KudoZ home » English to Portuguese » Zoology

seedpod stick to the loops

Portuguese translation: ...a casca da vagem nos fios do tecido de suas calças


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:seedpod stick to the loops
Portuguese translation:...a casca da vagem nos fios do tecido de suas calças
Entered by: Always Learning

23:33 Nov 29, 2008
English to Portuguese translations [PRO]
Zoology
English term or phrase: seedpod stick to the loops
Frase: "He realized that tiny hooks made the seedpod stick to the loops in his pants fabric."
Always Learning
...a casca da vagem nos fios do tecido de suas calças
Explanation:
...minúsculos ganchos prendiam a casca da vagem nos fios do tecido de suas calças

seedpod = casca da vagem
Selected response from:

Marlene Curtis
United States
Grading comment
Thanks!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4...a casca da vagem nos fios do tecido de suas calçasMarlene Curtis
4faz a vagem aderir à trama
Christina Paiva
4 -1(fez o) carrapicho ficar preso no tecido da...
Salvador Scofano and Gry Midttun
3...feito o casulo da semente(casca da semente) aderir às fibras do tecido.....
Marcos Antonio


  

Answers


48 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
...a casca da vagem nos fios do tecido de suas calças


Explanation:
...minúsculos ganchos prendiam a casca da vagem nos fios do tecido de suas calças

seedpod = casca da vagem

Marlene Curtis
United States
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 48
Grading comment
Thanks!

2 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
faz a vagem aderir à trama


Explanation:
Caso o texto seja sobre a disseminação de plantas daninhas (p. ex.) no pasto seedpod seria a vagem contendo as sementes

definition: a several-seeded dehiscent fruit as e.g. of a leguminous plant [syn: pod]


    Reference: http://dictionary2.classic.reference.com/browse/seedpod?r=14
Christina Paiva
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 12

10 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
...feito o casulo da semente(casca da semente) aderir às fibras do tecido.....


Explanation:
Sug.


Diria assim.

Marcos Antonio
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 20

5 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): -1
(fez o) carrapicho ficar preso no tecido da...


Explanation:
Parece muito com a história do velcro.
O que ficava preso no tecido era o carrapicho.

Veja:

Depois de observar o carrapicho no microscópio, ele verificou que sua superfície ... que em 1951 passou a se chamar Velcro cuja foto ampliada está abaixo: ...
www.pimentadigital.com.br/article/345/carrapicho-foi-clonad... - 18k -

One day in 1948, when Swiss amateur mountaineer George de Mestral arrived home from walking his dog through a field, he noticed burrs clinging to his clothes and the dog’s fur. Studying a burr under his microscope, he realized that tiny hooks made the seedpod stick to the loops in his pants fabric. This gave him the idea of developing a two-part nylon fastener, one part made up of burrlike hooks and the other part composed of soft loops. Combining the words velour and crochet, he called his invention Velcro. It stuck.



--------------------------------------------------
Note added at 12 hrs (2008-11-30 11:38:38 GMT)
--------------------------------------------------

Oi Gouveia! Com relação à questão vagem x carrapicho, minha impressão é que vagem não necessáriamente seja uma coisa que prenda em tecidos ou pelo de animais. Já com o termo carrapicho a associação é imediata e mais clara.

Para tirar a dúvida, veja essa referência abaixo de uma pesquisadora. Espero que ajude:

Nota: - Na época de início das minhas pesquisas com o carrapicho eu estava sofrendo .... em referência para o seedpods que vira de verde para amarelar como ...
helamor.multiply.com/journal/item/139 - 80k - Em cache - Páginas Semelhantes

Salvador Scofano and Gry Midttun
Norway
Native speaker of: Native in NorwegianNorwegian, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 88
Notes to answerer
Asker: Oi, Salvador! Vc tem razão. Trata-se da história do velcro. Mas o que me deixou confusa foi a palavra SEEDPOD. Eu tb havia entendido que era o carrapicho que se prendia aos fios do tecido da calça do alpinista. Mas quando li SEEDPOD, fiquei confusa. Por isso, pedi ajuda. Vagem? Carrapicho?


Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
disagree  Christina Paiva: a diferença entre vagem e carrapicho é que a primeira tem muito mais sementes, enquanto o carrapicho é uma semente.
12 hrs