débit de grenaillage

Portuguese translation: vazão (OU fluxo) de jateamento com granalha

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
French term or phrase:débit de grenaillage
Portuguese translation:vazão (OU fluxo) de jateamento com granalha
Entered by: rhandler

10:00 Sep 5, 2007
French to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering - Construction / Civil Engineering
French term or phrase: débit de grenaillage
en Pt du Br, dans un descriptif de machine :
Défaut débit grenaillage hors tolérance durant le cycle
Magali de Vitry
vazão (OU fluxo) de jateamento com granalhas
Explanation:
débit = vazão OU fluxo

grenaillage = jateamento

Veja um pouco sobre o que é o "jateamento":

HISTÓRIA DO JATEAMENTO

E tudo começou com um grão de areia...
Marcas deixadas na vidraça de sua casa por uma tempestade de areia levaram um técnico americano, no século passado, aos rudimentos do jateamento, hoje ferramenta industrial de muita precisão, ainda não explorada em toda a sai potencialidade.

A primeira patente de um engenho para jateamento data de 1870, nos EUA. Um certo Tilgman requereu, nos EUA, a primeira patente de uma máquina para jateamento com areia. Curiosa era a afirmação de Tilgman de que a máquina serviria para ornamentar e gravar letras em granito e mármore. A idéia lhe ocorrera com a reprodução de uma grade sobre a vidraça, depois de uma tempestade de areia. A partir daí, o processo evoluiu, impulsionado pelos mais diversos fatores.

Mais de cem anos de evolução, acelerando-se a princípio gradativamente e hoje vertiginosamente, transformaram o jateamento numa ferramenta industrial de precisão. É curioso notar, por exemplo, que a esfinge e as pirâmides egípcias são limpas continuamente pela ação da areia do deserto sendo impulsionada pelos ventos - isso é um jateamento, apesar de ser a natureza a única responsável. Mas, por que não limpar a Ponte de Londres ou o bronze do busto do Napoleão com uma aplicação de jato? E mais, por que não ser um pouco mais ousado e retirar as rebarbas indesejáveis de agulhas hipodérmicas?

Uma atividade industrial que mais contribuiu para o desenvolvimento do processo foi a da fabricação e manutenção aeronáutica. Contam-se em milhares as operações de jateamento nas mais diversas partes de uma aeronave, desde aplicações nas células, trens de pouso etc.

Entre as aplicações de jateamento, as mais importantes são: limpeza, acabamento, desrebarbamento, gravação e, mais recentemente, o "shot-peening". O primeiro material a ser empregado foi a areia, mas devido aos problemas pulmonares provocados por este material, outros produtos granulados começaram a ser utilizados, como o óxido de alumínio, as granalhas de aço (esférica e angular), os materiais de origem orgânica (cascas de noz, sabugo de milho, ossos de peixe) e, para revolucionar todos estes, as esferas de vidro. '


Veja alguns exemplos:

Pintura de Pisos Epóxi
SOLUÇÕES:. Jateamento com granalhas metálicas que limpa toda a superfície criando perfil de ancoragem para pintura. Piso Novo Mesmo se tratando de um piso ...
www.miaki.com.br/Pise14/PiseFirme_Graficas.htm

Ministério do Trabalho e Emprego - MTE
... para obter um bom rendimento; opera o equipamento de jateamento com granalhas, retirando carepas de tratamento térmico, areia e oxidação superficiais, ...
www.mte.gov.br/Empregador/CBO/procuracbo/conteudo/tabela3.a...

:: LIBERPHOENIX - Industria e Comércio Ltda ::
... pontes rolantes com grande capacidade de içamento para tanques e cilindros, cabine de pintura e jateamento com granalhas de aço e esferas de vidro, ...
www.liberphoenix.com.br/php/apresentacao.php

Untitled Document
... divulgado pela Imprensa, o material utilizado no jateamento (com granalhas de aço) foi encontrado nas brânquias dos peixes coletados para análise, ...
www.mp.pe.gov.br/arquivo/imprensa/noticias/2006_outubro/06_...
Selected response from:

rhandler
Grading comment
tout à fait, merci bcp
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5vazão (OU fluxo) de jateamento com granalhas
rhandler
4fluxo de shot peening
Olabonjour
4fluxo de limalha
Jorge Freire
4débito de granalhagem
Madalena Ribeiro


Discussion entries: 2





  

Answers


12 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
débito de granalhagem


Explanation:
Fornecedores, Distribuidores Granalhagem de aço e metais ...Europages fornecedor distribuidor: Granalhagem de aço e metais, Metalurgia e trabalhos de metais : Informações e serviços profissionais para as empresas b2b ...
www.europages.pt/pt/cat/rubr04565I.html - 23k - Em cache - Páginas semelhantes

Páginas amarelas empresas Produtos metálicos acabados para ...Rubrica(s): Granalhagem - materiais. 6 Brookfield Rd. BS6 5PQ Bristol - REINO UNIDO ... Rubrica(s): Granalhagem - materiais. Localita' Cornale 05014 Castel ...
www.europages.pt/epq/dmc/l-pt/did-finis04/hc-04625G/Granalh... - 101k - Em cache - Páginas semelhantes
[ Mais resultados de www.europages.pt ]

[PDF] Indústria Metalomecânica e MetalúrgicaFormato do ficheiro: PDF/Adobe Acrobat - Ver em HTML
Granalhagem: esta etapa existe apenas quando a fundição é realizada .... Origem: preparação de superfícies, polimento mecânico, lixagem, granalhagem e ...
www.esb.ucp.pt/gea/myfiles/quem_somos/nuno/relatorios/1999-... - Páginas semelhantes

Riscos Associados à Preparação de Superfícies — Portal Empresarial ...As peças tratadas por jactos de areia são colocadas em cabides e posteriormente tratadas através da projecção de areia. No método de granalhagem as peças ...
negocios.maiadigital.pt/.../metalomecanica/HSTFolder.2006-03-17.5465863436/HSTDocument.2006-03-18.2267454308 - 59k - Em cache - Páginas semelhantes


Madalena Ribeiro
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4

13 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
fluxo de limalha


Explanation:


débit [debi]


substantivo masculino
· (curso de água)
débito, caudal;

· (discurso)
ritmo, cadência f;

avoir le débit facile
falar com fluência;

familiar
avoir un bon débit
ter lábia;

un débit monotone
um ritmo monótono;

· figurado
volume, quantidade;

débit d'information
volume de informação;

· MEDICINA
fluxo;

débit cardiaque
fluxo cardíaco;

· COMÉRCIO
venda f diária, saída f;

article de bon débit
artigo com boa saída;

· COMÉRCIO
venda a retalho;

· COMÉRCIO
figurado
pequena loja;

débit de boissons
taberna, bar;

débit de tabac
quiosque de tabaco;

· COMÉRCIO
deve;

· FINANÇAS
dívida;

· (madeira, pedra)
aparelhamento;



© Porto Editora, Lda. - 2001


grenaillage [gREnajaZ]


substantivo masculino
projecção de limalha na superfície de uma peça;


© Porto Editora, Lda. - 2001

Jorge Freire
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 28

56 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
fluxo de shot peening


Explanation:
Désolé, je me suis trompé d'endroit pour répondre...

En brésilien ils utilisent le terme anglais shot peening pour le grenaillage.
Le débit de grenaillage sera o fluxo do shot peening.

cf.: http://www.zirtec.com.br/html/02-maquinas/05-shot-peening/01...

cf.:http://www.tecgal.com/shot.htm

Chers collègues, n'oubliez pas qu'il s'agit de PT du Brésil...

Olabonjour
Specializes in field
Native speaker of: Native in FrenchFrench
PRO pts in category: 8

7 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
vazão (OU fluxo) de jateamento com granalhas


Explanation:
débit = vazão OU fluxo

grenaillage = jateamento

Veja um pouco sobre o que é o "jateamento":

HISTÓRIA DO JATEAMENTO

E tudo começou com um grão de areia...
Marcas deixadas na vidraça de sua casa por uma tempestade de areia levaram um técnico americano, no século passado, aos rudimentos do jateamento, hoje ferramenta industrial de muita precisão, ainda não explorada em toda a sai potencialidade.

A primeira patente de um engenho para jateamento data de 1870, nos EUA. Um certo Tilgman requereu, nos EUA, a primeira patente de uma máquina para jateamento com areia. Curiosa era a afirmação de Tilgman de que a máquina serviria para ornamentar e gravar letras em granito e mármore. A idéia lhe ocorrera com a reprodução de uma grade sobre a vidraça, depois de uma tempestade de areia. A partir daí, o processo evoluiu, impulsionado pelos mais diversos fatores.

Mais de cem anos de evolução, acelerando-se a princípio gradativamente e hoje vertiginosamente, transformaram o jateamento numa ferramenta industrial de precisão. É curioso notar, por exemplo, que a esfinge e as pirâmides egípcias são limpas continuamente pela ação da areia do deserto sendo impulsionada pelos ventos - isso é um jateamento, apesar de ser a natureza a única responsável. Mas, por que não limpar a Ponte de Londres ou o bronze do busto do Napoleão com uma aplicação de jato? E mais, por que não ser um pouco mais ousado e retirar as rebarbas indesejáveis de agulhas hipodérmicas?

Uma atividade industrial que mais contribuiu para o desenvolvimento do processo foi a da fabricação e manutenção aeronáutica. Contam-se em milhares as operações de jateamento nas mais diversas partes de uma aeronave, desde aplicações nas células, trens de pouso etc.

Entre as aplicações de jateamento, as mais importantes são: limpeza, acabamento, desrebarbamento, gravação e, mais recentemente, o "shot-peening". O primeiro material a ser empregado foi a areia, mas devido aos problemas pulmonares provocados por este material, outros produtos granulados começaram a ser utilizados, como o óxido de alumínio, as granalhas de aço (esférica e angular), os materiais de origem orgânica (cascas de noz, sabugo de milho, ossos de peixe) e, para revolucionar todos estes, as esferas de vidro. '


Veja alguns exemplos:

Pintura de Pisos Epóxi
SOLUÇÕES:. Jateamento com granalhas metálicas que limpa toda a superfície criando perfil de ancoragem para pintura. Piso Novo Mesmo se tratando de um piso ...
www.miaki.com.br/Pise14/PiseFirme_Graficas.htm

Ministério do Trabalho e Emprego - MTE
... para obter um bom rendimento; opera o equipamento de jateamento com granalhas, retirando carepas de tratamento térmico, areia e oxidação superficiais, ...
www.mte.gov.br/Empregador/CBO/procuracbo/conteudo/tabela3.a...

:: LIBERPHOENIX - Industria e Comércio Ltda ::
... pontes rolantes com grande capacidade de içamento para tanques e cilindros, cabine de pintura e jateamento com granalhas de aço e esferas de vidro, ...
www.liberphoenix.com.br/php/apresentacao.php

Untitled Document
... divulgado pela Imprensa, o material utilizado no jateamento (com granalhas de aço) foi encontrado nas brânquias dos peixes coletados para análise, ...
www.mp.pe.gov.br/arquivo/imprensa/noticias/2006_outubro/06_...


rhandler
Specializes in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 203
Grading comment
tout à fait, merci bcp




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search