KudoZ home » French to Portuguese » Education / Pedagogy

diplôme du baccalauréat

Portuguese translation: certificado de conclusão do ensino médio


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
French term or phrase:diplôme du baccalauréat
Portuguese translation:certificado de conclusão do ensino médio
Entered by: José Ignacio Coelho Mendes Neto

15:33 Jun 28, 2007
French to Portuguese translations [PRO]
Education / Pedagogy / diplome
French term or phrase: diplôme du baccalauréat
au BRESIL!!!!!!
tierri pimpao
France
certificado de conclusão do ensino médio
Explanation:
O sistema escolar francês difere do brasileiro quanto ao modo como se encerra a escolaridade obrigatória.

Na França, o fim do ensino médio ocorre com o "baccalauréat", uma prova longa e complexa realizada nos "lycées" que cobre todas as matérias escolares e habilita o aluno a se matricular na universidade.

No Brasil, o ensino médio não se encerra com um exame suplementar como o "baccalauréat", mas somente com as provas finais em cada matéria lecionada, o sucesso nas quais dá direito ao certificado de conclusão do ensino médio.

O vestibular brasileiro também é uma prova longa e complexa que cobre todas as matérias escolares. Porém, ele não é realizado nas escolas, mas sim nas universidades. Ele não é um exame de conclusão do ensino médio, mas sim de entrada no ensino superior.

O certificado de conclusão do ensino médio é o equivalente do "baccalauréat" porque é o documento que marca o fim do ensino médio. É o documento exigido por todas as universidades brasileiras para inscrição no exame vestibular.
Selected response from:

José Ignacio Coelho Mendes Neto
Brazil
Grading comment
Selected automatically based on peer agreement.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +5certificado de conclusão do ensino médio
José Ignacio Coelho Mendes Neto
5 +1Exame Nacional do Ensino Médio (Br) / Exame do 12° ano (Pt)
Riogirl
5diploma do vestibular
Carla Guerreiro


  

Answers


5 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
diploma do vestibular


Explanation:
"Vestibular" é o equivalente brasileiro de "baccalauréat".
Para tirares duvidas, ha um livro excelente:
"Le guide du CV en langues étrangères", editions Studyrama

Example sentence(s):
  • "Conclusão do 2° grau e obtenção do Baccalauréat pela Academia de Poitiers (Vestibular francês)"
Carla Guerreiro
France
Works in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 4

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Cristina Serra
1 min
  -> Obrigada, Marie-Christine.

disagree  José Ignacio Coelho Mendes Neto: O vestibular não é equivalente ao "baccalauréat" porque não dá direito a diploma. É um exame de ingresso nas universidades, e não de conclusão do ensino médio.
25 mins

30 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
Exame Nacional do Ensino Médio (Br) / Exame do 12° ano (Pt)


Explanation:
le "vestibular" est un concours d'entrée à l'université, et ne sanctionne aucunement la fin des études secondaires au Brésil

Riogirl
Works in field
Native speaker of: Native in FrenchFrench
PRO pts in category: 20

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  José Ignacio Coelho Mendes Neto: O Exame Nacional do Ensino Médio não é a mesma coisa que o certificado que atesta a conclusão do ensino médio. O ENEM é um exame voluntário concebido para avaliar o ensino. Ele tampouco marca o fim do ensino médio. Ver http://www.sabertudo.com.br/emen/
9 mins

agree  Carla Guerreiro: tem razão.
35 mins

34 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +5
certificado de conclusão do ensino médio


Explanation:
O sistema escolar francês difere do brasileiro quanto ao modo como se encerra a escolaridade obrigatória.

Na França, o fim do ensino médio ocorre com o "baccalauréat", uma prova longa e complexa realizada nos "lycées" que cobre todas as matérias escolares e habilita o aluno a se matricular na universidade.

No Brasil, o ensino médio não se encerra com um exame suplementar como o "baccalauréat", mas somente com as provas finais em cada matéria lecionada, o sucesso nas quais dá direito ao certificado de conclusão do ensino médio.

O vestibular brasileiro também é uma prova longa e complexa que cobre todas as matérias escolares. Porém, ele não é realizado nas escolas, mas sim nas universidades. Ele não é um exame de conclusão do ensino médio, mas sim de entrada no ensino superior.

O certificado de conclusão do ensino médio é o equivalente do "baccalauréat" porque é o documento que marca o fim do ensino médio. É o documento exigido por todas as universidades brasileiras para inscrição no exame vestibular.


    Reference: http://www.unimep.br/phpg/ai/?menu=matricula.php
    Reference: http://www.edufrance.com.br/2/modules/xt_conteudo/index.php?...
José Ignacio Coelho Mendes Neto
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4
Grading comment
Selected automatically based on peer agreement.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Luiza M. Charles de Oliveira
6 mins

agree  Deoceli MENDES
29 mins

agree  Carla Guerreiro: tem razão.
31 mins

agree  rhandler
43 mins

agree  Isabel Gamito
16 hrs