KudoZ home » French to Portuguese » Sports / Fitness / Recreation

Coupe du Monde FIFA

Portuguese translation: Copa do Mundo


00:08 Dec 6, 2003
French to Portuguese translations [PRO]
Sports / Fitness / Recreation / football
French term or phrase: Coupe du Monde FIFA
Candidatura para organizar o mundial de 2010 (em português de Portugal).
Será que existe uma denominação "oficial" em português?
jorge maia
Portuguese translation:Copa do Mundo
Explanation:
Arquivo
... Não chega a ser uma Copa do Mundo, mas para uma nação ... quando o Rio de Janeiro foi
candidato, não faltou ... Nossa cidade seria ideal para sediar uma Olimpíada ...
www.brasil.terravista.pt/albufeira/ 3369/framearquivoset00.htm - 63k - Em cache - Páginas Semelhantes



--------------------------------------------------
Note added at 8 mins (2003-12-06 00:17:15 GMT)
--------------------------------------------------

O \"país tal\" lançou sua canditatura para sediar a Copa do Mundo
O \"país tal\" é candidato para sediar a Copa do Mundo

ESPORTES
... a Copa do Mundo de 2010 22/11/2002 - 14h49 » Nigéria prepara candidatura à Copa
de 2010 20/11/2002 - 15h08 » Marrocos quer sediar Copa do Mundo de 2010 15 ...
www.esportes.terra.com.br/grupos/copa2010.htm - 26k - Em cache - Páginas Semelhantes



--------------------------------------------------
Note added at 9 mins (2003-12-06 00:17:57 GMT)
--------------------------------------------------

Micro Nations Center
... CMF - Comitê Organizador da Copa do Mundo de Seleções http ... nação a se candidatar
à sediar o torneio ... governo como a federação apostam na candidatura. ...
www.pacifica.co.pt/mncenter/print.php?sid=145 - 4k - Resultado suplementar - Em cache - Páginas Semelhantes

Arquivo
... Não chega a ser uma Copa do Mundo, mas para ... e Sydney (2000) – ganharam a disputa
na primeira candidatura. ... Nossa cidade seria ideal para sediar uma Olimpíada ...
www.brasil.terravista.pt/albufeira/ 3369/framearquivoset00.htm - 63k - Em cache - Páginas Semelhantes



--------------------------------------------------
Note added at 1 hr 19 mins (2003-12-06 01:28:05 GMT)
--------------------------------------------------

A Christina está certa (e não deixa de estar também o rhandler!): o usado em Portugal é Mundial. Veja exemplo:

\"GILBERTO MADAÍL: \"SORTEIO DO MUNDIAL FOI CONVENIENTE\"
O Presidente da FPF comentou o desfecho do Sorteio de hoje, em Frankfurt, para o Mundial de 2006. Em declarações ao \'site\' da FPF, Gilberto Madaíl referiu...\"

Retirado da página oficial da Federação Portuguesa de Futebol
(http://www.fpf.pt/noticias/ver_noticia.jsp?n_id=6493)
Selected response from:

Erika McGovern
United States
Grading comment
Graded automatically based on peer agreement.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +2Campeonato Mundial de Futebolrhandler
5 +2Copa do Mundo
Erika McGovern
5 +1Mundial de Futebol 2010
CristinaPereira
5Copa do Mundo da FIFA
Luciano Monteiro
4 +1Campeonato do Mundo de Futebol
Ana Almeida


  

Answers


6 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
Mundial de Futebol 2010


Explanation:
+

--------------------------------------------------
Note added at 2003-12-06 00:17:51 (GMT)
--------------------------------------------------

Ou simplesmente \"Mundial 2010\"

Referências:

http://www.google.pt/search?hl=pt-PT&ie=UTF-8&oe=UTF-8&q="Mu...

http://www.google.pt/search?hl=pt-PT&ie=UTF-8&oe=UTF-8&q="Mu...

--------------------------------------------------
Note added at 2003-12-06 00:49:40 (GMT)
--------------------------------------------------

Nota ao Rhandler:

O solicitante pede o nome oficial em português de Portugal, logo, PT-PT. E, de qualquer das formas, a sua sugestão actual vai nesse sentido ;-) De resto, eu torço sempre pelo Brasil (quando Portugal não está em jogo!)

--------------------------------------------------
Note added at 2003-12-06 00:50:11 (GMT)
--------------------------------------------------

Nota ao Rhandler:

O solicitante pede o nome oficial em português de Portugal, logo, PT-PT. E, de qualquer das formas, a sua sugestão actual vai nesse sentido ;-) De resto, eu torço sempre pelo Brasil (quando Portugal não está em jogo!)

CristinaPereira
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Erika McGovern: Se é para PT de Portugal, vc está certíssima, veja o site da Federação Portuguesa de Futebol (http://www.fpf.pt/index.jsp). Abraços!
1 hr
  -> Obrigada Erika!

18 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
Campeonato Mundial de Futebol


Explanation:
É o que se poderia chamar de "denominação oficial", mas tem menos ocorrências no Google: apenas 1.190.

Alguns exemplos:

Moeda da INCM - Campeonato Mundial de Futebol México 1986 - [ Translate this page ]
contacte-nos. Campeonato Mundial de futebol México 1986, ...
www.cgd.pt/montra/moedas/ campeonato_futebol_mexico1986.htm

Album de cromos "Campeonato Mundial de Futebol de 1966" da ...
CAMPEONATO MUNDIAL DE FUTEBOL DE 1966 (APR- 1966). Ano da 1ª edição:
1966. Origem- Espanha? Cromos- 256 fotografias coloridas ...
pwp.netcabo.pt/0150669101/cromos/ Agencia2/mundial66.htm

Celebrações do Penta Campeonato Mundial de Futebol 2002
Comemoração do Penta Campeonato Mundial de Futebol 2002 Junho/02.
Abaixo algumas fotos de nossa comemoração, em Campinas, da ...
www.vernizi.hpg.ig.com.br/street/Penta02.htm


rhandler
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 11

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  CristinaPereira: Obviamente, já que a expressão consagrada é "Mundial de Futebol" (ver minha resposta) 1.160 contra 138 ocorrências em google.pt (que é o que se pede).
6 mins
  -> Ninguém pediu Pt-Pt. Em matéria de futebol, acho que o Pt-Br tem muito mais autoridade (e pessoas falando).

agree  Jorge Freire: Em português PT
25 mins
  -> Obrigado, Jorge

agree  Erika McGovern: Certo para PT-PT, fui rápida mas imprecisa ;-)
1 hr
  -> Obrigado, Erika

neutral  lenapires: Concordo com a sua resposta, mas a CristinaPereira tem razão. Pede-se português de Portugal. Ver a pergunta.
2 days 16 hrs
  -> 'Tudo bem, eu não havia atentado ao detalhe. Mas minha resposta é universal.

7 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
Copa do Mundo


Explanation:
Arquivo
... Não chega a ser uma Copa do Mundo, mas para uma nação ... quando o Rio de Janeiro foi
candidato, não faltou ... Nossa cidade seria ideal para sediar uma Olimpíada ...
www.brasil.terravista.pt/albufeira/ 3369/framearquivoset00.htm - 63k - Em cache - Páginas Semelhantes



--------------------------------------------------
Note added at 8 mins (2003-12-06 00:17:15 GMT)
--------------------------------------------------

O \"país tal\" lançou sua canditatura para sediar a Copa do Mundo
O \"país tal\" é candidato para sediar a Copa do Mundo

ESPORTES
... a Copa do Mundo de 2010 22/11/2002 - 14h49 » Nigéria prepara candidatura à Copa
de 2010 20/11/2002 - 15h08 » Marrocos quer sediar Copa do Mundo de 2010 15 ...
www.esportes.terra.com.br/grupos/copa2010.htm - 26k - Em cache - Páginas Semelhantes



--------------------------------------------------
Note added at 9 mins (2003-12-06 00:17:57 GMT)
--------------------------------------------------

Micro Nations Center
... CMF - Comitê Organizador da Copa do Mundo de Seleções http ... nação a se candidatar
à sediar o torneio ... governo como a federação apostam na candidatura. ...
www.pacifica.co.pt/mncenter/print.php?sid=145 - 4k - Resultado suplementar - Em cache - Páginas Semelhantes

Arquivo
... Não chega a ser uma Copa do Mundo, mas para ... e Sydney (2000) – ganharam a disputa
na primeira candidatura. ... Nossa cidade seria ideal para sediar uma Olimpíada ...
www.brasil.terravista.pt/albufeira/ 3369/framearquivoset00.htm - 63k - Em cache - Páginas Semelhantes



--------------------------------------------------
Note added at 1 hr 19 mins (2003-12-06 01:28:05 GMT)
--------------------------------------------------

A Christina está certa (e não deixa de estar também o rhandler!): o usado em Portugal é Mundial. Veja exemplo:

\"GILBERTO MADAÍL: \"SORTEIO DO MUNDIAL FOI CONVENIENTE\"
O Presidente da FPF comentou o desfecho do Sorteio de hoje, em Frankfurt, para o Mundial de 2006. Em declarações ao \'site\' da FPF, Gilberto Madaíl referiu...\"

Retirado da página oficial da Federação Portuguesa de Futebol
(http://www.fpf.pt/noticias/ver_noticia.jsp?n_id=6493)


Erika McGovern
United States
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 4
Grading comment
Graded automatically based on peer agreement.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  CristinaPereira: "Copa do Mundo" em PT-BR (certíssimo, aliás). Cá é o Mundial! Oh Erika, ainda não ouviu falar do Figo? :-)
7 mins
  -> Hum... pensei que .pt fosse site de Portugal...

agree  rhandler: Desta vez você foi mais rápida.
8 mins
  -> É... mas parece que não está certo, pelo que os colegas de Portugal estão comentando :)

agree  Jorge Freire: Em português do Brasil
35 mins
  -> Em Português do Brasil também chamamos de mundial, às vezes :)

9 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
Campeonato do Mundo de Futebol


Explanation:
Como em quase todas as questões que envolvem o futebol, também aqui parece não haver unanimidade. Mas julgo que a designação correcta será esta (embora na linguagem coloquial seja habitualmente referido por o "Mundial de..." (2006 p. ex - sem referência sequer a futebol: é óbvio que é de futebol) ou também "Mundial de Futebol).
Algumas referências que sustentam a minha sugestão:

"PORTUGAL NAS Competições Internacionais

Por Equipas

Selecção Nacional


Competições Internacionais

Liga dos Campeões

Taça UEFA

Taça das Taças (extinta em 1999)

Supertaça Europeia

Taça Intercontinental

Campeonato do Mundo (Países)

Campeonato da Europa (Países)
http://homepage.oninet.pt/938mae/fut_inter.htm

Despacho n.º 21 523/2001 - Acontecimentos que devem ser qualificados de interesse generalizado do público
(...)
i) Meias-finais e final do Campeonato do Mundo de futebol entre selecções
http://www.mp.gov.pt/mp/pt/Competencias/ComSocial/Legislacao...

E são 18 as páginas com referências no Google - embora isso não seja para mim um critério de validação exclusivo..




Ana Almeida
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in EnglishEnglish

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  lenapires
2 days 7 hrs

1590 days   confidence: Answerer confidence 5/5
Copa do Mundo da FIFA


Explanation:
A forma curta usada pela imprensa é simplesmente "Copa do Mundo", mas o nome usado oficialmente em português é "Copa do Mundo da FIFA", como evidenciado no site da última competição.

Luciano Monteiro
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Portuguese