KudoZ home » German to Portuguese » Finance (general)

Ausfall

Portuguese translation: perda/prejuízo


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
German term or phrase:Ausfall
Portuguese translation:perda/prejuízo
Entered by: Constance Mannshardt

12:42 Feb 19, 2009
German to Portuguese translations [PRO]
Finance (general) / publicação interna
German term or phrase: Ausfall
Aber wir betreiben professionelles Risikomanagement, können also rechtzeitig absehen, ob es zu Ausfällen kommt.

Perdas?
Constance Mannshardt
Germany
perda/prejuízo
Explanation:
olá
sim, concordaria com perda...
prejuízo talvez? veja se cabe no seu contexto geral
abraços
Selected response from:

Jamili Aoun-Schuppe
Germany
Grading comment
Obrigada!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +2perda/prejuízo
Jamili Aoun-Schuppe
5déficit / pane / parada
Fabio Said


  

Answers


6 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
perda/prejuízo


Explanation:
olá
sim, concordaria com perda...
prejuízo talvez? veja se cabe no seu contexto geral
abraços


Jamili Aoun-Schuppe
Germany
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 12
Grading comment
Obrigada!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  ahartje: perda
26 mins

agree  xxxhelgaf
3 hrs

26 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
déficit / pane / parada


Explanation:
Sinônimos no Duden:
"Ausfall
1. Fortfall, Wegfall; (Sprachw.): Synkope.
2. a) Absetzung, Streichung.
b) Aderlass, ***Defizit***, Einbuße, Fehlbetrag, Fortfall, Lücke, Minus, Verlust, Wegfall; (Kaufmannsspr., sonst veraltet): Abgang.
c) Abwesenheit, Fehlzeit.
3. Art [und Weise], Beschaffenheit, Ergebnis, Güte, Zustand; (bildungsspr.): Qualität.
4. Angriff, Attacke, beleidigende Äußerung, Beleidigung, Beschimpfung, Kränkung; (geh.): Schmähung; (bildungsspr.): Affront, Insult; (emotional): Seitenhieb; (Rechtsspr.; bildungsspr.): Injurie. "
(Duden Synonymwörterbuch)


Como não temos mais contexto (Ausfall, no seu contexto, pode inclusive ser a boa e velha "pane" ou "parada" das instalações de produção da empresa, que seriam cobertas pelo departamento de Gestão de Riscos??), sugiro "déficit" se o contexto for puramente financeiro ou puramente de administração. Esse termo se encaixa na linguagem de economês:

"deficit [sem acento e em itálico, segundo o Houaiss; com acento e sem itálico, segundo o Aurélio]
1 Rubrica: economia.
aquilo que falta para completar determinada quantidade de numerário ou para inteirar uma conta
Ex.: d. financeiro
2 Derivação: por metonímia. Rubrica: economia.
situação decorrente dessa falta
Ex.: o d. da Previdência Social
3 Rubrica: economia.
diferença entre o que foi previsto para atender a certa demanda e o que existe na realidade
Ex.: d. de recursos para a agricultura
4 Rubrica: contabilidade.
excesso de passivo (despesa) em relação ao ativo (receita)"
(Dicionário Houaiss)


Mas se o texto estiver realmente se referindo às instalações de produção (que obviamente influenciarão o desempenho financeiro da companhia), sugiro:

"pane [no caso de parada com causas exclusivamente técnicas]
n substantivo feminino
1 falha no funcionamento do motor de automóvel, avião etc., que ger. provoca uma parada"
(Dicionário Houaiss)


Ou ainda: "parada" (no caso de parada cuja causa não é necessariamente técnica: p.ex. uma geve, mau tempo etc.)


Boa sorte!

Fabio Said
Germany
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 24