KudoZ home » German to Portuguese » Other

vorausschauend

Portuguese translation: em atitude preventiva


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
German term or phrase:vorausschauend
Portuguese translation:em atitude preventiva
Entered by: Ditmar Ideker

13:49 Oct 27, 2006
German to Portuguese translations [PRO]
Social Sciences - Other / Gabelstapler
German term or phrase: vorausschauend
Ein Anhalteweg entsteht, der sich aus einem Reaktions- und einem Bremsweg zusammensetzt. Daraus ergibt sich: Immer aufmerksam und
***vorausschauend***
fahren! Eben weil man nie genau weiss, wann plötzlich gebremst werden muss.

Eu sei exatamente o que é pra ser, mas nao encontro a expressao em PT-BR... Precavido? Acautelado?

Obrigado desde já!
Ditmar Ideker
Germany
em atitude preventiva
Explanation:
Pensemos no termo 'Voraussicht':

Uma Voraussicht é uma 'visão' que fazemos de algo que vai ou pode vir a acontecer.

Proceder de maneira a antecipar (uma imagem) do que irá ou poderá vir a acontecer é ser preventivo.

Ao dirigir um automóvel, devemos fazê-lo 'sempre com atenção' (immer aufmerksam) - ao que efetivamente nos rodeia - 'e em atitude preventiva' (und vorausschauend) - considerando o que pode vir a acontecer.

É já bastante disseminadao o conceito de 'direção preventiva', que justamente remete à atitude aconselhada pelo texto.

Repare-se que o Gerúndivum 'vorausschauend' tem um correspondente numa locução adverbial que sugere a continuidade de uma condição ou circunstância: 'em atitude preventiva'.

Lembremos, por fim, que o termo 'vorausschauend' tem um paralelo no latim 'pro - videns' (prever > prevenção > preventivo)

Bom trabalho.
Selected response from:

Rildo Oliveira
Brazil
Grading comment
Obrigadao!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +1em atitude preventivaRildo Oliveira
5precavido
luizdoria
4conduzir com atenção e prevendo eventuais riscos
Mariana Moreira
3aqui talvez: preventiva
ahartje
3Seja cuidadoso e respeitoso dos perigos !xxxmuitoprazer
2conduzir com cuidado e antecipação
Hermann


  

Answers


20 mins   confidence: Answerer confidence 2/5Answerer confidence 2/5
conduzir com cuidado e antecipação


Explanation:
Conduzir com antecipação/flexibilidade, evitando, travagens e. mudanças de velocidades inúteis. Porquê preocupar-se com os consumos de combustível/energia ? ...
www.ecodrive.org/fileadmin/dam/ecodrive/projectpilot_p2.pdf - Páginas semelhantes

Os ciclistas podem conduzir a par. Ciclovias. Artigo 5 ... Olhar com antecipação para obstruções, como sarjetas, buracos e veículos ...


--------------------------------------------------
Note added at 23 mins (2006-10-27 14:12:37 GMT)
--------------------------------------------------

com cuidado e com atenção

--------------------------------------------------
Note added at 29 mins (2006-10-27 14:18:40 GMT)
--------------------------------------------------

Nicht vergessen:

vorSICHT und vorAUSSCHAUEND haben etwas gemeinsam ;-)


Hermann
Works in field
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in GermanGerman
PRO pts in category: 62
Notes to answerer
Asker: Hört sich gut an! Danke!

Asker: Beide haben mit SEHEN zu tun, richtig! Danke nochmal!


16 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
Seja cuidadoso e respeitoso dos perigos !


Explanation:
http://www.cearh.com.br/trilhando/3periodo/A Psicanalise Num...

--------------------------------------------------
Note added at 50 mins (2006-10-27 14:39:52 GMT)
--------------------------------------------------

o.k !-dirija/conduja com cuidado antecipação !

xxxmuitoprazer
Native speaker of: Native in EnglishEnglish
Notes to answerer
Asker: Obrigado, muitoprazer, mas aqui nao se trata apenas do comportamento ante a perigos, mas sim da conducao do veículo de uma forma geral... Creio que possa ser mesmo a antecipacao: enquanto dirige vc já vai ponderando o que tudo pode acontecer. Thanks anyway!


2 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
aqui talvez: preventiva


Explanation:
P.ex.:
Pratique uma condução atenta e preventiva!
No sentido de: 'vorausschauend und vorbeugend'!

ahartje
Portugal
Native speaker of: Native in GermanGerman, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 296
Notes to answerer
Asker: Obrigado, Frau Hartje e bom final de semana!


2 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
em atitude preventiva


Explanation:
Pensemos no termo 'Voraussicht':

Uma Voraussicht é uma 'visão' que fazemos de algo que vai ou pode vir a acontecer.

Proceder de maneira a antecipar (uma imagem) do que irá ou poderá vir a acontecer é ser preventivo.

Ao dirigir um automóvel, devemos fazê-lo 'sempre com atenção' (immer aufmerksam) - ao que efetivamente nos rodeia - 'e em atitude preventiva' (und vorausschauend) - considerando o que pode vir a acontecer.

É já bastante disseminadao o conceito de 'direção preventiva', que justamente remete à atitude aconselhada pelo texto.

Repare-se que o Gerúndivum 'vorausschauend' tem um correspondente numa locução adverbial que sugere a continuidade de uma condição ou circunstância: 'em atitude preventiva'.

Lembremos, por fim, que o termo 'vorausschauend' tem um paralelo no latim 'pro - videns' (prever > prevenção > preventivo)

Bom trabalho.

Example sentence(s):
  • " Comportamento no trânsito com motocicletas (atitude preventiva)"

    Reference: http://www.deltaforce.com.br/direcao_defensiva_motociclista....
Rildo Oliveira
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 8
Grading comment
Obrigadao!
Notes to answerer
Asker: Obrigado, Polycarpo e bom final de semana!


Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Brasiversum: com certeza esta é a melhor traducao!
3 hrs

4 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
conduzir com atenção e prevendo eventuais riscos


Explanation:
Mais uma sugestão para ajudar à confusão. Uma vez que em pt não se consegue transmitir a ideia através de um simples adjectivo, sugiro esta formulação :):) bom fim de semana

Mariana Moreira
Portugal
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 71
Notes to answerer
Asker: Olá, Mariana! Obrigado pela sugestao e bom fim de semana pra ti também!


7 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
precavido


Explanation:
literalmente=prospectivo, mas no contexto pode ser precavido, pois se trata de um conselho, onde há maior apelo ao subjetivo.

luizdoria
Brazil
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 4
Notes to answerer
Asker: Obrigado, Seu Luiz e bom final de semana!