KudoZ home » German to Portuguese » Law (general)

Vorladung

Portuguese translation: convocação


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
German term or phrase:Vorladung
Portuguese translation:convocação
Entered by: Carlos Almeida

01:06 Mar 30, 2007
German to Portuguese translations [PRO]
Law (general) / dreito de família regulação poder paternal
German term or phrase: Vorladung
der Vater erscheint auf schriftliche Vorladung hin...
Carlos Almeida
convocação
Explanation:
.
Selected response from:

Wagner Azevedo
Brazil
Grading comment
Em Portugal o termo convocação não é muito utilizado. Preferimos mais convocatória. Mesmo assim, fica como alternativa válida para outros contextos.
2 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +2citação
Fabio Said
4 +1intimação (para comparecer), notificação, mandado de comparência
ahartje
4convocação
Wagner Azevedo


  

Answers


35 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
convocação


Explanation:
.

Wagner Azevedo
Brazil
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 6
Grading comment
Em Portugal o termo convocação não é muito utilizado. Preferimos mais convocatória. Mesmo assim, fica como alternativa válida para outros contextos.

3 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
citação


Explanation:
"Citação" vale para português do Brasil e de Portugal.

Ver IATE ou:

Citação (Wikipedia):
"Para a Ciência Jurídica, "citação" é o ato pelo qual alguém é chamado a se defender, querendo, de uma pretensão contra si deduzida perante o Judiciário. Quando uma ação judicial é proposta perante a Justiça, a pessoa em relação a quem se pretende fazer valer um direito tem que ser chamada a compor a relação processual, sendo tal chamamento realizado por um ato formal, definido em lei: o ato de citação."
(http://pt.wikipedia.org/wiki/Citação)

Vorladung (Wikipedia)
"Eine gerichtliche oder richterliche Vorladung richtet sich meist an einen Zeugen oder Sachverständigen. Krankenkassen sind in manchen Ländern wie Österreich dazu berechtigt, ihren Krankenstand durch kontrollärztliche Vorladungen überprüfen zu lassen.
Eine Vorladung dient daher in der Regel lediglich der Klärung eines Sachverhaltes, nicht jedoch dem Vollzug weitergehender Maßnahmen wie beispielsweise einer Verhaftung."
(http://de.wikipedia.org/wiki/Vorladung)

Fabio Said
Germany
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 169

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Claudia Fenker: Sim, também aparece assim no meu dicionário jurídico.
11 hrs
  -> Obrigado!

agree  Elisabeth Renger: citação, intimação, notificação, mandado - são sinônimos. Fica à escolha do freguês.
16 hrs
  -> Obrigado!

5 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
intimação (para comparecer), notificação, mandado de comparência


Explanation:
Estas são as minhas sugestões.

ahartje
Portugal
Native speaker of: Native in GermanGerman, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 745

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Sonia Heidemann
5 hrs
  -> Obrigada e bom fim-de-semana!