Fleurine

Portuguese translation: Fleurine(s)

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
French term or phrase:Fleurine
Portuguese translation:Fleurine(s)

03:36 Nov 6, 2013
    The asker opted for community grading. The question was closed on 2013-11-09 11:54:13 based on peer agreement (or, if there were too few peer comments, asker preference.)


French to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering - Biology (-tech,-chem,micro-)
French term or phrase: Fleurine
Tradução sobre a produção de roquefort, "fleurine" só existe em algumas grutas que servem de adegas pra maturação de queijo na França
LuOliveira
Fleurine(s)
Explanation:
Eu seguiria a referência do IATE, mantendo o termo tal qual, mas pluralizado:
Fleurines => ..."corrente de ar que circula nas grutas naturais"..."este termo eventualmente designa as próprias grutas".

Domínio: AGRICULTURA, SILVICULTURA E PESCA, Ciências da vida
FRANCÊS
Definição: courant d'air qui circule dans les grottes naturelles, des Causses, servant de caves d'affinage pour le roquefort
Refª definição Luquet-Boudier,Lexique des termes utilisés en industrie laitière,FML,Douai,1976

Termo fleurine
Fiabilidade 3 (Fiável)
Refª termo Luquet-Boudier,Lexique des termes utilisés en industrie laitière,FML,Douai,1976
Nota sobre o termo: ce terme désigne parfois les grottes elles-mêmes;REF:Luquet-Boudier,Lexique des termes utilisés en industrie laitière,FML,Douai,1976
Data 24/09/2003

PORTUGUÊS

Termo fleurines
Fiabilidade 3 (Fiável)
Refª termo P.Neto,Eng.Química Fac.Eng.Univ.Porto
Data 24/09/2003
Selected response from:

Luís Hernan Mendoza
Brazil
Grading comment
Muito obrigada pela resposta! É exatamente isto.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4Brisa suave que escoa entre as rochas/rochedos
maelisa
3 +1Fleurine(s)
Luís Hernan Mendoza


  

Answers


4 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +1
Fleurine(s)


Explanation:
Eu seguiria a referência do IATE, mantendo o termo tal qual, mas pluralizado:
Fleurines => ..."corrente de ar que circula nas grutas naturais"..."este termo eventualmente designa as próprias grutas".

Domínio: AGRICULTURA, SILVICULTURA E PESCA, Ciências da vida
FRANCÊS
Definição: courant d'air qui circule dans les grottes naturelles, des Causses, servant de caves d'affinage pour le roquefort
Refª definição Luquet-Boudier,Lexique des termes utilisés en industrie laitière,FML,Douai,1976

Termo fleurine
Fiabilidade 3 (Fiável)
Refª termo Luquet-Boudier,Lexique des termes utilisés en industrie laitière,FML,Douai,1976
Nota sobre o termo: ce terme désigne parfois les grottes elles-mêmes;REF:Luquet-Boudier,Lexique des termes utilisés en industrie laitière,FML,Douai,1976
Data 24/09/2003

PORTUGUÊS

Termo fleurines
Fiabilidade 3 (Fiável)
Refª termo P.Neto,Eng.Química Fac.Eng.Univ.Porto
Data 24/09/2003


Luís Hernan Mendoza
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 8
Grading comment
Muito obrigada pela resposta! É exatamente isto.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  maelisa: Fleurine é uma fissura na rocha, que permitem a circulação do ar nas galerias subterrâneas. http://fr.wikipedia.org/wiki/Fleurine http://www.areliquia.com.br/artigos anteriores/reliquia_jane...
4 hrs

8 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
Brisa suave que escoa entre as rochas/rochedos


Explanation:
http://www.areliquia.com.br/artigos anteriores/reliquia_jane...

maelisa
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search