foramens de conjugaison

Portuguese translation: forames de conjugação

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
French term or phrase:foramens de conjugaison
Portuguese translation:forames de conjugação
Entered by: Carla Guerreiro

16:47 Oct 28, 2020
French to Portuguese translations [PRO]
Medical - Medical (general) / scanner da coluna vertebral lombo-sacral
French term or phrase: foramens de conjugaison
Trata-se ainda do mesmo scanner.
Aqui vai algum contexto:
"réduction du calibre des foramens de conjugaison".
Qual é a melhor tradução em PT-PT?

Mais uma vez, obrigada desde já.
Carla Guerreiro
France
forames de conjugação
Explanation:
Cada corpo vertebral possui uma reentrância nos seus lados direito e esquerdo. Com a sobreposição dos corpos estas reentrâncias formam um orifício ovalado chamado de FORAME DE CONJUGAÇÃO, que está próximo ao DISCO INTERVERTEBRAL e do CANAL MEDULAR. (retirado de um texto na internet)
Selected response from:

Christiane Karydakis
United States
Grading comment
Obrigada, Cristiane.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4forames de conjugação
Christiane Karydakis
4foramens de ligação/conjugação
José Casquilho
3forames intervertebrais/«forame intervertebralia»
expressisverbis
Summary of reference entries provided
voir
liz askew

Discussion entries: 1





  

Answers


10 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
forames de conjugação


Explanation:
Cada corpo vertebral possui uma reentrância nos seus lados direito e esquerdo. Com a sobreposição dos corpos estas reentrâncias formam um orifício ovalado chamado de FORAME DE CONJUGAÇÃO, que está próximo ao DISCO INTERVERTEBRAL e do CANAL MEDULAR. (retirado de um texto na internet)

Christiane Karydakis
United States
Specializes in field
Native speaker of: Native in FrenchFrench
PRO pts in category: 4
Grading comment
Obrigada, Cristiane.

21 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
forames intervertebrais/«forame intervertebralia»


Explanation:
Le foramen intervertébral ou trou de conjugaison désigne l'espace situé entre les pédicules de deux vertèbres successives.
https://fr.wikipedia.org/wiki/Foramen_intervertébral

forame intervertebralia
Cada um dos orifícios entre as vértebras.
https://www.infopedia.pt/dicionarios/termos-medicos/forame#f...

https://www.mdsaude.com/neurologia/hernia-de-disco/

Parece-me ser isso, uma vez que não encontrei a tradução literal em pt-pt.

expressisverbis
Portugal
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 20

45 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
foramens de ligação/conjugação


Explanation:
Um foramen/forame é um acidente anatómico de passagem ou ligação entre estruturas anatómicas.
(Em liguagem comum, qualquer orifício por onde passe um verno, um vaso ou qualquer esatrutura, é um foramen)

José Casquilho
Portugal
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese




Reference comments


1 hr
Reference: voir

Reference information:
Q1117860 - Questões de Concursos | Qconcursos.comwww.qconcursos.com › ... › Questões
Translate this page
A incidência da coluna cervical oblíqua anteroposterior (direita e esquerda) mostra com boa definição os forames intervertebrais (buracos de conjugação). C.

liz askew
United Kingdom
Specializes in field
Native speaker of: Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 16




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search