KudoZ home » French to Portuguese » Medical: Instruments

carottes biopsiques

Portuguese translation: amostras teciduais de pequena dimensão


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
French term or phrase:carottes biopsiques
Portuguese translation:amostras teciduais de pequena dimensão
Entered by: Teresa Borges

10:58 Feb 17, 2012
French to Portuguese translations [PRO]
Medical - Medical: Instruments
French term or phrase: carottes biopsiques
... le taux de PSA et la longueur des carottes biopsiques étaient identiques dans les deux groupes.
Sandra Baptista
Portugal
amostras teciduais de pequena dimensão
Explanation:
Não sei se existe outra tradução mais "directa", mas quer dizer isto...

--------------------------------------------------
Note added at 54 mins (2012-02-17 11:52:57 GMT)
--------------------------------------------------

Tout d’abord, apporter la preuve de l’existence d’un cancer sur des échantillons tissulaires de petite taille (les carottes biopsiques), chose qui n’est pas toujours évidente.
http://www.urotunisia.com/sections.php?op=printpage&artid=11
Selected response from:

Teresa Borges
Portugal
Grading comment
3 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
3 +1biópsia do núcleo
Dominique Fourcroy
3amostras teciduais de pequena dimensão
Teresa Borges


Discussion entries: 8





  

Answers


52 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
amostras teciduais de pequena dimensão


Explanation:
Não sei se existe outra tradução mais "directa", mas quer dizer isto...

--------------------------------------------------
Note added at 54 mins (2012-02-17 11:52:57 GMT)
--------------------------------------------------

Tout d’abord, apporter la preuve de l’existence d’un cancer sur des échantillons tissulaires de petite taille (les carottes biopsiques), chose qui n’est pas toujours évidente.
http://www.urotunisia.com/sections.php?op=printpage&artid=11

Teresa Borges
Portugal
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 27

1 hr   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +1
biópsia do núcleo


Explanation:
Uma biópsia do núcleo é um processo em que uma agulha é passada através da pele para dar uma amostra de tecido a partir de uma massa ou nódulo

--------------------------------------------------
Note added at 7 heures (2012-02-17 18:36:56 GMT)
--------------------------------------------------

Quando apenas uma amostra de tecido é removido com a preservação da arquitetura histológica das células do tecido, o procedimento é chamado de''biópsia incisional''ou''''core biopsy.

Quando uma amostra de tecido ou fluido é retirado com uma agulha de tal forma que as células são removidos sem preservar a arquitetura histológica das células do tecido, o procedimento é chamado de biópsia aspirativa por agulha.

Dominique Fourcroy
Native speaker of: Native in FrenchFrench, Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  xxxsflor: Aceito o outro termo. Sim, eu vi obrigada Dominique... biopsia, sem acento no "o", eu própria também cometo o mesmo erro, infelizmente.
49 mins
  -> Obrigada...Biopsia aspirativa por agulha/biópsia incisional (ver nota )