abperlen

Portuguese translation: escoar sob a forma de gotas esféricas

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
German term or phrase:abperlen
Portuguese translation:escoar sob a forma de gotas esféricas
Entered by: Rafael Mantovani

15:22 Oct 31, 2017
German to Portuguese translations [PRO]
Science - Chemistry; Chem Sci/Eng
German term or phrase: abperlen
"Der hydrophobe Oberflächeneffekt, der bewirkt, dass Flüssigkeiten abperlen, ist als Lotuseffekt bekannt."

Quer dizer que os líquidos escorrem pela superfície (de uma pipeta) formando pequenas "pérolas" (beads, em inglês), assim não deixando resíduos grudados na superfície.
Procuro uma maneira de deixar isto bem claro.

Muito obrigado
Rafael Mantovani
Germany
escoar sob a forma de gotas esféricas
Explanation:
file:///C:/Users/personal/Downloads/FEUP_Dissertacao_MIEC_Jose_Oliveira_201105601.pdf
Selected response from:

Francisco Ludovice-Moreira
Spain
Grading comment
muito obrigado a todos que ajudaram
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4escoar em forma de /formar gotículas
ahartje
4escoar sob a forma de gotas esféricas
Francisco Ludovice-Moreira
3formar gotas hidrfóbicas
José Patrício


  

Answers


7 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
escoar em forma de /formar gotículas


Explanation:
Aber es gibt bestimmt noch zig andere Möglichkeiten.

ahartje
Portugal
Native speaker of: Native in GermanGerman, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 192
Notes to answerer
Asker: olá ahartje, obrigado. Cheguei a pensar em "gotículas", porém logo abaixo no texto há um trecho que diz "Dies bewirkt eine geringe Bindung zwischen der Flüssigkeit und dem Kunststoff und ermöglicht es, dass die Flüssigkeit bei der Abgabe nicht abreißt – also nicht in kleine Tropfen zerfällt." - ou seja, se eu usar "escoar em gotículas", ficará incoerente depois quando eu disser que o líquido não forma gotículas. Parece que há aqui uma distinção entre as "Perlen" (são redondas e não grudam na superfície) e as "kleine Tropfen" (são gotas normais). Você por acaso teria uma outra ideia? Muito obrigado.


3 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
escoar sob a forma de gotas esféricas


Explanation:
file:///C:/Users/personal/Downloads/FEUP_Dissertacao_MIEC_Jose_Oliveira_201105601.pdf

Francisco Ludovice-Moreira
Spain
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 12
Grading comment
muito obrigado a todos que ajudaram

18 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
formar gotas hidrfóbicas


Explanation:
hidrofobizar/formar gotas hidrfóbicas
como pequenas gotas de óleo hidrofóbicas - https://books.google.pt/books?id=DlMmDwAAQBAJ&pg=PA111&lpg=P...
dass Flüssigkeiten abperlen=de modo que os fluidos formam gotas hidrfóbicas
hidrofóbicas, conferem à folha a super–hidrofobicidade (elevada repulsão da água por acção - https://www.google.pt/search?rlz=1C1TEUA_enPT668PT668&biw=10...
O efeito de lótus confere à superfície uma repulsa da água com capacidades de limpeza, - https://pt.wikipedia.org/wiki/Efeito_de_lótus
mit anderen Worten: Die Flüssigkeit perlt ab. - https://de.wikipedia.org/wiki/Benetzung:
Die Flüssigkeit auf der Oberfläche zieht sich zu einem fast kugelförmigen Tropfen zusammen (Kontaktwinkel größer 90°). Bei leichter Neigung der Oberfläche gleitet der Tropfen ohne jegliche Flüssigkeitsrückstände herunter, mit anderen Worten: Die Flüssigkeit perlt ab.
hidrofóbico (que não absorve ou retém água) https://en.wikipedia.org/wiki/Hydrophobe

José Patrício
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search