KudoZ home » English to Portuguese » Zoology

Uganda Kob

Portuguese translation: cobo do Uganda


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:Uganda Kob
Portuguese translation:cobo do Uganda
Entered by: Isabel Pinto

18:40 Dec 16, 2005
English to Portuguese translations [PRO]
Science - Zoology
English term or phrase: Uganda Kob
These antelopes, known as ***UGANDA KOB***, gather here in the wet season.
Pt-pt

Procurei e procurei e não encontrei o termo em portuês.
Creio que o nome científico é 'Anedota Kob thomasi'.
Isabel Pinto
cobo do Uganda
Explanation:
Para manter a designação do original, já que parecem haver diversas subespécies. Ver uma boa fonte em:
http://www.sergiosakall.com.br/introducao/aprendendo_animais...

--------------------------------------------------
Note added at 33 mins (2005-12-16 19:13:18 GMT)
--------------------------------------------------

http://www.safariheadlands.com/minimo_sci_africa.htm
http://safariclubcat.es/animales/cob_de_uganda.htm

será "antílope aquático", conforme indicado em:
http://www.geotur.pt/hunting/fotografias/album_detail.asp?pp...

--------------------------------------------------
Note added at 39 mins (2005-12-16 19:19:45 GMT)
--------------------------------------------------

E um útil glossário (XLS) sobre "bichos" (mas sem PT):
http://users.pandora.be/luc.ockers1/Glossary of animal names...

--------------------------------------------------
Note added at 17 hrs 13 mins (2005-12-17 11:54:06 GMT)
--------------------------------------------------

Nota lateral:

Designação e "género" dos países (PT-PT):
http://publications.eu.int/code/pt/pt-5000500.htm

e designação dos estados-membro da UE:
http://publications.eu.int/code/pt/pt-370101.htm
Selected response from:

João Roque Dias
Portugal
Grading comment
Obrigada João
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +4cobo do Uganda
João Roque Dias
2veja nota abaixo
Claudio Mazotti


Discussion entries: 1





  

Answers


34 mins   confidence: Answerer confidence 2/5Answerer confidence 2/5
uganda kob
veja nota abaixo


Explanation:
Isabel, tb não encontrei nenhuma referência em pt ou espanhol, apenas "cobos"-uma variedade de antílopes.
Sugiro manter no original e citar o nome científico do animal, visto q ainda há várias espécies q não foram traduzidas p/ o pt.

Notas:
1- encontrei outro nome popular p/ o animal: Kobus kob thomasi
2- o nome científico correto é 'adenota kob thomaSi neumann':

Ceremonial mating behavior in Uganda kob (Adenota kob thomasi neumann). Buechner HK,
Schloeth R. MeSH Terms Animals Artiodactyla* Behavior, Animal* ...
www.ncbi.nlm.nih.gov/entrez/query.fcgi?cmd=Retrieve& db=PubMed&list_uids=5890864&dopt=Abstract

Claudio Mazotti
Brazil
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 40

28 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +4
uganda kob
cobo do Uganda


Explanation:
Para manter a designação do original, já que parecem haver diversas subespécies. Ver uma boa fonte em:
http://www.sergiosakall.com.br/introducao/aprendendo_animais...

--------------------------------------------------
Note added at 33 mins (2005-12-16 19:13:18 GMT)
--------------------------------------------------

http://www.safariheadlands.com/minimo_sci_africa.htm
http://safariclubcat.es/animales/cob_de_uganda.htm

será "antílope aquático", conforme indicado em:
http://www.geotur.pt/hunting/fotografias/album_detail.asp?pp...

--------------------------------------------------
Note added at 39 mins (2005-12-16 19:19:45 GMT)
--------------------------------------------------

E um útil glossário (XLS) sobre "bichos" (mas sem PT):
http://users.pandora.be/luc.ockers1/Glossary of animal names...

--------------------------------------------------
Note added at 17 hrs 13 mins (2005-12-17 11:54:06 GMT)
--------------------------------------------------

Nota lateral:

Designação e "género" dos países (PT-PT):
http://publications.eu.int/code/pt/pt-5000500.htm

e designação dos estados-membro da UE:
http://publications.eu.int/code/pt/pt-370101.htm

João Roque Dias
Portugal
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 10
Grading comment
Obrigada João

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  xxxMarttim: Marco:minha dúvida ocorreu pq o Globo e a Folha de SP falam 'da' Uganda. O site do governo ugandense no Brasil é o Portal 'da' Uganda. Claro que podem estar errados. Quanto a Portugal, o João já esclareceu.
51 mins
  -> Não. Em Portugal dizemos "o Uganda", "do Uganda", "para o Uganda", "no Uganda"...

agree  Marco Schaumloeffel: Joao está certo! Só um comentário: em PT-BR Uganda geralmente nao tem artigo, mas tb pode ser usado o masculino, jamais o feminino... Em lingüística falamos em hipercorrecao, mas nem sempre palavra terminada em "a" é feminina
7 hrs
  -> Coisas do português...

agree  Eugenia Lourenco
18 hrs

agree  tania nogueira: poderia usar cobo DE uganda,
2 days4 hrs
  -> Em PT-BR talvez, mas em PT-PT, "de Uganda" é incorrecto.