KudoZ home » German to Portuguese » Engineering: Industrial

Festigkeitsstrahlen

Portuguese translation: shot peening, jateamento de granalha, jato de granalha


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
German term or phrase:Festigkeitsstrahlen
Portuguese translation:shot peening, jateamento de granalha, jato de granalha
Entered by: Marcos Zattar

15:48 Nov 11, 2008
German to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering - Engineering: Industrial
German term or phrase: Festigkeitsstrahlen
jatos de endurecimento
irradiação de endurecimento
?

Contexto

Das Team Metalle im Werk XY besteht aus ca. 25 Mitarbeitern und nimmt unter anderem folgende Aufgaben wahr

• Lenkung der Wärmebehandlungsprozesse in den Härtereien
• Serienbetreuung spezieller Prozesse wie Festigkeitsstrahlen, Molybdänspritzen, Induktionshärten, Schweißen und Richten von Getriebewellen
• Durchführung von Schulungsmaßnahmen (Prozess- und Prüftechnik)
• Durchführung von metallografischen Untersuchungen, Rissprüfungen, Schleifbrandprüfungen
Marcos Zattar
Germany
shot peening, jateamento de granalha, jato de granalha
Explanation:
Festigkeitsstrahlen = shot peening
http://www.hirschvogel.de/en/aktuelles_newsletter/pdf/200611...

-------------------

Shot peening:
"Shot peening is a process used to produce a compressive residual stress layer and modify mechanical properties of metals. It entails impacting a surface with shot (round metallic, glass or ceramic particles) with force sufficient to create plastic deformation. It is similar to sandblasting, except that it operates by the mechanism of plasticity rather than abrasion: each particle functions as a ball-peen hammer. In practice, this means that less material is removed by the process, and less dust created."
http://en.wikipedia.org/wiki/Shot_peening

-------------------

Em português, usa-se o termo "shot peening" em inglês -- mas desconfio que seja por preguiça mesmo :-)

"Equipamentos de shot peening
O shot peening é um processo a qual se aplica tensão de compressão na superfície metálica, expondo-a ao jato de granalha esférica em alta velocidade, aumentando a resistência, eliminando a fadiga e corrosão em molas helicoidais e planas, barras estabilizadoras de automóveis, engrenagens de caixa de câmbio, coroas e pinhões de transmissão, partes e peças de aviões, brocas de perfuracão de petróleo e mineradoras."
http://www.cym.com.ar/portugues/prodport0112.html

"SHOT PEENING
Muito utilizado em peças que sofre um esforço mecânico continuo muito forte, particularmente, coroa, pinhão, molas, engrenagens, eixos etc, aumentando sua vida útil. Sofre um efeito de compactação e alivio de tensão mecânico.
É utilizado em larga escala nos setores automotivo, ferroviário, aviação e navegação."
http://www.peening.com.br/shot.html

-------------------

Também se usa o termo "jateamento COM granalha" ou "jateamento DE granalha":
"Resumo: Este trabalho compreende a segunda parte de uma revisão de pesquisas, referente aos últimos 30 anos, acerca do aumento nas resistências à fadiga e à corrosão de juntas soldadas quando empregada diversas técnicas de jateamento (jateamento com granalha, martelamento, ultra-sônico, laser e jateamento de água a alta pressão).
Abstract: This paper represents the second part of a review, referred to the last 30 years, about weld fatigue life and corrosion
improvements by various peening techniques (shot peening, hammer peening, ultrasonic peening, laser peening and water jet
peening)."
http://www.mecanica.ufu.br/revistasi/full/full_12_02_29.pdf

"A qualidade da superfície preparada através do jateamento com granalha de aço atende às exigências de eliminação da ferrugem e outros resíduos, além de produzir um padrão de ancoragem satisfatório, uniforme e específico a cada finalidade exigida. "
http://www.poloarjateamento.com.br/catalogo/loja_tipo2.php?c...

"O sistema de jateamento de granalha de aço por sistema de auto-aspiração, onde há o reaproveitamento do abrasivo e o acondicionamento de contaminantes ..."
http://www.pisosindustriais.com.br/materias/noticia.asp?ID=4...

-------------------

Outra opção: jato de granalha

"Máquina de Jato de Granalha"
http://www.febratec.com.br/jateamento/noticias2.asp

-------------------

Entre todas estas opções, no seu contexto eu usaria "jateamento com granalha"

Boa sorte!
Selected response from:

Fabio Said
Germany
Grading comment
Obrigado, Fabio!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +1shot peening, jateamento de granalha, jato de granalha
Fabio Said
3tratamento (mecânico de endurecimento) por bombardeamento com microesferas
ahartje


  

Answers


51 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
tratamento (mecânico de endurecimento) por bombardeamento com microesferas


Explanation:
https://dspace.ist.utl.pt/bitstream/2295/55898/1/Capitulo 1....

ahartje
Portugal
Works in field
Native speaker of: Native in GermanGerman, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 620

54 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
shot peening, jateamento de granalha, jato de granalha


Explanation:
Festigkeitsstrahlen = shot peening
http://www.hirschvogel.de/en/aktuelles_newsletter/pdf/200611...

-------------------

Shot peening:
"Shot peening is a process used to produce a compressive residual stress layer and modify mechanical properties of metals. It entails impacting a surface with shot (round metallic, glass or ceramic particles) with force sufficient to create plastic deformation. It is similar to sandblasting, except that it operates by the mechanism of plasticity rather than abrasion: each particle functions as a ball-peen hammer. In practice, this means that less material is removed by the process, and less dust created."
http://en.wikipedia.org/wiki/Shot_peening

-------------------

Em português, usa-se o termo "shot peening" em inglês -- mas desconfio que seja por preguiça mesmo :-)

"Equipamentos de shot peening
O shot peening é um processo a qual se aplica tensão de compressão na superfície metálica, expondo-a ao jato de granalha esférica em alta velocidade, aumentando a resistência, eliminando a fadiga e corrosão em molas helicoidais e planas, barras estabilizadoras de automóveis, engrenagens de caixa de câmbio, coroas e pinhões de transmissão, partes e peças de aviões, brocas de perfuracão de petróleo e mineradoras."
http://www.cym.com.ar/portugues/prodport0112.html

"SHOT PEENING
Muito utilizado em peças que sofre um esforço mecânico continuo muito forte, particularmente, coroa, pinhão, molas, engrenagens, eixos etc, aumentando sua vida útil. Sofre um efeito de compactação e alivio de tensão mecânico.
É utilizado em larga escala nos setores automotivo, ferroviário, aviação e navegação."
http://www.peening.com.br/shot.html

-------------------

Também se usa o termo "jateamento COM granalha" ou "jateamento DE granalha":
"Resumo: Este trabalho compreende a segunda parte de uma revisão de pesquisas, referente aos últimos 30 anos, acerca do aumento nas resistências à fadiga e à corrosão de juntas soldadas quando empregada diversas técnicas de jateamento (jateamento com granalha, martelamento, ultra-sônico, laser e jateamento de água a alta pressão).
Abstract: This paper represents the second part of a review, referred to the last 30 years, about weld fatigue life and corrosion
improvements by various peening techniques (shot peening, hammer peening, ultrasonic peening, laser peening and water jet
peening)."
http://www.mecanica.ufu.br/revistasi/full/full_12_02_29.pdf

"A qualidade da superfície preparada através do jateamento com granalha de aço atende às exigências de eliminação da ferrugem e outros resíduos, além de produzir um padrão de ancoragem satisfatório, uniforme e específico a cada finalidade exigida. "
http://www.poloarjateamento.com.br/catalogo/loja_tipo2.php?c...

"O sistema de jateamento de granalha de aço por sistema de auto-aspiração, onde há o reaproveitamento do abrasivo e o acondicionamento de contaminantes ..."
http://www.pisosindustriais.com.br/materias/noticia.asp?ID=4...

-------------------

Outra opção: jato de granalha

"Máquina de Jato de Granalha"
http://www.febratec.com.br/jateamento/noticias2.asp

-------------------

Entre todas estas opções, no seu contexto eu usaria "jateamento com granalha"

Boa sorte!


    Reference: http://www.cym.com.ar/portugues/prodport0112.html
    Reference: http://www.pisosindustriais.com.br/materias/noticia.asp?ID=4...
Fabio Said
Germany
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 12
Grading comment
Obrigado, Fabio!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  alemcar: absolut richtig
4 hrs
  -> danke!