Explorationstermin

Portuguese translation: Anamnese

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
German term or phrase:Explorationstermin
Portuguese translation: Anamnese
Entered by: Danik 2014

21:55 Apr 28, 2016
German to Portuguese translations [PRO]
Social Sciences - Psychology
German term or phrase: Explorationstermin
Trata-se de um relatório pericial de um psiquiatra relativo à mãe de duas crianças, no contexto de um processo de guarda e direito de visita em tribunal.
Susana Ferreira
Anamnese
Explanation:
Procedimento para levantar o histórico do paciente
"A Anamnese é uma recuperação da memória, o processamento de informações preestabelecidas que são informadas pelo paciente, um resumo de todo um histórico de seu processo saúde-doença."
https://intervencaopsi.wordpress.com/2014/04/17/entrevista-c...
http://pt.slideshare.net/marceloborges399/89413601-2roteirod...
http://aventurasdapsicologia.blogspot.com.br/2013/10/modelos...

--------------------------------------------------
Note added at 14 hrs (2016-04-29 12:49:22 GMT)
--------------------------------------------------

Sim. A Anamnese a exploração do histórico do paciente. Mas também já vi a expressão "Entrevista de Anamnese". Nesse último caso a palavra entrevista meramente remete à forma de enquadre da situação: entrevista em oposição à sessão de terapia.

--------------------------------------------------
Note added at 15 hrs (2016-04-29 13:06:36 GMT)
--------------------------------------------------

Vejo que há toda uma discussão das diferenças entre entrevista X anamnese na Internet. Talvez convenha você pesquisar mais um pouco. Mas eu usaria "entrevista de anamnese" (entrevista= enquadre; anamnese= procedimento) ou simplesmente anamnese se você quiser evitar o termo "entrevista".
Selected response from:

Danik 2014
Brazil
Grading comment
Obrigada. Acabei por optar por entrevista. Exemplos encontrados: "O exame psiquiátrico deve sempre ser composto de entrevista (anamnese) e..."; "a entrevista faz parte do exame psiquiátrico. Muitos laudos periciais"
3 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
3Anamnese
Danik 2014
2consulta de exploração
ahartje


Discussion entries: 3





  

Answers


12 hrs   confidence: Answerer confidence 2/5Answerer confidence 2/5
consulta de exploração


Explanation:
Desenvolvimento Infantil: A Consulta de Psicologia à lupa ...
desenvolvimento-infantil.blogspot.com/.../a-consulta-de-psicologia-lupa-...
08/01/2013 - No entanto, o mais frequente é iniciar o processo por uma primeira consulta de exploração do motivo e história clínica do paciente.



--------------------------------------------------
Note added at 12 Stunden (2016-04-29 10:14:35 GMT)
--------------------------------------------------

Meiner Ansicht nach handelt es sich nicht um eine spezifische Fragentechnik, sondern um die erste, grundlegende Untersuchung, aus der sich mögliche, spezifischere Nachuntersuchungen ergeben können. Also Exploration im Sinne von Erkundung.

ahartje
Portugal
Native speaker of: Native in GermanGerman, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 12
Notes to answerer
Asker: A minha dúvida é precisamente com "exploração". Será portanto também um termo usado em PT no contexto da medicina/psiquiatria? Pelo que entendi, "Exploration" é uma técnica de interrogação do paciente.


14 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
Anamnese


Explanation:
Procedimento para levantar o histórico do paciente
"A Anamnese é uma recuperação da memória, o processamento de informações preestabelecidas que são informadas pelo paciente, um resumo de todo um histórico de seu processo saúde-doença."
https://intervencaopsi.wordpress.com/2014/04/17/entrevista-c...
http://pt.slideshare.net/marceloborges399/89413601-2roteirod...
http://aventurasdapsicologia.blogspot.com.br/2013/10/modelos...

--------------------------------------------------
Note added at 14 hrs (2016-04-29 12:49:22 GMT)
--------------------------------------------------

Sim. A Anamnese a exploração do histórico do paciente. Mas também já vi a expressão "Entrevista de Anamnese". Nesse último caso a palavra entrevista meramente remete à forma de enquadre da situação: entrevista em oposição à sessão de terapia.

--------------------------------------------------
Note added at 15 hrs (2016-04-29 13:06:36 GMT)
--------------------------------------------------

Vejo que há toda uma discussão das diferenças entre entrevista X anamnese na Internet. Talvez convenha você pesquisar mais um pouco. Mas eu usaria "entrevista de anamnese" (entrevista= enquadre; anamnese= procedimento) ou simplesmente anamnese se você quiser evitar o termo "entrevista".

Danik 2014
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in GermanGerman, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 7
Grading comment
Obrigada. Acabei por optar por entrevista. Exemplos encontrados: "O exame psiquiátrico deve sempre ser composto de entrevista (anamnese) e..."; "a entrevista faz parte do exame psiquiátrico. Muitos laudos periciais"
Notes to answerer
Asker: "Anamnese und Exploration sind die beiden wichtigsten Methoden zur Erfassung von psychiatrischen Symptomatiken. " São dois métodos diferentes.

Asker: Ou seja, entrevista no sentido de Termin? Entrevista de exploração em vez de consulta de exploração?





The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search