KudoZ home » English to Portuguese » Textiles / Clothing / Fashion

Homburg hat

Portuguese translation: chapéu Homburg / chapéu Gelô


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:Homburg hat
Portuguese translation:chapéu Homburg / chapéu Gelô
Entered by: rhandler

22:13 Feb 18, 2008
English to Portuguese translations [PRO]
Textiles / Clothing / Fashion
English term or phrase: Homburg hat
What's the best Portuguese translation for Homburg hat? Some dictionaries give chapéu-melão, but I think it's not very specific. I have also found "chapéu Homburg" in a book on fashion.
Alevato
chapéu Homburg
Explanation:
Veja esta explicação, de http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=510319

HOMBURG

Fabricado em Hamburgo, Alemanha, desde o início do século XIX. A copa alta tem um sulco profundo no meio e é arrematada por uma tira de tecido escuro na base.

Mais um exemplo:

Iandiwords: May 2006
Um negro - mesmo um comprovadamente esperto e inteligente como Naki, e tão imaculadamente vestido em camisa impecável e chapeu Homburg mesmo quando ...
http://iandiwords.blogspot.com/2006_05_01_archive.html


--------------------------------------------------
Note added at 17 mins (2008-02-18 22:31:20 GMT)
--------------------------------------------------

Outro exemplo:

Votando de todo o coração
Também escovava o melhor chapéu de Papai e o seu próprio chapéu Homburg. Como meu pai, minha mãe e os pais dela também se vestiam com cuidado para a ...
www.chabad.org.br/BIBLIOTECA/ARTIGOS/votando/home.html


Também é chamado de "chapéu Gelô", como explicado aqui:

no ProvadoR » CHApÉU
XIX é Homburg, ‘big daddy’ ou Gelô, que na verdae vem de Gelot, nome de um fabricante de chapéus francês. Este tipo de chapéu é de feltro, tem a copa bem ...
http://noprovador.com.br/wordpress/?p=159

Selected response from:

rhandler
Grading comment
Thank you for your reply. i just wonder where "chapéu-melão" came from.
3 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +1chapéu Homburgrhandler
4Chapéu de feltro
Carla G..


Discussion entries: 1





  

Answers


5 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
homburg hat
Chapéu de feltro


Explanation:
http://images.google.pt/imgres?imgurl=http://www.colegiosaof...

Carla G..
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

14 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
homburg hat
chapéu Homburg


Explanation:
Veja esta explicação, de http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=510319

HOMBURG

Fabricado em Hamburgo, Alemanha, desde o início do século XIX. A copa alta tem um sulco profundo no meio e é arrematada por uma tira de tecido escuro na base.

Mais um exemplo:

Iandiwords: May 2006
Um negro - mesmo um comprovadamente esperto e inteligente como Naki, e tão imaculadamente vestido em camisa impecável e chapeu Homburg mesmo quando ...
http://iandiwords.blogspot.com/2006_05_01_archive.html


--------------------------------------------------
Note added at 17 mins (2008-02-18 22:31:20 GMT)
--------------------------------------------------

Outro exemplo:

Votando de todo o coração
Também escovava o melhor chapéu de Papai e o seu próprio chapéu Homburg. Como meu pai, minha mãe e os pais dela também se vestiam com cuidado para a ...
www.chabad.org.br/BIBLIOTECA/ARTIGOS/votando/home.html


Também é chamado de "chapéu Gelô", como explicado aqui:

no ProvadoR » CHApÉU
XIX é Homburg, ‘big daddy’ ou Gelô, que na verdae vem de Gelot, nome de um fabricante de chapéus francês. Este tipo de chapéu é de feltro, tem a copa bem ...
http://noprovador.com.br/wordpress/?p=159



rhandler
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 53
Grading comment
Thank you for your reply. i just wonder where "chapéu-melão" came from.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Roberto Cavalcanti
5 mins
  -> Obrigado, Roberto!




Voters for reclassification
as
PRO / non-PRO
Non-PRO (1): rhandler