fourreau dural

Portuguese translation: saco dural

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
French term or phrase:fourreau dural
Portuguese translation:saco dural
Entered by: Carla Guerreiro

16:55 Oct 28, 2020
French to Portuguese translations [PRO]
Medical - Medical (general) / scanner da coluna vertebral lombo-sacral
French term or phrase: fourreau dural
Trata-se ainda do mesmo scanner.
Aqui vai mais contexto:
"réduction du calibre du fourreau dural".

Qual é a melhor tradução para PT-PT?
E se puderem indicar-me glossários online específicos, agradecia, para não ter de vos bombardear com perguntas, agradecia... eu bem procuro em vários glossários e dicionários, mas nem sempre encontro o que quero...

Desculpem o desabafo... obrigada.
Carla Guerreiro
France
saco dural
Explanation:
Um glossário:
Fourreau dural
Étui protecteur de la moelle épinière et des racines nerveuses de la queue de cheval, formé par les méninges
http://neuro-med.fr/glossaire/fourreau-dural/

Mais um que gosto de consultar:
Structure membranaire qui entoure la moelle épinière et ses racines ainsi que le liquide céphalorachidien dans lequel elles baignent, et qui s'étend, à l'intérieur du canal rachidien, depuis le trou occipital jusqu'à la deuxième vertèbre sacrée.
http://gdt.oqlf.gouv.qc.ca/ficheOqlf.aspx?Id_Fiche=8361383

O objetivo da cirurgia é descomprimir o saco dural e os nervos afetados e assim melhorar a qualidade de vida, diminuindo a dor e os défices neurológicos que se vão instalando.
https://www.hospitaldatrofa.pt/noticias-e-eventos/noticias/o...

--------------------------------------------------
Note added at 27 mins (2020-10-28 17:22:35 GMT)
--------------------------------------------------

Consulte também a IATE:
https://iate.europa.eu/search/standard/result/1603905271874/...

E ainda:
https://www.xn--dicionriomdico-0gb6k.com/
https://www.infopedia.pt/dicionarios/termos-medicos


--------------------------------------------------
Note added at 3 hrs (2020-10-28 20:16:27 GMT)
--------------------------------------------------

Acabei de ver que é chamado igualmente de "saco tecal":
https://pt.wikipedia.org/wiki/Saco_tecal
Selected response from:

expressisverbis
Portugal
Grading comment
Obrigada, expressisverbis
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4saco dural
expressisverbis
4saco dural
Christiane Karydakis


Discussion entries: 1





  

Answers


17 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
saco dural


Explanation:
RM CERVICAL
NORMAL

Estrutura óssea com sinal preservado.
Discos intervertebrais preservados, com intensidade de sinal dentro dos padrões da normalidade.
Não há evidência de compressão significativa sobre o saco dural.
Não há evidência de hérnia discal ou lesão expansiva.
Medula cervical e torácica alta de configuração anatômica e homogeneidade de sinal.
Canal raquidiano com dimensões normais.
Articulações apofisárias preservadas.
As raízes visibilizadas nos forames de conjugação são de aspecto normal.
(trecho de um exame da coluna)


Christiane Karydakis
United States
Specializes in field
Native speaker of: Native in FrenchFrench
PRO pts in category: 4

20 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
saco dural


Explanation:
Um glossário:
Fourreau dural
Étui protecteur de la moelle épinière et des racines nerveuses de la queue de cheval, formé par les méninges
http://neuro-med.fr/glossaire/fourreau-dural/

Mais um que gosto de consultar:
Structure membranaire qui entoure la moelle épinière et ses racines ainsi que le liquide céphalorachidien dans lequel elles baignent, et qui s'étend, à l'intérieur du canal rachidien, depuis le trou occipital jusqu'à la deuxième vertèbre sacrée.
http://gdt.oqlf.gouv.qc.ca/ficheOqlf.aspx?Id_Fiche=8361383

O objetivo da cirurgia é descomprimir o saco dural e os nervos afetados e assim melhorar a qualidade de vida, diminuindo a dor e os défices neurológicos que se vão instalando.
https://www.hospitaldatrofa.pt/noticias-e-eventos/noticias/o...

--------------------------------------------------
Note added at 27 mins (2020-10-28 17:22:35 GMT)
--------------------------------------------------

Consulte também a IATE:
https://iate.europa.eu/search/standard/result/1603905271874/...

E ainda:
https://www.xn--dicionriomdico-0gb6k.com/
https://www.infopedia.pt/dicionarios/termos-medicos


--------------------------------------------------
Note added at 3 hrs (2020-10-28 20:16:27 GMT)
--------------------------------------------------

Acabei de ver que é chamado igualmente de "saco tecal":
https://pt.wikipedia.org/wiki/Saco_tecal

expressisverbis
Portugal
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 20
Grading comment
Obrigada, expressisverbis




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search