, consulting with the vendor and following the "heel stripping" procedure used before dumping carbon.
Teresa Cristina Felix de Sousa
Brazil
desmonte do esteril
Explanation:
Isto é o termo técnico,
"heel" é uma coluna/veio de carváo
"stripping" quer dizer remover
Selected response from:

Ryszard Matuszewski
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +3desmonte do esterilRyszard Matuszewski
5remoção da borrarhandler
5remoção do resíduoAntónio Ribeiro
3'limpeza de calcanhar'
Flavio Steffen


  

Answers


8 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +3
desmonte do esteril


Explanation:
Isto é o termo técnico,
"heel" é uma coluna/veio de carváo
"stripping" quer dizer remover

Ryszard Matuszewski
Native speaker of: Native in PolishPolish
PRO pts in pair: 16

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Flavio Steffen: Parabens!
5 mins

agree  Mayura Silveira: perfect.
1 hr

agree  Herbert Schneck: gread
4 hrs

13 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
'limpeza de calcanhar'


Explanation:
Teresa: Que coisa louca!!!
Minha pesquisa só rendeu sites pornográficos!!!
Deixando a brincadeira de lado, deve haver alguma analogia com o ato de fazer 'strip tease'.

Flavio Steffen
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 3316

33 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
remoção da borra


Explanation:
O carvão ativado costuma ser regenerado, utilizando-se vapor para a remoção do material que ficou adsorvido nele (heel). VRU = vapor recovery unit. Essa limpeza com vapor costuma ser chamada de "steam tripping".

Assim, o que o texto diz é que "o carvão ativado (unidades de recuperação a vapor) deve ser regenerado, consultando-se o fornecedor e seguindo os procedimentos usados para remoção da borra antes de jogar fora o carvão".

Trabalhei muitos anos com tais equipamentos, usados no tratamento de água, refino de açúcar, etc. Após algumas regenerações, o carvão precisa ser descartado, pois o rendimento da regeneração não é total.

--------------------------------------------------
Note added at 2003-12-28 15:17:59 (GMT)
--------------------------------------------------

Typo: última palavra do primeiro parágrafo é \"stripping\" (faltou um s)

--------------------------------------------------
Note added at 2003-12-28 15:41:29 (GMT)
--------------------------------------------------

Eis como o Houaiss define \"borra\" (aplica-se, neste caso, o significado dos números 6 e 7):

5 substância sólida ou pastosa que, depois de haver estado em suspensão num líquido, deposita-se no fundo do recipiente ou é separada do líquido por meio de filtragem
Ex.: b. de vinho, de azeite, de café, de açúcar
6 Derivação: por analogia.
sujeira, imundície
7 Derivação: por metáfora.
a parte mais grosseira ou pior de qualquer coisa; coisa da pior qualidade
Ex.: a b. dessas teses pus de lado


    Reference: http://www.acronymfinder.com
    Reference: http://www.babylon.com
rhandler
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 11462

41 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
remoção do resíduo


Explanation:
Outra sugestão.

António Ribeiro
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 7218