KudoZ home » French to Portuguese » Education / Pedagogy

Commentaire composé

Portuguese translation: Comentário literário


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
French term or phrase:Commentaire composé
Portuguese translation:Comentário literário
Entered by: Martine COTTARD

20:58 Feb 15, 2009
French to Portuguese translations [PRO]
Education / Pedagogy
French term or phrase: Commentaire composé
À quoi cela correspond-il en PT ?
Martine COTTARD
Portugal
Comentário literário
Explanation:
Trata-se de um termo específico francês. Pela pesquisa pareceu-me tratar-se de um comentário literário.

"[PDF] LV-Nummer: 53-885Formato do ficheiro: PDF/Adobe Acrobat - Ver em HTML
comentário literário em língua portuguesa, relativamente à poesia e ao conto. O. trabalho do texto em aula será acompanhado por uma sistematização ..."
www1.uni-hamburg.de/romanistik/lehrplan/wise0809/simo885.pdf - Páginas semelhantes

--------------------------------------------------
Note added at 15 mins (2009-02-15 21:13:30 GMT)
--------------------------------------------------

"Commentaire Composé: questões sobre um fragmento de uma obra literária. O "commentaire" permite avaliar composição e síntese. "

www.netflash.com.br/alliance/Diplomas/NancyBr.htm - 12k - Em cache - Páginas semelhantes

--------------------------------------------------
Note added at 19 mins (2009-02-15 21:17:08 GMT)
--------------------------------------------------

"L'objectif premier du commentaire est d'évaluer l'apprentissage de tous les outils linguistiques, rhétoriques et d'histoire littéraire vus au collège, appliqués à un texte littéraire, et la capacité à les interpréter selon un contexte précis. De plus, il permet de cerner les axes d'études importants d'un texte. Enfin, il permet de mettre en œuvre les capacités tant écrites que orales (lors de l'épreuve d'oral) de communication faisant partie du socle de connaissances."

fr.wikipedia.org/wiki/Commentaire_composé - 95k

Selected response from:

Lúcia Leitão
Portugal
Grading comment
Obrigada Lúcia
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +2Ficha metodológicarhandler
4 +2Comentário literário
Lúcia Leitão
4comentário formal
Teresa Borges
4comentário composto
Artur Jorge Martins


  

Answers


13 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
Ficha metodológica


Explanation:
Veja este exemplo, em francês:

Exemple de commentaire composé (fiche méthodologique)
Exemple de commentaire composé. Le texte commenté est l'article GUERRE du Dictionnaire philosophique de Voltaire.
www.etudes-litteraires.com/exemple-commentaire-compose.php


Compara com estes exemplos, em português:

VISUALIZAÇÃO DE RESUMO
Para atingir os objetivos do estudo, foi aplicada uma ficha metodológica como ... A ficha metodológica abordou dados como identificação do TCC (tema, ...
www.sbpcnet.org.br/livro/58ra/SENIOR/RESUMOS/resumo_2781.ht...

[DOC] PESQUISA: AVALIAÇÃO FORMATIVA DE APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR ...
Formato do arquivo: Microsoft Word - Ver em HTML
Esta ferramenta é uma ficha metodológica que poderá ser utilizada pelo professor .... Para isso, criei e testei, durante um ano, uma ficha metodológica de ...
www.anped.org.br/reunioes/24/T0420274349841.doc

Sistema Integrado de Informação do Fundo Social EuropeuTrabalho transformador em parceria / Rede local (Ficha Metodológica 1) ... Reforço da competência dos agentes (Ficha Metodológica 3) ...
http://https://siifse.igfse.pt/asp/directorioProjectos/eqDet...

rhandler
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 31

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Michelle de Abreu Aio
1 hr
  -> Obrigado, Michelle, tenha um bom final de domingo!

agree  Sara Assureira
23 hrs
  -> Obrigado, sara_cass, tenha uma boa semana!

13 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
Comentário literário


Explanation:
Trata-se de um termo específico francês. Pela pesquisa pareceu-me tratar-se de um comentário literário.

"[PDF] LV-Nummer: 53-885Formato do ficheiro: PDF/Adobe Acrobat - Ver em HTML
comentário literário em língua portuguesa, relativamente à poesia e ao conto. O. trabalho do texto em aula será acompanhado por uma sistematização ..."
www1.uni-hamburg.de/romanistik/lehrplan/wise0809/simo885.pdf - Páginas semelhantes

--------------------------------------------------
Note added at 15 mins (2009-02-15 21:13:30 GMT)
--------------------------------------------------

"Commentaire Composé: questões sobre um fragmento de uma obra literária. O "commentaire" permite avaliar composição e síntese. "

www.netflash.com.br/alliance/Diplomas/NancyBr.htm - 12k - Em cache - Páginas semelhantes

--------------------------------------------------
Note added at 19 mins (2009-02-15 21:17:08 GMT)
--------------------------------------------------

"L'objectif premier du commentaire est d'évaluer l'apprentissage de tous les outils linguistiques, rhétoriques et d'histoire littéraire vus au collège, appliqués à un texte littéraire, et la capacité à les interpréter selon un contexte précis. De plus, il permet de cerner les axes d'études importants d'un texte. Enfin, il permet de mettre en œuvre les capacités tant écrites que orales (lors de l'épreuve d'oral) de communication faisant partie du socle de connaissances."

fr.wikipedia.org/wiki/Commentaire_composé - 95k



Lúcia Leitão
Portugal
Works in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 4
Grading comment
Obrigada Lúcia

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Gil Costa
1 hr
  -> Obrigada Gil. Um bom final de Domingo

agree  Robintech
11 hrs
  -> Obrigado Robintech


12 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
comentário formal


Explanation:
Em pedagogia julgo que é isto, mas precisaria de mais contexto...

Teresa Borges
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 41