KudoZ home » German to Portuguese » Medical: Dentistry

Verblendung

Portuguese translation: faceta


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
German term or phrase:Verblendung (Zahn)
Portuguese translation:faceta
Entered by: Manuela Brehm

20:15 Dec 15, 2003
German to Portuguese translations [PRO]
Medical - Medical: Dentistry / dentist
German term or phrase: Verblendung
Das Schichten von dünnen Verblendungen wird durch Optimizer vereinfacht
dentaltext
Manuela Brehm
facetas
Explanation:
"Verblendung
Zahnfarbene Beschichtung von Metallkronen aus Keramik oder Kunststoff. Im Gegensatz zu Vollkeramikkronen in der Regel auf die sichtbare Seite eines Zahnes begrenzt."
http://home.t-online.de/home/Dr.Strickling/glossar.htm

A este conceito corresponde a designação em português "faceta".

"Facetas estéticas
Uma faceta é feita para condizer com a cor e forma dos seus dentes. As facetas em porcelana são geralmente mais resistentes, enquanto as facetas em compósito são menos dispendiosas. Nas facetas em porcelana o seu dentista tira um molde dos seus dentes e envia-o para um laboratório de prótese para a fabricação das facetas, normalmente após a superfície frontal do dente ter sido reduzida. Em qualquer dos metodos, o dente é preparado para o "capeamento" através do desgaste da superfície frontal do dente. A faceta é colada ao seu dente com um cimento dentário."
http://www.colgate.pt/oralcare/dental_treatments/art_bright_...
Selected response from:

Ana Almeida
Portugal
Grading comment
Obrigada a todos. Feliz Natal e bom Ano Novo.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +1revestimentoxxxhelgaf
5Revestimento dentário : clareamento e facetas
Sonia Heidemann
4facetas
Ana Almeida


  

Answers


1 hr   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
revestimento


Explanation:
as coroas em ouro ou noutro metal são revestidas com cerâmica para dar a forma de dente natural

xxxhelgaf
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in GermanGerman
PRO pts in category: 4

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Cosmonipolita
12 hrs

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
facetas


Explanation:
"Verblendung
Zahnfarbene Beschichtung von Metallkronen aus Keramik oder Kunststoff. Im Gegensatz zu Vollkeramikkronen in der Regel auf die sichtbare Seite eines Zahnes begrenzt."
http://home.t-online.de/home/Dr.Strickling/glossar.htm

A este conceito corresponde a designação em português "faceta".

"Facetas estéticas
Uma faceta é feita para condizer com a cor e forma dos seus dentes. As facetas em porcelana são geralmente mais resistentes, enquanto as facetas em compósito são menos dispendiosas. Nas facetas em porcelana o seu dentista tira um molde dos seus dentes e envia-o para um laboratório de prótese para a fabricação das facetas, normalmente após a superfície frontal do dente ter sido reduzida. Em qualquer dos metodos, o dente é preparado para o "capeamento" através do desgaste da superfície frontal do dente. A faceta é colada ao seu dente com um cimento dentário."
http://www.colgate.pt/oralcare/dental_treatments/art_bright_...

Ana Almeida
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 19
Grading comment
Obrigada a todos. Feliz Natal e bom Ano Novo.

2 days 2 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
Revestimento dentário : clareamento e facetas


Explanation:




































Que fatores influem na cor dos meus dentes?
Quais as formas de se clarear os dente?
Como funciona o clareamento dos dentes?
Como funciona a aplicação de facetas?
Meus dentes recém clareados podem manchar?

Que fatores influem na cor dos meus dentes?
Algumas pessoas nascem com dentes mais amarelados que outras. Outras têm dentes que se tornam amarelados com o tempo. A cor natural de seus dentes também pode ser afetada por diversos fatores. Manchas na superfície (chamadas pelos dentistas de manchas extrínsecas) e descoloração podem ser causadas por:

Tabaco (tanto fumado como mastigado);

Ingestão de café, chá, ou vinho tinto;

Ingestão de alimentos altamente pigmentados como cerejas e amoras;

Acúmulo de depósitos de tártaro, resultantes da placa que endureceu.

Manchas internas (chamadas pelos dentistas de manchas intrínsecas)

Tratamento com o antibiótico tetraciclina durante o período de formação dos
dentes;

Aparência amarelada ou acinzentada dos dentes, como parte do processo
de envelhecimento;

Trauma nos dentes que podem resultar na morte do nervo do dente, conferindo-lhe a cor marrom, cinza ou preta;

Ingestão demasiada de flúor durante a formação dos dentes (desde o nascimento até os 16 anos), o que dá ao dente uma aparência manchada.



Dentes descoloridos ou manchados

Dentes após o clareamento
Quais as formas de se clarear os dentes?


Limpezas abrangentes realizadas por um dentista removerão a maior parte das manchas externas causadas pelos alimentos ou tabaco. A utilização de cremes dentais branqueadores também pode auxiliar a remover estas manchas superficiais nos intervalos das visitas ao dentista.

Se as manchas estiverem presentes durante anos, você pode necessitar de um clareamento realizado por um profissional, a fim de remover estas manchas externas mais insistentes.

Manchas internas podem ser clareadas, cobertas por facetas coladas ou totalmente recobertas (com uma coroa). Sendo cada um destes métodos seguros e eficazes, seu dentista irá recomendar qual o tratamento apropriado para você, dependendo do estado de seus dentes e dos resultados que deseja alcançar. Seu dentista levará em consideração:

O grau e tipo de mancha;

Quanto da estrutura dentária permanece (o dente está muito restaurado? Mudanças no formato dos dentes são necessárias ou desejadas?).

Como funciona o clareamento dos dentes?


O clareamento pode ser feito tanto em um consultório dentário ou em casa, utilizando um sistema fornecido pelo seu dentista. Ambos os métodos utilizam um gel branqueador que oxidam a mancha. Durante o processo de clareamento, é normal que os dentes se tornem ligeiramente sensíveis.

Clareamento em casa
O clareamento em casa é o procedimento mais comum hoje em dia. Seu dentista faz um molde de seus dentes e prepara um suporte sob medida (moldeira), que você preenche com o gel branqueador e utiliza durante duas horas diariamente ou à noite, por cerca de duas semanas. Muitos kits de clareamento prescritos por dentistas atualmente contém uma solução de 10 a 15% de peróxido de carbamida. Quando feito sob a supervisão de seu dentista, o clareamento em casa é bastante eficaz.




Clareamento no consultório


Menos freqüente e mais caro, este procedimento demora de 30 minutos a uma hora por visita, e talvez você tenha que retornar várias vezes até obter o resultado desejado. A fim de proteger sua boca, uma substância em gel é aplicada em suas gengivas e um protetor de borracha é colocado em volta do colo dos dentes. Um agente oxidante (a solução branqueadora) é então aplicada em seus dentes. Algumas vezes uma luz especial é utilizada em intervalos de cinco minutos para ajudar a ativar o agente clareador.

Como funciona a aplicação de facetas?
Facetas coladas são feitas com um composto de resina ou porcelana para cobrir a superfície dos dentes manchados, e dar uma aparência homogênea aos dentes quebrados e de formato irregular. Existem duas técnicas básicas de revestimento:

Facetas de resina composta
Primeiramente, a parte frontal do dente é ligeiramente desgastada para evitar que o “novo” dente fique muito saliente. Sulcos microscópicos são feitos na superfície do dente por meio de um ácido suave. O composto de resina da mesma cor dos dentes vizinhos é aplicado e esculpido na forma, endurecido com uma luz polimerizadora e finalmente alisado e polido.


Coroa de jaqueta
Uma coroa de jaqueta é feita na mesma cor e formato de seu dente. A coroa de jaqueta de porcelana é geralmente mais forte, enquanto que a resina é mais barata. Para se colocar uma jaqueta de porcelana, o dentista primeiramente faz um molde do dente e o envia ao laboratório de prótese para fabricar a jaqueta, geralmente após já ter desgastado a parte frontal do dente. Em qualquer um dos métodos utilizados, o dente é preparado para o revestimento, tornando sua superfície frontal levemente áspera através de um suave ataque ácido. A jaqueta pode então ser colada ao seu dente através de um cimento apropriado.

Embora mais caro, o revestimento de porcelana oferece uma cor mais próxima à dos dentes vizinhos e dura em geral de cinco a dez anos.


Antes do revestimento

Após o revestimento
Meus dentes recém clareados podem manchar?
Qualquer dente pode manchar, inclusive aqueles que sofreram os processos mencionados acima. A fim de prevenir o aparecimento de manchas, evite o cigarro, café, chá, vinho tinto e alimentos altamente coloridos. Além disso, escove seus dentes pelo menos três vezes ao dia com um creme dental branqueador.

*”Guia completo para um melhor cuidado dos dentes”, de Jeffrey F. Taintor, DDS, MA e Mary Jane Taintor, 1997.




Alguma pergunta ou comentário a respeito do que você leu aqui? Fale Conosco





M02Y01









Home | Quem Somos | Resp. Social | Imprensa | Carreiras | Investidores | Busca | Privacidade | Fale Conosco
Copyright © 2003 Colgate-Palmolive
ColgateProfissional.com.br: O aliado online dos profissionais da odontologia

Sonia Heidemann
Specializes in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 24