KudoZ home » French to Portuguese » Law (general)

Notaire instrumentant

Portuguese translation: Tabelião responsável (pelo ato)


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
French term or phrase:Notaire instrumentant
Portuguese translation:Tabelião responsável (pelo ato)
Entered by: rhandler

23:39 Nov 18, 2008
French to Portuguese translations [PRO]
Law/Patents - Law (general)
French term or phrase: Notaire instrumentant
Contexto:
Tous les comparants déclarent et reconnaissent que le Notaire instrumentant a rappelé leur attention sur les dispositions légales relatives, respectivement à la responsabilité personnelle qu’encourent les administrateurs et gérants de société, en cas de faute grave et caractérisée, à l’obligation de remettre au Notaire instrumentant, un plan financier justifiant le montant du capital de la présente société...

Traduzi:
Todos os comparecentes declaram e reconhecem que o Tabelião (instrumentant?) chamou a atenção deles sobre as disposições legais relativas, respectivamente, à responsabilidade pessoal que incorrem os administradores e gerentes de sociedade, em caso de falta grave e caracterizada, na obrigação de remeter ao Tabelião instrumentant, um plano financeiro comprovando o montante do capital da presente sociedade...

Como traduziriam este termo?
Acho que tem alguma discrepância na minha tradução.
Diana Salama
Tabelião responsável (pelo ato)
Explanation:
É o que me ocorre. Veja estes exemplos:

Calcula ISTI
Tabelião Responsável: Dr. Pedro Ludovico Teixeira Neto 4º Tabelionato de Notas ... Tabelião Responsável: Isa Conceição de Almeida Oliveira ...
www.goiania.go.gov.br/html/isti/calculo_1.htm

Recivil - Artigo - Breves considerações acerca da utilidade e da ...
... a declaração de haver sido lida ao solicitante e a sua assinatura e, ao final, a assinatura e o sinal público do tabelião responsável pelo ato. ...
www.recivil.com.br/Conteudonoticia.asp?ID=2706

Folha Online - Ilustrada - Tabelião cria nova polêmica sobre ...
2 Out 2007 ... O tabelião responsável pelo polêmico testamento do tenor Luciano Pavarotti, no qual o cantor deixa todos os seus bens nos Estados Unidos ...
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u333352.sh...
Selected response from:

rhandler
Grading comment
Obrigada, Rhandler e Teresa!
Fico com esta opção simplesmente por ser mais concisa (SOU VIRGINIANA!!!)
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +3notário (tabelião) que lavra o instrumento
Teresa Borges
3 +3Tabelião responsável (pelo ato)rhandler


  

Answers


1 hr   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +3
Tabelião responsável (pelo ato)


Explanation:
É o que me ocorre. Veja estes exemplos:

Calcula ISTI
Tabelião Responsável: Dr. Pedro Ludovico Teixeira Neto 4º Tabelionato de Notas ... Tabelião Responsável: Isa Conceição de Almeida Oliveira ...
www.goiania.go.gov.br/html/isti/calculo_1.htm

Recivil - Artigo - Breves considerações acerca da utilidade e da ...
... a declaração de haver sido lida ao solicitante e a sua assinatura e, ao final, a assinatura e o sinal público do tabelião responsável pelo ato. ...
www.recivil.com.br/Conteudonoticia.asp?ID=2706

Folha Online - Ilustrada - Tabelião cria nova polêmica sobre ...
2 Out 2007 ... O tabelião responsável pelo polêmico testamento do tenor Luciano Pavarotti, no qual o cantor deixa todos os seus bens nos Estados Unidos ...
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u333352.sh...

rhandler
Specializes in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 205
Grading comment
Obrigada, Rhandler e Teresa!
Fico com esta opção simplesmente por ser mais concisa (SOU VIRGINIANA!!!)

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Martine COTTARD
7 hrs
  -> Obrigado, Martine!

agree  Vasco DUARTE-PACHECO
9 hrs
  -> Obrigado, Vasco!

agree  Lota Moncada
10 hrs
  -> Obrigado, Lota!

8 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +3
notário (tabelião) que lavra o instrumento


Explanation:
Numa tradução mais literal...

Example sentence(s):
  • e autenticada para arquivamento no tabelião que lavra o instrumento manifestação da vontade das partes e dos intervenientes...
  • Nem o tabelião, que lavra o instrumento de aprovação, nem as testemunhas, que participam desta fase do ato, conhecem, necessariamente, o conteúdo...

    Reference: http://www.notarialnet.org.br/art/ex_art.php?codigo=2
    Reference: http://www.flaviotartuce.adv.br/secoes/artigosc/zeno_testame...
Teresa Borges
Portugal
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 933

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Martine COTTARD
17 mins
  -> Obrigada, Martine! Bom dia...

agree  Isabel Maria Almeida
1 hr
  -> Obrigada, Isabel!

agree  Vasco DUARTE-PACHECO
1 hr
  -> Obrigada, Vasco!