semence de ferme

Portuguese translation: sementes crioulas

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
French term or phrase:semence de ferme
Portuguese translation:sementes crioulas
Entered by: Isabel Vidigal

21:31 Apr 3, 2005
French to Portuguese translations [PRO]
Science - Science (general)
French term or phrase: semence de ferme
Dans un texte parlant de sélection de variétés protégées de coton, je rencontre l'expression "semence de ferme" dans le paragraphe suivant :

"Dans les régions des Cerrados, la grande taille des exploitations et la multiplication des unités d’égrenage et de délintage favorisent la production de des variétés protégées, dont celles de ----, mais aussi leur vente illégale à des tiers."

(j'ai juste couvert le nom d'une institution)

J'ai trouvé dans le site suivant une explication de ce que c'est:
http://www.gnis.fr/lettre/016.htm

Bon.
La traduction, ce n'est évidement pas "sementes de fazenda (ah ah ah!). Quelqu'un a une idée ?

Important, c'est vers le PT-BR.

Merci à tous d'avance,

MILANI
Leonardo MILANI
sementes crioulas
Explanation:
de resgate de sementes crioulas que vem sendo realizado no sul do Brasil. ...
criou novamente as condições de solo para o uso de sementes crioulas. ...
www.agirazul.com.br/123/noticias/00000018.htm - 8

As sementes crioulas têm sido guardadas, reproduzidas e melhoradas ...
No entanto, essa presença milenar das sementes crioulas poderá ser interrompida. ...
latinoamericana.org/2005/textos/portugues/Martins2.htm - 18k

Nossa luta é de resgate das sementes crioulas, disseminação das sementes
nativas, e valorização da biodiversidade, vegetal, animal e humana, ...
www.coolmeia.com.br/675/ produtores%20de%20sementes%20crioulas.htm - 20k -

--------------------------------------------------
Note added at 1 day 4 hrs 31 mins (2005-04-05 02:03:24 GMT)
--------------------------------------------------

Como convidadas estão a pesquisadora Caroline Castro, da Embrapa Clima Temperado, e a agricultora Célia Mello, produtora de hortaliças na Ilha dos Marinheiros, no extremo Sul do RS, cuja propriedade familiar tem conservado, por gerações, sementes crioulas de cenoura, cebola e cucurbitáceas
http://www.sct.embrapa.br/diacampo/2004/releases.htm
Selected response from:

Isabel Vidigal
Brazil
Grading comment
Pardon à tous pour l'attente, elle est justifiée.

Je voulais avoir l'avis du même expert qui m'a guidé pour trancher pour les bioagresseurs.

En fait, nous avons adopté "sementes próprias", qui est courrament utilisé dans le milieu particulier.

Il approuverait les "sementes crioulas", mais plutôt pour les cultures vivrières et non pas pour le coton.

Por isso, seguem os K-pontinhos para Isabel, que mais se aproximou do resultado desejado.

Obrigado a todos,

MILANI

4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +1sementes agrícolas
Maria Luisa Duarte
5sementes crioulas
Isabel Vidigal
4semente natural
rhandler
4seleção de sementes do agricultor/produtor
Deoceli MENDES


Discussion entries: 2





  

Answers


8 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
seleção de sementes do agricultor/produtor


Explanation:
Leonardo, esta seleção está clara no endereço citado por você.
entre com "seleção de sementes" no google.com.br e você terá uma enorme lista de sites citando o termo.
Bom trabalho.


Deoceli MENDES
Native speaker of: Portuguese

11 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
sementes agrícolas


Explanation:
GES - Sociedad Agrícola Golondrina
... e separadas as sementes agrícolas para tratamento, deslinte e seleção, ...
da seleção de sementes agrícolas, com resultado significativo de 1.500 ton. ...
www.grupoespiritosanto.com.br/paraguai_golondrina.html - 26k - Guardada em memória - Páginas semelhantes

GES - ESAPA
... Com essa deslintadora, as sementes agrícolas resultantes do descaroçamento
são selecionadas e deslintadas e posteriormente comercializadas pela SAG, ...
www.grupoespiritosanto.com.br/paraguai_esapa.html - 22k - Guardada em memória - Páginas semelhantes

Acórdão do Tribunal da Relação de Évora
... de forma continuada, para armazém de materiais e sementes agrícolas eo ...
a antiga cozinha do prédio em depósito de sacos de sementes agrícolas, ...
www.dgsi.pt/jtre.nsf/0/ 838f7c86ef6d435080256fb3004abe63?OpenDocument - 21k


Maria Luisa Duarte
Spain
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Henrique Magalhaes
10 hrs

42 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
semente natural


Explanation:
Acredito que se a poderia chamar assim. Veja a diferença entre a semente natural e a semente certificada, neste site em francês:

jnl 127 - semences fermières
... Deux raisons de refuser la discrimination entre semence de ferme et semence certifiée ... La semence de ferme offre la garantie d'origine la plus sûre. ...
www.coordinationrurale.fr/cr_infos/journaux/journal127/jnl1...

Agora veja estes exemplos, em português:

Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - Campanhas
... do oligopólio reduziu a oferta de semente não transgênica, não existe semente para suprir a demanda dos agricultores americanos por semente natural. ...
www.mst.org.br/campanha/transgenicos/meioamb33.htm


O governo transgênico do Brasil: Modificado geneticamente para ...
... para suprir a demanda dos agricultores americanos por semente natural. ... Não encontraram semente natural no mercado ou sofreram pesadamente com as ...
http://resistir.info/brasil/governo_transgenico.html



--------------------------------------------------
Note added at 44 mins (2005-04-03 22:16:12 GMT)
--------------------------------------------------

Mais um exemplo:

A ENCRUZILHADA DA POLÍTICA AMBIENTAL BRASILEIRA
... que parte das corporações para o campo e à floresta. No processo a semente natural deixa de ser produto e meio de produção para tornar-se matéria-prima. ...
http://tender.igce.unesp.br/igce/ceapla/biblioteca/amazonia7...


rhandler
Works in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 4

1 day 4 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
sementes crioulas


Explanation:
de resgate de sementes crioulas que vem sendo realizado no sul do Brasil. ...
criou novamente as condições de solo para o uso de sementes crioulas. ...
www.agirazul.com.br/123/noticias/00000018.htm - 8

As sementes crioulas têm sido guardadas, reproduzidas e melhoradas ...
No entanto, essa presença milenar das sementes crioulas poderá ser interrompida. ...
latinoamericana.org/2005/textos/portugues/Martins2.htm - 18k

Nossa luta é de resgate das sementes crioulas, disseminação das sementes
nativas, e valorização da biodiversidade, vegetal, animal e humana, ...
www.coolmeia.com.br/675/ produtores%20de%20sementes%20crioulas.htm - 20k -

--------------------------------------------------
Note added at 1 day 4 hrs 31 mins (2005-04-05 02:03:24 GMT)
--------------------------------------------------

Como convidadas estão a pesquisadora Caroline Castro, da Embrapa Clima Temperado, e a agricultora Célia Mello, produtora de hortaliças na Ilha dos Marinheiros, no extremo Sul do RS, cuja propriedade familiar tem conservado, por gerações, sementes crioulas de cenoura, cebola e cucurbitáceas
http://www.sct.embrapa.br/diacampo/2004/releases.htm

Isabel Vidigal
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4
Grading comment
Pardon à tous pour l'attente, elle est justifiée.

Je voulais avoir l'avis du même expert qui m'a guidé pour trancher pour les bioagresseurs.

En fait, nous avons adopté "sementes próprias", qui est courrament utilisé dans le milieu particulier.

Il approuverait les "sementes crioulas", mais plutôt pour les cultures vivrières et non pas pour le coton.

Por isso, seguem os K-pontinhos para Isabel, que mais se aproximou do resultado desejado.

Obrigado a todos,

MILANI




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search