KudoZ home » German to Portuguese » Law (general)

Die zeugin wurde zur Wahrheit ermahnt

Portuguese translation: instar a dizer a verdade


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
German term or phrase:zur Wahrheit ermahnen
Portuguese translation:instar a dizer a verdade
Entered by: Fabio Said

10:23 Jul 6, 2008
German to Portuguese translations [PRO]
Law/Patents - Law (general) / Witness testinomy
German term or phrase: Die zeugin wurde zur Wahrheit ermahnt
Court house report
Carla Carvalho
Portugal
a testemunha foi instada a dizer a verdade
Explanation:
Do Duden:

ermahnen
<sw. V.; hat> [mhd. ermanen, ahd. irmanon]: eindringlich an eine Pflicht, an ein bestimmtes Verhalten erinnern: jmdn. zur Vorsicht, Sparsamkeit e.; ich muss dich ernstlich e. (zurechtweisen); Man kann, antwortete Lutz und ermahnte sich zur Vorsicht (war auf Vorsicht bedacht), damit unauffällig an einen Posten herangehen. (Loest, Pistole 90); Seid leise!, ermahnte sie die Kinder.


Do Houaiss:

instar
verbo
regência múltipla
1 pedir com instância, com insistência; solicitar reiteradamente; insistir
Ex.: <ele instava a presença de todos que o apoiaram> <sem que eu lhe instasse, prontamente me atendeu> <instei-lhe que atendesse às nossas súplicas> <apesar das muitas negativas, ele continuou instando>
Selected response from:

Fabio Said
Germany
Grading comment
Thank you!
Sorry it took so long to reply!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +2A testemunha foi exortada/adevertida de que deveria ser fiel à verdade
Sonia Heidemann
5a testemunha foi instada a dizer a verdade
Fabio Said


  

Answers


44 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
A testemunha foi exortada/adevertida de que deveria ser fiel à verdade


Language variant: Português-Portugal

Explanation:
A testemunha foi exortada/adertida de que deveria ser fiel à verdade ou que "...deveria dizer a verdade"

A minha sugestao

--------------------------------------------------
Note added at 45 mins (2008-07-06 11:09:08 GMT)
--------------------------------------------------

Advertida!

Sonia Heidemann
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 19

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  alemcar: Absolut richtig Sonia
1 hr
  -> Muito obrigada :-)

agree  xxxhelgaf
3 days7 hrs
  -> Muito obrigada :-)

2 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
a testemunha foi instada a dizer a verdade


Explanation:
Do Duden:

ermahnen
<sw. V.; hat> [mhd. ermanen, ahd. irmanon]: eindringlich an eine Pflicht, an ein bestimmtes Verhalten erinnern: jmdn. zur Vorsicht, Sparsamkeit e.; ich muss dich ernstlich e. (zurechtweisen); Man kann, antwortete Lutz und ermahnte sich zur Vorsicht (war auf Vorsicht bedacht), damit unauffällig an einen Posten herangehen. (Loest, Pistole 90); Seid leise!, ermahnte sie die Kinder.


Do Houaiss:

instar
verbo
regência múltipla
1 pedir com instância, com insistência; solicitar reiteradamente; insistir
Ex.: <ele instava a presença de todos que o apoiaram> <sem que eu lhe instasse, prontamente me atendeu> <instei-lhe que atendesse às nossas súplicas> <apesar das muitas negativas, ele continuou instando>

Example sentence(s):
  • deve instar a testemunha a relatar ao tribunal tudo o que sabe relativamente ao caso em apreço, evitando porém informações cujas fontes não possa revelar. ...

    Reference: http://ec.europa.eu/civiljustice/evidence/evidence_lit_pt.ht...
Fabio Said
Germany
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 169
Grading comment
Thank you!
Sorry it took so long to reply!