KudoZ home » English to Portuguese » Tech/Engineering

ink eraser

Portuguese translation: borracha para tinta


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:ink eraser
Portuguese translation:borracha para tinta
Entered by: rhandler

19:05 Jan 23, 2004
English to Portuguese translations [Non-PRO]
Tech/Engineering / vidros, soldagem de terminais
English term or phrase: ink eraser
Soldagem de terminais em vidros com desembaçador, questionário de qualificação de operadores

The purpose of polishing is to remove oxide on the silver print surface and the frit exposed to the surface, and to reduce the boa (hollow), in order to improve the adhesiveness of solder.

Any maker's ink eraser can be used for polishing as long as it has polishing effects. No operating standard is established for the maker or part number.

For the polishing work, an ink eraser is used. Therefore, it can be called 'mechanical cleaning method'. On the other hand, the application of flux can be called a kind of 'chemical cleaning method'.

Ink eraser?

Obrigada de antemão, não é a minha área e estou sem dicionários no momento.

ME
Maria Eugenia Farre
Brazil
borracha para tinta
Explanation:
São as borrachas usadas para apagar tinta, mais duras e abrasivas. Veja este exemplo:

Casa do Restaurador - Decoração
Stencil > Acessórios > Borracha para Tinta Stencil. Borracha usada para apagar manchas e erros das paredes ou de outras superfícies pintadas com tinta "Dry ...
www.casadorestaurador.com.br/decoracao1_10.htm

--------------------------------------------------
Note added at 2004-01-23 21:00:33 (GMT)
--------------------------------------------------

Eraser, segundo o Webster\'s, é:

eraser (e raser, i-)
n.
a thing that erases; specif., a device made of rubber for erasing ink or pencil marks, or a pad of felt or cloth for removing chalk marks from a blackboard


(C)1995 Zane Publishing, Inc. (C)1994, 1991, 1988 Simon & Schuster, Inc.


--------------------------------------------------
Note added at 2004-01-23 21:06:34 (GMT)
--------------------------------------------------

Também pode-se dizer \"borracha de tinta\", como neste exemplo de Portugal:

Consumiveis
... 83$00. Blocos A4, 170$00. Bolsas 21A, 73$00. Bolsas Roma 290, 61$00. Borracha de Tinta Pelikan, 48$00. Borracha p/ Acetato, 200$00. Borracha p/ Lápis Pentel peq.
65$00. ...
alf1.cii.fc.ul.pt/consumiveis.html
Selected response from:

rhandler
Grading comment
Graded automatically based on peer agreement.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +7borracha para tintarhandler
4removedor de tinta
Claudia da Matta
3saca-tintas
dalina
2lâmina raspadeira de tintaargus


  

Answers


13 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +7
borracha para tinta


Explanation:
São as borrachas usadas para apagar tinta, mais duras e abrasivas. Veja este exemplo:

Casa do Restaurador - Decoração
Stencil > Acessórios > Borracha para Tinta Stencil. Borracha usada para apagar manchas e erros das paredes ou de outras superfícies pintadas com tinta "Dry ...
www.casadorestaurador.com.br/decoracao1_10.htm

--------------------------------------------------
Note added at 2004-01-23 21:00:33 (GMT)
--------------------------------------------------

Eraser, segundo o Webster\'s, é:

eraser (e raser, i-)
n.
a thing that erases; specif., a device made of rubber for erasing ink or pencil marks, or a pad of felt or cloth for removing chalk marks from a blackboard


(C)1995 Zane Publishing, Inc. (C)1994, 1991, 1988 Simon & Schuster, Inc.


--------------------------------------------------
Note added at 2004-01-23 21:06:34 (GMT)
--------------------------------------------------

Também pode-se dizer \"borracha de tinta\", como neste exemplo de Portugal:

Consumiveis
... 83$00. Blocos A4, 170$00. Bolsas 21A, 73$00. Bolsas Roma 290, 61$00. Borracha de Tinta Pelikan, 48$00. Borracha p/ Acetato, 200$00. Borracha p/ Lápis Pentel peq.
65$00. ...
alf1.cii.fc.ul.pt/consumiveis.html

rhandler
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 11462
Grading comment
Graded automatically based on peer agreement.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Clauwolf: good - bom fim-de-semana
6 mins
  -> Obrigado, Clauwolf, para você também.

agree  Marion Gorenstein
11 mins
  -> Obrigado, Marion

agree  Sormane Fitzgerald Gomes
19 mins
  -> Obrigado, spgomes

agree  Claudio Mazotti
39 mins
  -> Obrigado, klausinSP

agree  Roberto Cavalcanti: sure
4 hrs
  -> Obrigado, Roberto

agree  Mayura Silveira
7 hrs
  -> Obrigado, Mayura

agree  Amilcar: Certo. Nós os portugas dizemos "borracha de [apagar] tinta" (fim da dita) com "apagar" subentendido.
3 days3 hrs
  -> Obrigado, Amilcar. Também se usa assim, no Brasil, de ou para.

15 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
saca-tintas


Explanation:
No Lewis L. Sell, ink eradicator - saca-tintas

dalina
Native speaker of: Native in RussianRussian

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
removedor de tinta


Explanation:
Pode ser uma solução.


-------

Any maker's ink eraser can be used...

Pode ser usado removedor de tinta de qualquer fabricante...


-------



--------------------------------------------------
Note added at 1 hr 20 mins (2004-01-23 20:25:35 GMT)
--------------------------------------------------

[PDF] Líquidos penetrantes
Formato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat - Ver em HTML
... removedor de tinta Removedor alcalino Jateamento Queima Ar seco Aquecimento Estufa
Lavagem com água corrente Neutralizadores Polimento Usinagem Ataque ...
www.bibvirt.futuro.usp.br/textos/tem_outros/cursprofissiona... tc2000/ensaios/ensa19.pdf

Claudia da Matta
United States
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 1365

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
disagree  perry: concordo que seria uma possibilidade, mas o texto fala que o "ink eraser" fará uma limpeza mecânica. No caso do removedor teríamos uma limpeza química
7 mins
  -> Talvez seja 'mecânico' porque tem que ser esfregado. Veja que logo depois fala "application of flux can be called a kind of 'chemical cleaning method'."

agree  Isabel Maria Basto
11 days
  -> Obrigada, Isabel.

1 hr   confidence: Answerer confidence 2/5Answerer confidence 2/5
lâmina raspadeira de tinta


Explanation:
Pensei em algum líquido, mas todas as pesquisas mostraram que os líquidos removedores de tinta são abrasivos, além de geralmente emitirem gases tóxicos. No meu entender, no caso de terminais, a ferramenta mais adequada é mesmo uma lâmina. Não é abrasiva, não emite gases tóxicos e é mais fácil de controlar. Esse foi também o resultado das pesquisas, tanto no Sell quanto no Google. Espero que ajude.

argus
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 4