sommation interprétative

Portuguese translation: síntese interpretativa

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
French term or phrase: sommation interprétative
Portuguese translation:síntese interpretativa
Entered by: Simone Cristina

11:44 Jan 19, 2013
French to Portuguese translations [PRO]
Social Sciences - Social Science, Sociology, Ethics, etc.
French term or phrase: sommation interprétative
Alguém pode me ajudar a traduzir a expressão "sommation interprétative" em português?
"Les grands auteurs sont-ils donc ceux que l’on lit, encore et toujours, ces « classiques » qu’aucune « sommation interprétative » (Steiner 1998 : 35)."
Simone Cristina
Brazil
síntese interpretativa
Explanation:
sugestão.
Selected response from:

Luís Hernan Mendoza
Brazil
Grading comment
Muito obrigada Luís. Resolvi usar síntese interpretativa, porque é (das 3 sugestões) a expressão mais usada no meio acadêmico.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4somatório interpretativo, soma interpretativa
Teresa Borges
4súmula interpretativa
Maria Henriques
3síntese interpretativa
Luís Hernan Mendoza
Summary of reference entries provided
somatório interpretativo
Roger Chadel

  

Answers


11 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
somatório interpretativo, soma interpretativa


Explanation:
Diria assim...

Ressalte-se que, no que tange à pretensão de indenização moral da parte autora, de caráter nitidamente patrimonial, não há como se buscar um somatório interpretativo com o princípio da dignidade humana para se deferir ao cidadão um direito subjetivo à indenização moral em razão da falta de cumprimento do dever genérico de prestar saúde aos cidadãos.
http://www.jusbrasil.com.br/diarios/25000498/djrn-judicial-2...

Como foi exposto no capitulo anterior, as teorias propriamente ditas, nos fornecem suporte considerável para analisar contrastes de ação (social) que integram os vários setores da sociedade na soma interpretativa dos escritos sobre democracia participacionista e suas vias para um cenário recente.
http://www.fiepr.org.br/nospodemosparana/uploadAddress/ODM_A...[1]_(2)[36608].pdf

--------------------------------------------------
Note added at 12 mins (2013-01-19 11:56:45 GMT)
--------------------------------------------------

Outro julgado interessante que demonstra de forma bastante evidente a atuação do Ministério Público se deu diante da explosão ocorrida no Shopping de Osasco, que levou ao prejuízo diversas pessoas, todas consideradas como consumidores, pelo fato de o CDC assim considerá-las como vimos anteriormente, na soma interpretativa dos vários artigos caracterizadores daqueles tidos como consumidores. Desta forma, a legitimidade do Ministério Público face os direitos individuais homogêneos se faz indispensável em casos como este e muitos outros.
http://www.pucsp.br/tutelacoletiva/download/artigo_fernanda....

--------------------------------------------------
Note added at 13 mins (2013-01-19 11:58:12 GMT)
--------------------------------------------------

N.B. Outra solução seria traduzir como resenha interpretativa...

Teresa Borges
Portugal
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 20
Notes to answerer
Asker: Obrigada Teresa!


1 hr   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
sommation interprétative
síntese interpretativa


Explanation:
sugestão.

Luís Hernan Mendoza
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 12
Grading comment
Muito obrigada Luís. Resolvi usar síntese interpretativa, porque é (das 3 sugestões) a expressão mais usada no meio acadêmico.

10 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
súmula interpretativa


Explanation:
Sugestão



Maria Henriques
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
Notes to answerer
Asker: Obrigada Maria!





Reference comments


35 mins
Reference: somatório interpretativo

Reference information:
Interessante essa sua interpretação, Teresa. Em francês só encontro referências a "sommation interprétative" quando se trata de "notificação, intimação". Veja alguns exemplos abaixo. Em todo caso, a frase da Simone me parece insuficiente em contexto para poder afirmar qualquer coisa.


    Reference: http://www.senenews.com/2011/02/01/diffamation-une-sommation...
    Reference: http://droit-finances.commentcamarche.net/jurisprudence/cour...
Roger Chadel
Brazil
Native speaker of: Native in FrenchFrench, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search