KudoZ home » French to Portuguese » Art, Arts & Crafts, Painting

RETABLE À VOLETS

Portuguese translation: Retábulo com volantes


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
French term or phrase:RETABLE À VOLETS
Portuguese translation:Retábulo com volantes
Entered by: Manuel O

22:05 Sep 29, 2011
French to Portuguese translations [PRO]
Art/Literary - Art, Arts & Crafts, Painting / Arte Sacra
French term or phrase: RETABLE À VOLETS
... les anciens retables à volets...
Manuel O
Retábulo com volantes
Explanation:
*

--------------------------------------------------
Note added at 1 hora (2011-09-29 23:08:30 GMT)
--------------------------------------------------

Os "volantes" são os painéis laterais dobráveis (abas) do retábulo.

--------------------------------------------------
Note added at 1 hora (2011-09-29 23:10:23 GMT)
--------------------------------------------------

Essas abas designam-se por volantes e são frequentemente pintadas em grisalha na face posterior. Estes conjuntos designam-se por trípticos ou polípticos, consoante se distribuem em três ou mais corpos.
http://mnmachadodecastro.imc-ip.pt/pt-PT/coleccoes/glossario...


--------------------------------------------------
Note added at 1 hora (2011-09-29 23:13:50 GMT)
--------------------------------------------------

A maior parte dos retábulos possuía painéis laterais dobráveis, e quando nas grandes festas as abas eram abertas e o grande conjunto ficava livre para visualização, o efeito teatral do desvelamento da obra assumia um caráter de epifania sagrada e ao mesmo tempo de uma celebração profana coletiva, já que não raro ao lado de Cristo, dos anjos e santos, eram representadas figuras do povo e da hierarquia civil.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Escultura_do_gótico
Selected response from:

Gil Costa
Portugal
Grading comment
obrigado!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +1Retábulo com volantes
Gil Costa
4retábulos com painéis desdobráveis
Teresa Borges


  

Answers


58 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
Retábulo com volantes


Explanation:
*

--------------------------------------------------
Note added at 1 hora (2011-09-29 23:08:30 GMT)
--------------------------------------------------

Os "volantes" são os painéis laterais dobráveis (abas) do retábulo.

--------------------------------------------------
Note added at 1 hora (2011-09-29 23:10:23 GMT)
--------------------------------------------------

Essas abas designam-se por volantes e são frequentemente pintadas em grisalha na face posterior. Estes conjuntos designam-se por trípticos ou polípticos, consoante se distribuem em três ou mais corpos.
http://mnmachadodecastro.imc-ip.pt/pt-PT/coleccoes/glossario...


--------------------------------------------------
Note added at 1 hora (2011-09-29 23:13:50 GMT)
--------------------------------------------------

A maior parte dos retábulos possuía painéis laterais dobráveis, e quando nas grandes festas as abas eram abertas e o grande conjunto ficava livre para visualização, o efeito teatral do desvelamento da obra assumia um caráter de epifania sagrada e ao mesmo tempo de uma celebração profana coletiva, já que não raro ao lado de Cristo, dos anjos e santos, eram representadas figuras do povo e da hierarquia civil.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Escultura_do_gótico

Gil Costa
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 24
Grading comment
obrigado!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Ines Matos
19 hrs
  -> Obrigado!

2 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
retábulos com painéis desdobráveis


Explanation:
Creio que os volets são as partes desdobráveis do retábulo:

Entre 1590 e 1630, os retábulos tradicionais com painéis desdobráveis aos poucos deram lugar a altares monumentais em forma de pórtico.
books.google.pt/books?isbn=8575030248...


Teresa Borges
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 12