KudoZ home » German to Portuguese » Religion

Profess / Professbrüder

Portuguese translation: votos / irmãos professos


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
German term or phrase:Profess / Professbrüder
Portuguese translation:votos / irmãos professos
Entered by: Susana Figueiras

21:18 Dec 11, 2003
German to Portuguese translations [PRO]
Religion / Religion
German term or phrase: Profess / Professbrüder
Noviziat der Jesuiten

- Wenn ein Mönch nach der «PROFESS» nicht mehr im Abt die Person sieht, der er in den wirklich wichtigen Dingen zu gehorchen hat, ist es wahrscheinlich, dass er als Mönch nicht mehr wächst (selbst wenn er grosse menschliche Fähigkeiten hat und sie zum Wohl der Kirche und der Kommunität benutzt).

- Der Abt ist der Vater, der Lehrer und der Arzt aller Mitglieder seiner Kommunität. Selbst wenn ein Novizenmeister da ist und ein Meister der jungen «PROFESSBRÜDER», so kann der Abt dennoch nicht auf seine Rolle als Vater in Hinsicht auf die Novizen und jungen «PROFESSBRÜDER» verzichten.
Susana Figueiras
profissão de votos / jovens frades (monges)
Explanation:
Olá Susana,
esta não é definitivamente a minha área, mas a vontade de ajufar mantém-se.
Dissecando o seu problema, temos então, a começar uma definição de "Profess":
"Die Profeß ist die öffentliche Ablegung der Gelübde. Der Begriff leitet sich aus dem lat. professio = "Bekenntnis" ab. Während bei den Benediktinern die drei Gelübde "Gehorsam (oboedientia), Ortsbeständigkeit (stabilitas) und klösterlicher Lebenswandel (conversatio morum)" üblich sind, haben andere Ordensgemeinschaften die "evangelischen Räte": Armut, Keuschheit, Gehrosam. Die Profeß wir in mehreren Stufen abgelegt: Nach dem Noviziat legt der Bewerbe eine "zeitliche Profeß", begrenzt auf einige Jahre, später dann die "ewige" oder "feierliche" Profeß ab, mit der sich der Mönch für immer an sein Kloster bindet."
http://www.kloster-ettal.de/lexikon/

Ora isto corresponde, sem sombra de dúvidas, à "profissão de votos" em português.

No que respeita o "Professbruder" encontrei uma única referência que passo a citar:
"Die Reife eines Mönches (Novize oder Professbruder) hängt zu einem grossen Teil von seiner Fähigkeit ab, eine gesunde Beziehung mit der Kommunität, der Regel und dem Abt herzustellen."
http://users.skynet.be/scourmont/Armand/wri/form-deu.htm
Não se trata portanto de um noviço, mas de alguém que já proferiu os votos, o que é, aliás confirmado pelo texto que refere "...Novizenmeister da ist und ein Meister der jungen «PROFESSBRÜDER»"

Confesso que não estou muito familiarizada com a terminologia conventual que nem sei se será rigorosamente idêntica em todas as ordens religiosas. Proponho-lhe por isso "jovens frades/monges".
Espero ter-lhe dado uma pequena ajuda.
Bom trabalho!
Selected response from:

Ana Almeida
Portugal
Grading comment
Obrigada a todos,

Bom, após muita leitura sobre Noviciados dos Jesuítas, encontrei finalmente.

Profess pode também dizer-se "Profissão de votos", mas no meu contexto fala muito em "renovação dos votos".

Quanto ao "Profess" relativo a pessoas "professo" é a pessoa que fez os votos. existem "irmãos professos", "frades professos", "monges professos", "freiras professas", mas no meu contexto são mesmo "irmãos professos".

Uma vez mais obrigada pela ajuda e bom fim-de-semana a todos!

Cumprimentos,

Susana
3 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4profissão religiosa/ profissão perpétua
Birgit Schrader
4profissão de votos / jovens frades (monges)
Ana Almeida
3Frades noviços
José Serodio


  

Answers


2 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
profissão religiosa/ profissão perpétua


Explanation:
Bei der Profess legt der Bruder seine Gelübde ab, um in die Religionsgemeinschaft aufgenommen zu werden:

O Beato Agatângelo Noury nasceu na província de Tours, em França, no dia 31 de Julho de 1598. Conheceu os Capuchinhos, que tinham chegado, havia pouco tempo, à sua terra natal, onde o seu pai era presidente do tribunal e ao mesmo tempo administrador do Convento. Ainda jovem, mostrou ter vocação religiosa e foi recebido na Ordem dos Capuchinhos. Em 1620, fez a profissão religiosa. Depois, prosseguiu os estudos de humanidades, filosofia e teologia e foi ordenado sacerdote.
http://www.capuchinhos.org/ordem/irmaos/0807.htm

Man spricht auch von profissão perpétua (davor gibt es noch eine profissão temporária)

36. ESTATÍSTICAS - A Região tem hoje 216 confrades: três bispos, 109 sacerdotes, 16
irmãos coadjutores (8 de profissão perpétua e 8 de profissão temporária) e 88 clérigos (9 de
profissão perpétua e 79 de profissão temporária).
http://www.redemptor.com.br/capitulum/portug10.txt


Der Professbruder, ist ein Bruder, der die Profess bereits abgelegt hat (im Gegensatz zu einem Novizen) oder auch zu einem Laienbruder (irmão leigo), der keine Gelübte ablegt, aber im Kloster lebt. Daher vielleicht ein "padre", aber ich weiß nicht genau, ob alle Professbrüder "padres" sind, vielleicht "irmão religioso" im Gegensatz zu "irmão leigo"??
Hier bin ich mir gar nicht sicher!

Birgit Schrader
Brazil
Native speaker of: Native in GermanGerman

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  Henrique Northfleet: No Dic. Aurélio existe a palavra "professo" para o caso daquele que professa, isto é fay votos, entrando para uma ordem religiosa e eu diria que o Professbrüder nada mais seria do que o "confrade"
3 hrs


12 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
profissão de votos / jovens frades (monges)


Explanation:
Olá Susana,
esta não é definitivamente a minha área, mas a vontade de ajufar mantém-se.
Dissecando o seu problema, temos então, a começar uma definição de "Profess":
"Die Profeß ist die öffentliche Ablegung der Gelübde. Der Begriff leitet sich aus dem lat. professio = "Bekenntnis" ab. Während bei den Benediktinern die drei Gelübde "Gehorsam (oboedientia), Ortsbeständigkeit (stabilitas) und klösterlicher Lebenswandel (conversatio morum)" üblich sind, haben andere Ordensgemeinschaften die "evangelischen Räte": Armut, Keuschheit, Gehrosam. Die Profeß wir in mehreren Stufen abgelegt: Nach dem Noviziat legt der Bewerbe eine "zeitliche Profeß", begrenzt auf einige Jahre, später dann die "ewige" oder "feierliche" Profeß ab, mit der sich der Mönch für immer an sein Kloster bindet."
http://www.kloster-ettal.de/lexikon/

Ora isto corresponde, sem sombra de dúvidas, à "profissão de votos" em português.

No que respeita o "Professbruder" encontrei uma única referência que passo a citar:
"Die Reife eines Mönches (Novize oder Professbruder) hängt zu einem grossen Teil von seiner Fähigkeit ab, eine gesunde Beziehung mit der Kommunität, der Regel und dem Abt herzustellen."
http://users.skynet.be/scourmont/Armand/wri/form-deu.htm
Não se trata portanto de um noviço, mas de alguém que já proferiu os votos, o que é, aliás confirmado pelo texto que refere "...Novizenmeister da ist und ein Meister der jungen «PROFESSBRÜDER»"

Confesso que não estou muito familiarizada com a terminologia conventual que nem sei se será rigorosamente idêntica em todas as ordens religiosas. Proponho-lhe por isso "jovens frades/monges".
Espero ter-lhe dado uma pequena ajuda.
Bom trabalho!


Ana Almeida
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 15
Grading comment
Obrigada a todos,

Bom, após muita leitura sobre Noviciados dos Jesuítas, encontrei finalmente.

Profess pode também dizer-se "Profissão de votos", mas no meu contexto fala muito em "renovação dos votos".

Quanto ao "Profess" relativo a pessoas "professo" é a pessoa que fez os votos. existem "irmãos professos", "frades professos", "monges professos", "freiras professas", mas no meu contexto são mesmo "irmãos professos".

Uma vez mais obrigada pela ajuda e bom fim-de-semana a todos!

Cumprimentos,

Susana