KudoZ home » French to Portuguese » Chemistry; Chem Sci/Eng

oses

Portuguese translation: oses

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
French term or phrase:oses
Portuguese translation:oses
Entered by: Adolpho J Silva

18:38 Jan 14, 2004
French to Portuguese translations [PRO]
Chemistry; Chem Sci/Eng / chemistry
French term or phrase: oses
Could anyone pls help out with the Frencxh expression "osses". Context is a Thesis named "Caracterisation du Xanthane en Solution". Example of use of expression:"Les études menées sur des oses simples substitués et sur des oligosaccharides ont permis d'enidentifier le principal mécanisme comm étant une beta-élimination...
Adolpho J Silva
Brazil
oses ou monossacáridos
Explanation:
Moléculas da Vida
... TOPO. 2.2.2.1. - Oses. Designam-se por oses as moléculas que obedecem à fórmula empírica C n (H 2 O) m possuindo n-1 grupos oxidrilos e um grupo carbonilo. ...
www.dbio.uevora.pt/biologia1-novo/ moleculas_da_vida.htm - 93k

Cultura em Tópicos
... Classificação de acordo com o tamanho: Monossacarídeos ou Oses -
os menores, não podem ser quebrados; moléculas simples. Trioses; ...
www.culturaemtopicos.hpg.ig.com.br/b_1.htm - 18k
Selected response from:

CristinaPereira
Grading comment
Muito grato pela ajuda.
Adolpho
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +1oses
Dolores Vázquez
4monosacáridos
María Leonor Acevedo-Miranda
3 +1oses ou monossacáridos
CristinaPereira


  

Answers


28 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +1
oses ou monossacáridos


Explanation:
Moléculas da Vida
... TOPO. 2.2.2.1. - Oses. Designam-se por oses as moléculas que obedecem à fórmula empírica C n (H 2 O) m possuindo n-1 grupos oxidrilos e um grupo carbonilo. ...
www.dbio.uevora.pt/biologia1-novo/ moleculas_da_vida.htm - 93k

Cultura em Tópicos
... Classificação de acordo com o tamanho: Monossacarídeos ou Oses -
os menores, não podem ser quebrados; moléculas simples. Trioses; ...
www.culturaemtopicos.hpg.ig.com.br/b_1.htm - 18k


    Reference: http://www.google.pt/search?hl=pt-PT&ie=UTF-8&oe=UTF-8&q=ose...
CristinaPereira
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4
Grading comment
Muito grato pela ajuda.
Adolpho

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  ArthurLuiz: monossacarídeos, no Brasil
18 hrs
  -> Obrigada! Os exemplos que mostrei dão-lhe razão

33 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
oses


Explanation:
It´s a term that defines the whole of oligosaccharides whose names are finished with "-ose" (glucose, frutose, levulose, galactose, ...)

Dolores Vázquez
Native speaker of: Native in GalicianGalician, Native in SpanishSpanish

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Robintech: tout à fait !
13 hrs
  -> Merci

57 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
monosacáridos


Explanation:
OSES

Designam-se por oses as moléculas que obedecem à fórmula empírica Cn(H2O)m possuindo n-1 grupos oxidrilos e um grupo carbonilo. São igualmente conhecidos por monossacáridos.


--------------------------------------------------
Note added at 2004-01-14 19:39:15 (GMT)
--------------------------------------------------

peço perdão. É com 2 SS

www.infopedia.pt

Colega leia a descrição: MONOSSACÁRIDO

substantivo masculino
- QUÍMICA glícido cuja molécula contém seis átomos de carbono;
(Do gr. mónos, «único» +sákkaron, «açúcar» +-ido)



    www.chups.jussieu.fr/polys/biochimie/ STbioch/POLY.Chp.2.html -
María Leonor Acevedo-Miranda
United States
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in SpanishSpanish