KudoZ home » English to Portuguese » Zoology

COTTONTAIL RABBIT

Portuguese translation: Coelho de Cauda Branca


19:47 Feb 14, 2012
English to Portuguese translations [PRO]
Science - Zoology
English term or phrase: COTTONTAIL RABBIT
Haverá um nome específico em português (PT) para esta espécie de coelho?
Manuel O
Portuguese translation:Coelho de Cauda Branca
Explanation:
Coelho de Cauda Branca
Selected response from:

Nick Taylor
Grading comment
thanks
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +1coelho-de-cauda-de-algodãoLuciano Eduardo de Oliveira
5Tapeti, tapiti (Sylvilagus spp.)
João de Andrade / www.trasla.com
4tapiti/coelho-do-mato/candimbaxxxAna Escaleir
4Coelho de Cauda Branca
Nick Taylor


Discussion entries: 11





  

Answers


2 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
cottontail rabbit
coelho-de-cauda-de-algodão


Explanation:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sylvilagus

Luciano Eduardo de Oliveira
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 20

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Dolores Vázquez
1 day16 hrs

26 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
cottontail rabbit
tapiti/coelho-do-mato/candimba


Explanation:
Se for o Sylvilagus brasiliensis: pode ser tambem coelho brasileiro.

qual o contexto? publico-alvo?


    Reference: http://pt.wikipedia.org/wiki/Tapiti
xxxAna Escaleir
Brazil
Native speaker of: Portuguese

54 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
cottontail rabbit
Coelho de Cauda Branca


Explanation:
Coelho de Cauda Branca

Nick Taylor
Works in field
Native speaker of: Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 8
Grading comment
thanks

4 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
cottontail rabbit
Tapeti, tapiti (Sylvilagus spp.)


Explanation:
:)

--------------------------------------------------
Note added at 11 minutos (2012-02-14 19:58:15 GMT)
--------------------------------------------------

Sao os coelhos do gênero Sylvilagus representados no Brasil pela espécie Sylvilagus brasiliensis, nosso Tapeti, Tapiti, etc.
Trata-se de um livro infantil?... Talvez você possa adaptar o nome para coelho-tapiti ou coisa parecida.

--------------------------------------------------
Note added at 23 minutos (2012-02-14 20:10:16 GMT)
--------------------------------------------------

"O tapiti (Sylvilagus brasiliensis), ou coelho-brasileiro, coelho-do-mato e candimba, é um mamífero lagomorfo, noturno, da família Leporidae, encontrado do México à Argentina."
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sylvilagus_brasiliensis

A Wikipedia é um pouco duvidosa mas um nome que poderia ser útil é coelho-do-mato ou melhor, coelho-da-mata. Sim, acho que coelho-da-mata seria uma boa sugestão.

--------------------------------------------------
Note added at 17 horas (2012-02-15 12:49:40 GMT)
--------------------------------------------------

Minha última sugestão, coelho-da-mata, fi-la mais por receio de que você rejeitasse o nome popular tapiti que por convicção de que seja um nome adequado.
Mesmo sendo um livro infantil ou/e de tom levemente humorístico, não acho que devamos privar as crianças do contato com termos e nomes de emprego mais raro. O tapiti, por critérios taxonômicos e biomoleculares, está mais distante dos coelhos domésticos que conhecemos e do seu ancestral selvagem europeu, do que nós (como espécie) estamos dos gorilas e orangotangos, ou seja, aparentemente é um coelhinho... mas, na verdade, trata-se mesmo de um: tapiti! Esta é a razão da minha objeção em relação ao termo genérico coelho.
Na minha opinião, do ponto de vista de um brasileiro, temos já um nome idôneo para as espécies do gênero “Sylvilagus” e o nome mais adequado e difundido, herdado dos indígenas e usado ainda hoje pelas populações caboclas é tapiti. A minha lógica é essa... um gorila é um gorila, um orangotango é um orangotango...um coelho é um coelho e um tapiti deveria ser visto como um tapiti. E tem mais, acho que essa diversidade, essa riqueza de diferenças tanto biológica quanto linguística não deveria ser ocultada das crianças.
Minhas sugestões definitivas:

tapiti OU tapiti-(norte)americano OU tapiti-de-cauda-de-algodão OU tapiti-de cauda-branca

Claro que entendo que isso não é tudo. Um tradudor tem que calcular uma série de variáveis como por exemplo, se isso alteraria um determinado jogo de palavras, etc.

--------------------------------------------------
Note added at 2 dias 24 minutos (2012-02-16 20:11:17 GMT) Post-grading
--------------------------------------------------

Tapiti (Sylvilagus brasiliensis)
Tapiti quer dizer “pêlo branco na barriga” em tupi-guarani: ta = pêlo, pi ou pia = barriga e ti = branco.

http://www.flickr.com/photos/fly_angler/3718198109/lightbox/


Busca (Google Scholar*): "Sylvilagus brasiliensis" +tapiti
http://scholar.google.com/scholar?hl=en&q="Sylvilagus brasil...
*O Google Scholar (Google Acadêmico em português) é uma ferramenta de pesquisa do Google que permite pesquisar em trabalhos acadêmicos, literatura escolar, jornais de universidades e artigos variados.


Busca (Google): "Sylvilagus brasiliensis" +tapiti
http://www.google.de/#sclient=psy-ab&hl=de&source=hp&q="Sylv...


João de Andrade / www.trasla.com
Germany
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 60