KudoZ home » French to Portuguese » Journalism

se piquer

Portuguese translation: Dar


15:49 Mar 31, 2008
French to Portuguese translations [PRO]
Journalism
French term or phrase: se piquer
O contexto é o seguinte:

Quand Lee SE PIQUE soudain de réclamer pour Taiwan un siège aux Nations unies, la tension monte encore d'un cran car cette requête a tout d'une déclaration d'independence masquée.

Obrigado
José Crespo
Portuguese translation:Dar
Explanation:
ou "dar na cabeça". Nesta frase "se pique" é familiar, portanto era judicioso utilizar o mesmo tom.

"Quando lhe da para....."
Selected response from:

Nathalie Tomaz
France
Grading comment
Todas as soluções apresentadas encaixam bem de uma maneira ou de outra. "Quando lhe dá para..." talvez seja a ideal neste caso.
Obrigado a todos.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +1DarNathalie Tomaz
4ocorrer
Jean-François Mabit
4decidirjm meinier
4arrogar
Gustavo Silva
4resolver/decidir
Martine COTTARD


  

Answers


5 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
resolver/decidir


Explanation:
**

Martine COTTARD
Portugal
Native speaker of: Native in FrenchFrench
PRO pts in category: 28

38 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
arrogar


Explanation:
quando ele se arrogar subitamente o direito de reclamar

--------------------------------------------------
Note added at 59 mins (2008-03-31 16:49:08 GMT)
--------------------------------------------------

"A Sentinela espanta-se pois com o descaramento e desassombro do Ministro da Defesa, Dr. Paulo Portas, ao arrogar-se o direito de reclamar para si um privilégio que ninguém lhe terá conferido."
http://sentinelaalerta.weblog.com.pt/arquivo/2003_09.html

Example sentence(s):
  • Em política ninguém se pode arrogar o direito de ser dono seja do que for
  • Qualquer filosofia ou teoria científica que se arrogue o direito de mudar de significado quando bem lhe interesse adquire o delicioso privilégio de não poder ser jamais contraditada pelos fatos.

    Reference: http://www.diariodetrasosmontes.com/cronicas/cronicas.php3?i...
    Reference: http://www.olavodecarvalho.org/semana/070730dc.html
Gustavo Silva
Portugal
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 4

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
decidir


Explanation:
parece ser uma opção fiável

jm meinier
Native speaker of: Native in FrenchFrench

5 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
Dar


Explanation:
ou "dar na cabeça". Nesta frase "se pique" é familiar, portanto era judicioso utilizar o mesmo tom.

"Quando lhe da para....."

Nathalie Tomaz
France
Native speaker of: Native in FrenchFrench, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 8
Grading comment
Todas as soluções apresentadas encaixam bem de uma maneira ou de outra. "Quando lhe dá para..." talvez seja a ideal neste caso.
Obrigado a todos.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Rosa Alves
1 day15 hrs
  -> Obrigada Rosa !

1 day5 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
ocorrer


Explanation:
quando lhe ocorre (o pensamento)

Jean-François Mabit
Native speaker of: Native in FrenchFrench