KudoZ home » French to Portuguese » Economics

collationnées

Portuguese translation: justapostas


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
French term or phrase:collationnées
Portuguese translation:justapostas
Entered by: Teresa Borges

14:37 Nov 6, 2008
French to Portuguese translations [PRO]
Bus/Financial - Economics / Regional development
French term or phrase: collationnées
Il manque l'institution régionale - qu'elle soit nommée province, région, département - qui possède par essence une vision plus large et plus complète de l'ensemble des visions locales même collationnées.

O sentido parece-me ser "aglutinadas"... O que acham?
Teresa Borges
Portugal
justapostas
Explanation:
Sugestão
Selected response from:

CristinaPereira
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +1justapostas
CristinaPereira
4colacionadasrhandler
4correlacionadas
Mariana Moreira


  

Answers


3 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
correlacionadas


Explanation:
penso que a ideia é esta

:)

--------------------------------------------------
Note added at 3 mins (2008-11-06 14:41:10 GMT)
--------------------------------------------------

ou ainda "comparadas"

Mariana Moreira
Portugal
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

5 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
colacionadas


Explanation:
Veja os significados do verbo "colacionar", que dá o dicionário Houaiss:

n verbo
transitivo direto
1 fazer colação de; conferir, cotejar, confrontar
Ex.: c. documentos
transitivo direto
2 Rubrica: bibliologia.
fazer a colação de (impresso ou manuscrito)
transitivo direto
3 Rubrica: encadernação.
verificar, antes da costura, se as folhas de cada caderno estão devidamente em ordem, sem falhas nem duplicações; revisar, conferir, passar à letra
transitivo direto
4 Rubrica: termo jurídico.
trazer ou proceder (cada herdeiro) à colação ('restituição')

--------------------------------------------------
Note added at 7 mins (2008-11-06 14:45:02 GMT)
--------------------------------------------------

Os significados de "colação":

n substantivo feminino
ato ou efeito de colar
1 ato de estabelecer cotejo; confronto, comparação
2 ato de conferir benefício eclesiástico ou de conceder cargo, título, direito, grau
3 refeição ligeira; consoada
4 Rubrica: bibliologia.
confronto de cópia de um manuscrito com seu original ou com outra cópia, ou do original ou da cópia com as respectivas edições, a fim de facilitar a escolha da edição exata
5 Rubrica: bibliologia.
descrição, num catálogo, das características materiais de uma obra (número de tomos e de páginas, ilustrações, formato etc.)
6 Rubrica: termo jurídico.
restituição, à massa da herança, de valores recebidos antecipadamente por herdeiros, durante a vida do legante, com o objetivo de que haja igualdade nas partilhas

rhandler
Works in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 19

10 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
justapostas


Explanation:
Sugestão

CristinaPereira
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 8
Notes to answerer
Asker: Optei por dar a volta à frase, mas a sua proposta é a que se aproxima mais do sentido... Obrigada!


Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Isabel Maria Almeida
19 hrs
  -> Obrigada de novo, Isabel