KudoZ home » English to Portuguese » Tech/Engineering

monumental and fragmentary

Portuguese translation: ..apenas fragmentos, eram monumentais


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:monumental and fragmentary
Portuguese translation:..apenas fragmentos, eram monumentais
Entered by: airmailrpl

13:03 Oct 18, 2001
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering
English term or phrase: monumental and fragmentary
The surviving Kievan frescoes, mostly fragmentary, are monumental and rather linear in manner.

Estou achando este trecho meio tricky. Vejam a tradução que eu fiz e corrijam se acharem que eu interpretei errado, please:

"Os afrescos kievitas que subsistem até hoje, em sua maioria incompletos, são monumentais e de estilo bastante linear".

Dúvida: 1) são fragmentos dos afrescos ou afrescos incompletos? 2) são enormes ou de estilo monumental ou ainda pertencentes a monumentos?
Nilson
Brazil
"Os afrescos kievitas que subsistem até hoje, agora em sua maioria apenas fragmentos, eram .....
Explanation:
"Os afrescos kievitas que subsistem até hoje, agora em sua maioria apenas fragmentos, eram monumentais e de estilo bastante linear".
Selected response from:

airmailrpl
Brazil
Grading comment
Gostei da todas as sugestões. A sua ganhou pela criatividade. Thanks U all!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +1"Os afrescos kievitas que subsistem até hoje, agora em sua maioria apenas fragmentos, eram .....
airmailrpl
4Monumentais e desgastados
Jorge Freire
4Os afrescos kievitas que subsistem até hoje,...
Vivian
4fragmentado
Silvio Picinini


Discussion entries: 1





  

Answers


2 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
fragmentado


Explanation:
1. Composed of fragments, or broken pieces; disconnected; not complete or entire

Do Websters

Conclusão fragmentado ou incompleto
Na defensiva eu usaria fragmentado porque contém o incompleto, e não é certeza que estejam incompletos.

Silvio Picinini
United States
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 1393

3 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
Os afrescos kievitas que subsistem até hoje,...


Explanation:

Os afrescos kievitas que subsistem até hoje, na sua maioria consistem de fragmentos, são monumentais e particularmente em estilo linear".

fica ai a minha sugestão, ainda que a sua transmite o sentido do texto.

vivian





Vivian
United States
PRO pts in pair: 194

10 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
Monumentais e desgastados


Explanation:
Embora concorde com o Sílvio apresento a alternativa de desgastados como opção. Fragmentados está correcto também

Jorge Freire
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 2004

14 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
"Os afrescos kievitas que subsistem até hoje, agora em sua maioria apenas fragmentos, eram .....


Explanation:
"Os afrescos kievitas que subsistem até hoje, agora em sua maioria apenas fragmentos, eram monumentais e de estilo bastante linear".

airmailrpl
Brazil
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 8799
Grading comment
Gostei da todas as sugestões. A sua ganhou pela criatividade. Thanks U all!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  José Antonio Azevedo
116 days