cyprès de Toi, Mon Dieu

Portuguese translation: Trocadilho, intraduzível. Explique em NT

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
French term or phrase:cyprès de Toi, Mon Dieu
Portuguese translation:Trocadilho, intraduzível. Explique em NT
Entered by: rhandler

18:31 Apr 10, 2005
French to Portuguese translations [PRO]
Linguistics
French term or phrase: cyprès de Toi, Mon Dieu
Penso tratar-de de um trocadilho:

"Après que Dieu eut crée la Terre, la trouvant un peu nue, Il inventa les arbres pour rompre la monotonie de sa suface, et le premier arbre qu'Il fabriqua fut le cyprès. Depuis lors, les hommes en chantent les louanges aux cris mille fois répétés de "Cyprès de Toi, Mon Dieu".
Ivana de Sousa Santos
Portugal
Trocadilho, intraduzível
Explanation:
A expressão seria, em francês, "si près de Toi, mon Dieu" (tão perto de Ti, meu Deus), mas a grafia "cyprès" (cipreste) não permite nada parecido em português, nada que "se preste" a traduzir tal trocadilho.

--------------------------------------------------
Note added at 1 day 5 hrs 38 mins (2005-04-12 00:09:17 GMT)
--------------------------------------------------

\"Si près\" é a expressão mais comum, veja: 82,100 French pages for \"si pres\" e apenas 757 French pages for \"ci pres\".
Selected response from:

rhandler
Grading comment
Sim, acabei por colocar uma NT a explicar. Obrigada pelas sugestões.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +5Aqui perto de Ti, Meu Deus
Jorge Rodrigues
5 +2Trocadilho, intraduzível
rhandler


  

Answers


20 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +5
cyprès de Toi, Mon Dieu
Aqui perto de Ti, Meu Deus


Explanation:
Sim, é um trocadilho, baseado nas pronúncias de "ci près" (aqui perto) e "cyprès" (cipreste, a árvore), que são iguais.

Jorge Rodrigues
Brazil
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Jorge Freire
5 mins
  -> Obrigado, Jorge.

agree  Céline Godinho
39 mins
  -> Obrigado, Céline.

agree  Cristina Santos
3 hrs
  -> Obrigado, Cristina.

agree  Ana Almeida
13 hrs
  -> Obrigado, Ana.

agree  Henrique Magalhaes
15 hrs
  -> Obrigado, Henrique.

neutral  HASKA: "Tão perto de Ti, meu Deus"
19 hrs
  -> Sim, também é possível. Obrigado, HASKA.

4 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
cyprès de Toi, Mon Dieu
Trocadilho, intraduzível


Explanation:
A expressão seria, em francês, "si près de Toi, mon Dieu" (tão perto de Ti, meu Deus), mas a grafia "cyprès" (cipreste) não permite nada parecido em português, nada que "se preste" a traduzir tal trocadilho.

--------------------------------------------------
Note added at 1 day 5 hrs 38 mins (2005-04-12 00:09:17 GMT)
--------------------------------------------------

\"Si près\" é a expressão mais comum, veja: 82,100 French pages for \"si pres\" e apenas 757 French pages for \"ci pres\".

rhandler
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 12
Grading comment
Sim, acabei por colocar uma NT a explicar. Obrigada pelas sugestões.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Leonardo MILANI: Sim, Ralph, traduzí-lo ao pé da letra não teria nenhum mérito e não rende o efeito desejado. Eu colocaria uma NT, algo como: "no original, trocadilha com 'cipreste' ". De qualquer outra forma, perde-se a sutileza desejada.
23 hrs
  -> Obrigado, Leonardo. Efetivamente, só com NT.

agree  Isabel Vidigal: concordo plenamente.....é uma brincadeira do autor :o)
23 hrs
  -> Obrigado, IsabelMaria




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search