taux de l\'usure

Portuguese translation: taxa de usura

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
French term or phrase:taux de l\'usure
Portuguese translation:taxa de usura
Entered by: Ana Cravidao

17:05 Mar 1, 2018
French to Portuguese translations [PRO]
Bus/Financial - Finance (general) / Relatório sobre o setor bancário num país
French term or phrase: taux de l\'usure
CONTEXTO:
Les taux d’intérêt très élevés pratiqués par les banques sur les crédits à la clientèle (un taux moyen de 24 % a été cité), au regard du coût du financement (9 %), semble attester d’une gestion imparfaite, par les banques, des équilibres financiers de leur activités de crédit.
L’absence de taux de l’usure permettrait à plusieurs sociétés financières non bancaires de pratiquer des taux d’intérêt beaucoup plus élevés, ce qui n’est pas un facteur de saine gestion du risque de crédit et ne permet pas de contribuer utilement au financement de l’économie.
============================================================================
Não creio que seja taxa de juro, mas posso estar errada. Pelo que percebo, num banco fala-se em taxa de juro, mas numa sociedade financeira não bancária a taxa tem um outro nome. Qual? Obrigada pela vossa muito preciosa ajuda.
Ana Cravidao
taxa de usura
Explanation:
.

--------------------------------------------------
Note added at 20 minutos (2018-03-01 17:25:54 GMT)
--------------------------------------------------

Il existe un taux de l'usure pour chaque catégorie de financement. Chaque trimestre, le taux de l'usure est déterminé par la Banque de France, puis, publié au Journal officiel.

Há uma taxa de usura para cada categoria de financiamento. O Banco de França fixa trimestralmente a taxa de usura, que é, em seguida, publicada no Jornal Oficial.
http://eur-lex.europa.eu/legal-content/FR-PT/TXT/?uri=CELEX:...

--------------------------------------------------
Note added at 21 minutos (2018-03-01 17:27:22 GMT)
--------------------------------------------------

Taxas de usura
Os limites das taxas de usura são definidos pelo Banco de Portugal. A cada trimestre surgem novos limites máximos para as taxas de juro que os bancos ou outras entidades financeiras podem praticar nos créditos que concedem em Portugal.
https://www.economias.pt/significado-de-taxa-de-usura/

Trimestralmente, o Banco de Portugal divulga as taxas de usura que podem ser cobradas aos consumidores nos créditos, quer sejam créditos pessoais, créditos automóvel, ou mesmo cartões de crédito, linhas de crédito, contas correntes bancárias e facilidades de descoberto.

--------------------------------------------------
Note added at 23 minutos (2018-03-01 17:28:44 GMT)
--------------------------------------------------

Ver também:
http://www.nvalores.pt/taxas-de-usura/
Selected response from:

Gil Costa
Portugal
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +1taxa de usura
Gil Costa
2juros usurários
Ana Vozone


  

Answers


17 mins   confidence: Answerer confidence 2/5Answerer confidence 2/5
juros usurários


Explanation:
Penso que é isto, mas não tenho realmente a certeza...

https://www.google.pt/search?ei=TjaYWsmYIIbsUq_0rYAG&q="juro...

https://www.publico.pt/2013/01/22/jornal/governo-vai-limitar...

Pode pesquisar Portugal neste documento: http://ec.europa.eu/internal_market/finservices-retail/docs/...


    https://www.publico.pt/2013/01/22/jornal/governo-vai-limitar-juros-usurarios-nos-cartoes-de-credito-25933990
Ana Vozone
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 16

19 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
taxa de usura


Explanation:
.

--------------------------------------------------
Note added at 20 minutos (2018-03-01 17:25:54 GMT)
--------------------------------------------------

Il existe un taux de l'usure pour chaque catégorie de financement. Chaque trimestre, le taux de l'usure est déterminé par la Banque de France, puis, publié au Journal officiel.

Há uma taxa de usura para cada categoria de financiamento. O Banco de França fixa trimestralmente a taxa de usura, que é, em seguida, publicada no Jornal Oficial.
http://eur-lex.europa.eu/legal-content/FR-PT/TXT/?uri=CELEX:...

--------------------------------------------------
Note added at 21 minutos (2018-03-01 17:27:22 GMT)
--------------------------------------------------

Taxas de usura
Os limites das taxas de usura são definidos pelo Banco de Portugal. A cada trimestre surgem novos limites máximos para as taxas de juro que os bancos ou outras entidades financeiras podem praticar nos créditos que concedem em Portugal.
https://www.economias.pt/significado-de-taxa-de-usura/

Trimestralmente, o Banco de Portugal divulga as taxas de usura que podem ser cobradas aos consumidores nos créditos, quer sejam créditos pessoais, créditos automóvel, ou mesmo cartões de crédito, linhas de crédito, contas correntes bancárias e facilidades de descoberto.

--------------------------------------------------
Note added at 23 minutos (2018-03-01 17:28:44 GMT)
--------------------------------------------------

Ver também:
http://www.nvalores.pt/taxas-de-usura/

Gil Costa
Portugal
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 77

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Teresa Borges
32 mins
  -> Obrigado, Teresa.




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search