KudoZ home » French to Portuguese » Medical

gelure

Portuguese translation: queimadura do frio


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
French term or phrase:gelure
Portuguese translation:queimadura do frio
Entered by: tradusport

09:50 Sep 10, 2001
French to Portuguese translations [PRO]
Medical
French term or phrase: gelure
comment dit-on gelure en portugais, en langage médical lorsque l´on se réfère à des brûlures occasionnées par le gel. la congélation, les acides,etc.?
tradusport
Portugal
queimado do frio
Explanation:
queimado pelo ácido,
ou "queimadura provocada pelo frio, ácido, etc.".
QUEIMADO DO FRIO é o mais curto e específico da parte "queimada",
QUEIMADURA é um termo geral.
Diz-se "mão queimada do frio", "pés queimados do frio", etc.
QUEIMADURA é o termo geral. Diz-se [QUEIMADURA nos pés (nas mãos) PROVOCADA PELO CONGELAMENTO] - um termo bem mais longo e pomposo.
Selected response from:

DrSantos
Grading comment
Olá Osmar,
Não me lembrei de o contactar directamente...pois é médico, se bem me lembro?
Obrigada pela ajuda. O problema era que no texto em questão compara-se precisamente " a queimadura do frio" com outras queimaduras que, em francês, exprimimos com termos diferentes. De facto, em português, sempre tinha ouvido falar em queimaduras tratando-se do frio, mas queria ter a certeza.
Obrigada - Cordialmente -
Annie

4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +1queimado do frioDrSantos
5queimadura
erik b
4congelaçaoAlbert Golub


  

Answers


58 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
queimadura


Explanation:
Queimadura é a afecção resultante da ação do calor sobre o revestimento cutâneo. Pode ser provocada por corpos sólidos (brasas, por exemplo), líquidos (como a água em temperaturas elevadas) ou gasosos (como o vapor de uma caldeira). Além dos agentes térmicos, o gelo, produtos químicos cáusticos (ácidos e bases fortes) e certas radiações podem originar uma queimadura.



erik b
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in FrenchFrench
PRO pts in pair: 16

59 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
congelaçao


Explanation:
je n'ai pas le petit accent a mettre sur le a mais c'est de bon coeur

Albert Golub
Native speaker of: French

1 hr   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
queimado do frio


Explanation:
queimado pelo ácido,
ou "queimadura provocada pelo frio, ácido, etc.".
QUEIMADO DO FRIO é o mais curto e específico da parte "queimada",
QUEIMADURA é um termo geral.
Diz-se "mão queimada do frio", "pés queimados do frio", etc.
QUEIMADURA é o termo geral. Diz-se [QUEIMADURA nos pés (nas mãos) PROVOCADA PELO CONGELAMENTO] - um termo bem mais longo e pomposo.


DrSantos
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 11
Grading comment
Olá Osmar,
Não me lembrei de o contactar directamente...pois é médico, se bem me lembro?
Obrigada pela ajuda. O problema era que no texto em questão compara-se precisamente " a queimadura do frio" com outras queimaduras que, em francês, exprimimos com termos diferentes. De facto, em português, sempre tinha ouvido falar em queimaduras tratando-se do frio, mas queria ter a certeza.
Obrigada - Cordialmente -
Annie

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Paulo Celestino Guimaraes
178 days