KudoZ home » English to Portuguese » Zoology

self-anoiting or "anting"

Portuguese translation: auto-unção ou anting


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:self-anoiting or "anting"
Portuguese translation:auto-unção ou anting
Entered by: Roberto Cavalcanti

18:54 Jun 24, 2004
English to Portuguese translations [PRO]
Science - Zoology
English term or phrase: self-anoiting or "anting"
Comporamento de ouriços:

"Hedgehogs lick a newly encoutered object repeatedly until a frothy saliva forms in their mouth whinch they then rub onto their skin and spines in a behavior referred to as self-anointing or "anting"
Mariageni
auto-unção ou
Explanation:
anting deixe no original, não encontrei tradução, é o ato de esfregar formigas nas penas
Selected response from:

Roberto Cavalcanti
Brazil
Grading comment
Obrigada, Roberto. A minha idéia de tradução também foi auto-unção, mas precisava desse aval. Quanto ao "anting", deixarei em inglês, obrigada pela sugestão. Obrigada a todos.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +2auto-unção ou
Roberto Cavalcanti
4auto- untura...auto-untadura
airmailrpl


  

Answers


9 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
self-anoiting or
auto-unção ou


Explanation:
anting deixe no original, não encontrei tradução, é o ato de esfregar formigas nas penas

Roberto Cavalcanti
Brazil
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 8
Grading comment
Obrigada, Roberto. A minha idéia de tradução também foi auto-unção, mas precisava desse aval. Quanto ao "anting", deixarei em inglês, obrigada pela sugestão. Obrigada a todos.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Henrique Serra: não vejo outra saída
1 min
  -> Grato

agree  Charles Fontanetti
2 hrs
  -> Grato

12 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
self-anoiting or
auto- untura...auto-untadura


Explanation:
untadura
s.f. (1721 cf. RB) ato ou efeito de untar; unção, untura ¤ etim rad. de untado + -ura; ver unt-; f.hist. 1721 untadûra, 1789 untadura

untar
v. (sXIII cf. FichIVPM) 1 t.d. e pron. aplicar unto, óleo ou qualquer matéria gordurosa a (algo, alguém ou a si mesmo); friccionar(-se) ou fomentar(-se) com esse tipo de substâncias; ungir <untou a forma com manteiga> <untou-se com óleo bronzeador antes de ir à praia> 2 t.d. e pron. m.q. besuntar ¤ etim unto + -ar; ver unt-; f.hist. sXIV vuntar, sXIV untar, sXIV hutar, 1858 unctár ¤ sin/var ver sinonímia de esfregar ¤ hom unto(1ªp.s.)/ unto(s.m.)

ungir
v. (sXIII cf. FichIVPM) 1 t.d. e pron. untar(-se) ou friccionar(-se) com óleo, ungüento ou qualquer substância gorda; fomentar <ungiu o corpo com óleo e entrou na piscina> <ungiu-se com cremes finíssimos antes de dormir> 2 t.d. catol aplicar em (alguém) óleos consagrados; dar unção a <ungir o batizando> <ungir um doente> 3 t.d. catol dar a extrema-unção a <o padre ungiu o moribundo> 4 t.d. untar ou friccionar com perfumes ou substâncias aromáticas <ungiu o corpo com essências raras> 5 t.d. p.ext. tornar úmido ou molhado; molhar, umedecer <ungiu a testa com água fresca> 6 t.d. e t.d.pred. investir de autoridade por meio de unção ou sagração; sagrar <ungir o bispo> <ungiram-no imperador> 7 t.d. fig. influenciar (alguém) com palavras ou modos insinuantes <ele ungia a donzela com sua sedução> 8 t.d. fig. mudar (algo ou alguém) para melhor; tornar mais puro; corrigir <u. a moralidade dos políticos> <a fé ungiu o viciado> ¤ gram a respeito da conj. deste verbo, ver -ungir ¤ etim lat. ungo ou unguo,is,unxi,unctum,unguère 'untar, ungir, perfumar; esfregar (com azeite ou perfumes); tingir, molhar, ensopar; temperar (comida)'; ver unç- ou unt-; f.hist. sXIII ongiu, sXIV ungiu ¤ sin/var ver sinonímia de esfregar

unção
s.f. (sXIII cf. CSM) 1 rel ato ou efeito de ungir, de aplicar óleo consagrado numa pessoa <a u. do batismo> 1.1 p.ext. cerimônia em que esse ato se dá 2 ato ou efeito de untar, de esfregar com unto, gordura; untatura, untura 3 fig. doçura no modo de ser e na expressão, que emociona <ela tinha delicadeza e u.> 4 fig. maneira insinuante de expressar-se <enganou a todos com sua fala cheia de u.> 5 fig. sentimento de piedade religiosa ¤ etim lat. unctìo,ònis 'ação de esfregar, de untar, de fricionar; ungüento', formado do supn. do v.lat. ungo (unguo),is,unxi,unctum,ungère 'untar, ungir, esfregar com'; ver unç-; f.hist. sXIII onçon, sXIV unçom

untura
s.f. (sXIV cf. AGC) 1 ato ou efeito de untar; unção, untadura 2 banha ou substância gordurosa; unto 3 m.q. ungüento 4 fig. noção ou conhecimento limitado e superficial de algo <no colégio, adquiriu unturas de inglês e latim> 5 RS remédio us. para curar unheiras das cavalgaduras, preparado com sebo, carvão moído e outras substâncias 6 P m.q. surra ¤ etim lat. unctúra,ae 'ação de ungir, de perfumar'; ver unt-; f.hist. sXV vnturas


airmailrpl
Brazil
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 8