virage en épingle

Portuguese translation: curva de 180 graus

French term or phrase:virage en épingle
Portuguese translation:curva de 180 graus
Entered by: rhandler

21:14 Oct 25, 2005
French to Portuguese translations [PRO]
Art/Literary - Transport / Transportation / Shipping
French term or phrase: virage en épingle
DE FR VERS PT-PT:

Il s'agit d'une description où il y a plusieurs virages brusques et l'auteur parle de virage "en épingle". Comment traduiriez-vous cette expression en portugais? Merci d'avance.
Sandrinha
curva de 180 graus
Explanation:
Trata-se de curva após a qual trafega-se no sentido oposto ao qual se vinha, antes de fazer a curva. O nome completo é "virage en epingle à cheveux", que em inglês se chama "hairpin curve", ou seja, curva grampo de cabelo. Veja a foto deste sítio e confira a semelhança com um grampo de cabelo:

Gallery: Hairpin Curve
Caption, Hairpin Curve. Location, Porto Moniz, Madeira, Portugal. Keywords. Road (45) Sea (193). Exposure, 11 Mar 2002. Stats, Viewed 824 times; 13 ratings, ...
www.clasohm.com/photodb/photo?photo_id=3532

Um exemplo em PT-PT:

O Mirante online - 05-12-2002 - Desporto - Sensações de corrida - [ Translate this page ]
... de uma recta com descida prolongada em sexta velocidade sobre terra, buracos
E piso escorregadio, ainda para mais com uma curva de 180 graus no final. ...
http://semanal.omirante.pt/index.asp?idEdicao=51&id=2105&idS...

--------------------------------------------------
Note added at 33 mins (2005-10-25 21:47:44 GMT)
--------------------------------------------------

Encontrei um exemplo com "curva em grampo", mas é brasileiro, e continua falando dos 180 graus:

Federação Gaúcha de Ciclismo - Página Oficial
... da Via Parque, embora situado num ponto bem aprazível, mostra-se inadequado para provas deste tipo por contar no seu trajeto com uma curva em grampo de 180 ...
www.fgc.com.br/cgi-bin/imprensa/n1387.
Selected response from:

rhandler
Grading comment
Obrigada
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +2curva de 180 graus
rhandler
4chicana
tierri pimpao
3viragem/manobra em voo picado
Joao Vieira
1curva mais apertada
bezowski


  

Answers


31 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
virage en épingle
curva de 180 graus


Explanation:
Trata-se de curva após a qual trafega-se no sentido oposto ao qual se vinha, antes de fazer a curva. O nome completo é "virage en epingle à cheveux", que em inglês se chama "hairpin curve", ou seja, curva grampo de cabelo. Veja a foto deste sítio e confira a semelhança com um grampo de cabelo:

Gallery: Hairpin Curve
Caption, Hairpin Curve. Location, Porto Moniz, Madeira, Portugal. Keywords. Road (45) Sea (193). Exposure, 11 Mar 2002. Stats, Viewed 824 times; 13 ratings, ...
www.clasohm.com/photodb/photo?photo_id=3532

Um exemplo em PT-PT:

O Mirante online - 05-12-2002 - Desporto - Sensações de corrida - [ Translate this page ]
... de uma recta com descida prolongada em sexta velocidade sobre terra, buracos
E piso escorregadio, ainda para mais com uma curva de 180 graus no final. ...
http://semanal.omirante.pt/index.asp?idEdicao=51&id=2105&idS...

--------------------------------------------------
Note added at 33 mins (2005-10-25 21:47:44 GMT)
--------------------------------------------------

Encontrei um exemplo com "curva em grampo", mas é brasileiro, e continua falando dos 180 graus:

Federação Gaúcha de Ciclismo - Página Oficial
... da Via Parque, embora situado num ponto bem aprazível, mostra-se inadequado para provas deste tipo por contar no seu trajeto com uma curva em grampo de 180 ...
www.fgc.com.br/cgi-bin/imprensa/n1387.

rhandler
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 40
Grading comment
Obrigada

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Henrique Magalhaes
20 mins
  -> Obrigado, Henrique

agree  Isabel Vidigal
5 hrs
  -> Obrigado, IsabelMaria

12 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
virage en épingle
viragem/manobra em voo picado


Explanation:
Esta pode ser outra opção se o autor estiver a descrever uma aeronave que muda de direcção (à esquerda/direita) em voo picado. É só mais uma idéia uma vez que não especificas qual a máquina que executa esta manobra.

--------------------------------------------------
Note added at 12 hrs 21 mins (2005-10-26 09:36:00 GMT)
--------------------------------------------------

No contexto da minha resposta, a mudança de direcção, caso se trate de uma aeronave, também pode ser no sentido vertical, mais propriamente uma manobra de voo muito comum em forma de U (como um grampo), i.e. a aeronave cai em voo picado e depois sobe rapidamente para ganhar altitude. Creio que para português vai necessitar de alguma criatividade tua tentando imaginar a manobra que a máquina está a realizar. Espero ter ajudado.

Joao Vieira
Portugal
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

18 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
virage en épingle
chicana


Explanation:
nao sei se sera apenas especifico à formula um mas o termo existe!!!

tierri pimpao
France
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in FrenchFrench
PRO pts in category: 2

1 day 51 mins   confidence: Answerer confidence 1/5Answerer confidence 1/5
virage en épingle
curva mais apertada


Explanation:
virage en épingle à cheveux = un virage très serré
curva mais apertada
exemplo in: http://www2.snbpc.pt/portal/page?_pageid=35,49124,35_49134&_...

bezowski
Poland
Native speaker of: Native in PolishPolish
PRO pts in category: 4