Abstimmkonto / Abstimmungskonto

Portuguese translation: conta de conciliação / conta de reconciliação

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
German term or phrase:Abstimmungskonto / Abstimmkonto
Portuguese translation:conta de conciliação / conta de reconciliação
Entered by: Manuela Brehm

08:53 Jan 13, 2004
German to Portuguese translations [PRO]
Bus/Financial
German term or phrase: Abstimmkonto / Abstimmungskonto
Finanzwesen (FI)
Sachkonto, auf dem die Bewegungen der Nebenbuchhaltung, z.B. der Nebenbücher Debitoren, Kreditoren und Anlagen, mitgeführt werden.
In der Regel verweisen mehrere Konten der Nebenbuchhaltung auf ein gemeinsames Abstimmkonto. Damit wird der Ausweis der Nebenbuchhaltung in der Hauptbuchhaltung unter bilanziellen Gesichtspunkten erreicht.
Beispiel:
Ausländische Debitoren können auf ein gemeinsames Abstimmkonto verweisen.
Manuela Brehm
conta de conciliação
Explanation:
Segundo a SAP (SAPterm), a tradução é conta de conciliação :)
Selected response from:

Andreia Ferreira
Portugal
Grading comment
Obrigada às duas.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5conta de conciliação
Andreia Ferreira
4 +1conta razão
Suky Suky


  

Answers


44 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
conta razão


Explanation:
Olá Manuela,

A "Abstimmkonto" é a "Hauptbuchkonto", como pode ver no seguinte site:
«Die Zusammenfassung aller Sachkonten, die ein Unternehmen verwendet, nennt man Hauptbuch. Aus dem Hauptbuch wird die Bilanz sowie die GuV erstellt. Nebenbücher erläutern ein Hauptbuchkonto (das so genannte Abstimmkonto). In den folgenden Abschnitten werden die Nebenbücher »Debitoren«, »Kreditoren« und »Anlagen« betrachtet.(http://www.ciando.com/shop/book/readex/index.cfm/fuseaction/...»

que em Português é a "conta razão":

"Extractos de conta, rubrica , centro de custo e de fluxos de

caixa
• Mapa estado da conta;
• Mapas orçamentais por conta razão, conta de movimento e
centro de custo; (http://www.eticadata.pt/produto_gae_gold.htm)"

"Apuramento do IVA;
Balancetes analíticos e financeiros por mês ou período; extractos por conta, por rúbrica e por centro de custo;
Mapas orçamentais por conta razão ou por conta de movimento;
Configurador de mapas do tipo folha de cálculo;
Mapas de desvios orçamentais; (http://sapp.telepac.pt/hamshop/contabilidade.htm)"

Em Inglês encontrei o seguinte:

control account [bank.] das Abstimmkonto
controlling account [bank.] das Abstimmkonto
reconciliation account [finan.] das Abstimmkonto

No meu dicionário de economia diz o seguinte:
"Controlling account (Cont.): conta colectiva, conta do razão geral que engloba o movimento de contas subsidiárias relevado em razões auxiliares"

Espero ter ajudado.

Continuação de bom trabalho!

Cumprimentos,

Susana




Suky Suky
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 290

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Anneliese Mosch
1 hr
  -> Obrigada Anneliese!

52 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
conta de conciliação


Explanation:
Segundo a SAP (SAPterm), a tradução é conta de conciliação :)

Andreia Ferreira
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 13
Grading comment
Obrigada às duas.




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search